Início Site Página 1780

Instituições do Alto Ave vão criar Ecossistema Colaborativo e Multimodal em Saúde

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Na manhã desta segunda-feira, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, foram assinados os Memorandos de Entendimento para a constituição do Ecossistema Colaborativo e Multimodal em Saúde do Alto Ave, uma cerimónia presidida por Pedro Cunha, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave.

Na cerimónia estiveram presentes todos os representantes das entidades que subscreveram os memorandos, nomeadamente a Unidade Local de Saúde (hospitais e centros de saúde), Instituições Académicas e Instituições de Investigação e Desenvolvimento e Inovação (universidades, escolas, centros de investigação),  Terceiro Setor Social, Solidário e da Saúde (misericórdias e irmandades) e Autarquias (municípios e CIM do Alto Ave).

Na apresentação do Ecossistema Colaborativo e Multimodal em Saúde do Alto Ave, Pedro Cunha disse que esta “edificação de uma nova solução em saúde” coloca as Unidades Locais de Saúde como “modelos de organização administrativa e estruturação de cuidados em saúde, de forma a que seja promovida uma verdadeira integração clínica entre Cuidados de Saúde Primários e Cuidados de Saúde Hospitalares”. Este novo modelo permitirá uma restruturação administrativa, financeira e logística das instituições, “uma estratégia académica, de capacitação técnica e formação contínua, associada a um processo de investigação e desenvolvimento e inovação, e maior proximidade na prestação de cuidados”.

De acordo com o presidente da ULS do Alto Ave, são sete as estratégias integradoras e para o futuro: Integração Clínica Efetiva; Rede de Atendimento de Doença Aguda em Proximidade; Novo Regulamento Interno e Estrutura Orgânica; Task Force para os Investimentos e Financiamento; Estrutura Translacional do Conhecimento; Unidade Universitária; Estratégia Colaborativa Multimodal.

O Ecossistema Colaborativo e Multimodal em Saúde beneficiará dos recursos dos distintos domínios que o compõem. Desde logo, as 41 unidades funcionais da ULS que abrangem cerca de meio milhão de utentes, as instituições académica e de IDI que alargarão todo o potencial de ensino, promovendo o aumento significativo dos profissionais de saúde, e que potenciarão a investigação clínica e a atração de investimento científico, as instituições do terceiro setor, que contribuirão para uma estratégia de apoio social articulado e para o alargamento da malha de ação da ULS do Alto Ave, e as autarquias, que serão decisivas para a definição de estratégias para a promoção da saúde, prevenção de doença e envelhecimento ativo, para a criação de um polo de atração de investimento estratégico, para a fixação progressiva de recursos humanos diferenciados, para a modernização e capacitação da ULS nos domínios tecnológico e de recursos humanos.

No final da sessão, interveio Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães e presidente da CIM do Ave, que enalteceu “as qualidades de trabalho e de pensamento estratégico de Pedro Cunha e da sua equipa”, que considera “a pessoa certa para, juntamente com todas as entidades do ecossistema, levar por diante um novo projeto de reestruturação da Saúde no Alto Ave” que beneficiará “de recursos excecionais que a região proporciona”.

O edil fez saber que a” motivação e a envolvência que sentiu de todos os autarcas, e o entrelaçar de todas as instituições é, na sua opinião, um sinal de que o sistema colaborativo contribuirá para melhorar expressivamente a prestação de cuidados de saúde na região, apostando, nomeadamente, na ciência biomédica e de medicina regenerativa,  e no conhecimento cientifico excecional existente na nossa região, para que possa liderar os grandes desafios do século XXI”.

“A nossa sociedade, felizmente, vive mais tempo, e a inovação nos cuidados de saúde é essencial e muito necessária. Mas não é apenas a saúde que está em causa, é também o bem-estar. Este “Ecossistema Colaborativo e Multimodal em Saúde“, hoje protocolado, dá, também, um contributo decisivo para a criação de novas empresas na área da saúde”, disse Domingos Bragança.

Guimarães: Cristina Sá vai atuar na Feira dos 27 em São Torcato

0
© Cristiana Sá
© Cristiana Sá

São Torcato, em Guimarães, festeja esta terça-feira o Padroeiro com a Feira de Gado Bovino dos 27.

Organizado pela Irmandade de São Torcato e pela Comissão de Agricultores, o evento contará com animação musical e com as atuações de Cristiana Sá, Jorge Martins e André Matos.

Programa

27 de fevereiro (terça-feira)

  • 09:00 – Salva de morteiros
  • 10:00 – Missa solene, presidida por P. Valentim, em honra de São Torcato, pelos Irmãos e devotos do Santo Povo
  • 10:30 – Desfile dos animais para o recinto do concurso, seguida da benção à natureza
  • 11:00 – Concurso pecuário
  • 11:30 – Distribuição de prémios
  • 15:00 – Cantares ao desafio
  • 15:30 – Garraiada à minhota
  • 16:00 – Atuação do Grupo Folclórico de São Torcato
  • 16:30 – Sorteio de três magníficos prémios

Bloco de Esquerda contra construção de empreendimento turístico na Albufeira do Ermal

0
© Bloco de Esquerda
© Bloco de Esquerda

Uma comitiva do Bloco de Esquerda visitou a Albufeira do Ermal, em Vieira do Minho, onde defendeu a preservação ambiental desta região.

A Câmara Municipal de Vieira do Minho quer aprovar um projeto de interesse nacional (PIN) para aqui construir um mega empreendimento turístico, com campo de golfe de 18 buracos e mais de três mil camas”, refere Bruno Maia, candidato bloquista, acrescentando que “uma construção com esta características tem um impacto gigantesco na paisagem e no ambiente”.

O partido sublinha que “o projeto em causa, da responsabilidade da empresa Laguna Park, tem já um projeto de arquitetura consignado para a construção do Laguna Golfe Resort, um resort de montanha com 3km de frente de água sobre a Albufeira do Ermal, com Apartamentos, Villas, Hotel e Championship Golf Course”.

No Plano de Pormenor do Ermal verifica-se que o objetivo passa por construir “um conjunto turístico com o máximo de 3625 camas”, bem como “pelo menos um campo de golfe de 18 buracos e uma academia de golfe”. Prevê-se também que seja criado “um atravessamento da albufeira do Ermal para utilização do conjunto turístico” e é autorizada a “utilização da faixa de proteção da albufeira apenas para a criação de acessos ao novo atravessamento da Albufeira e para os tees do campo de golfe”.

“Este projeto vai depredar os recursos naturais do Ermal para se sustentar a si próprio, vai destruir a paisagem da ilha do Ermal, a favor de resorts de luxo e campos de golf”, sustenta Bruno Maia, concluindo que “este projeto é totalmente incompatível com turismo sustentável, preservação dos ecossistemas e do ambiente”. 

Braga: ADC Nogueiró e Tenões defronta Os Belenenses na Taça de Portugal de Futsal

0
© ADC Nogueiró e Tenões
© ADC Nogueiró e Tenões

O ADC Nogueiró e Tenões, em Braga, vai defrontar o C.F. “Os Belenenses” para a Taça de Portugal de Futsal, no próximo domingo, no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, às 16:00.

Este jogo é um feito histórico para o clube que entra na 5.º eliminatória da Taça de Portugal, tendo deixado pelo caminho o G.R. Vilaverdense (C. Distrital Coimbra) e o GD EB D. João I (C. Nacional 3a Divisão). Em caso de vitória, o ADC Nogueiró e Tenões terá acesso à Final Eight, que será disputada em Sines.

De acordo com Paulo Roxo, treinador do ADC Nogueiró e Tenões de Futsal, “o jogo será histórico para o nosso clube visto que é a primeira vez na história que o Nogueiró e Tenões chega a esta fase da competição. A equipa está a atravessar um bom momento e não perde há nove jogos, isso dá confiança para ir a Belém discutir o jogo, mesmo sabendo que eles são os favoritos para passar à eliminatória. Temos uma forma de jogar, independentemente do adversário, e vamos tentar mostrar em jogo. Contamos com o apoio dos nossos sócios e adeptos nesta deslocação”.

O ADC Nogueiró e Tenões compete no Campeonato Nacional de Futsal 2.ª Divisão, estando a disputar a fase de manutenção. No passado fim de semana defrontou o FC Paços de Ferreira, a contar para a sexta jornada. O encontro terminou com um 3-3, com golos de Tiago Guedes, José Miranda e Samuel Marques. Neste momento, a equipa encontra-se em 2.º lugar do grupo com 12 pontos e está a 1 ponto da equipa do Rio Ave FC. Samuel Marques, que marcou o golo do empate, foi pré-convocado para o Mundial Universitário, a ser realizado de 9 a 16 junho em Shangai, China.

Também André Gomes Ferreira foi chamado pelo treinador nacional, Manuel Rodrigues, para integrar no estágio da seleção Sub-15 de futsal, a realizar no Centro de Estágio de Rio Maior, no dia 1 de março.

O clube tem a certificação de 2 estrelas e conta com cerca de 110 atletas.

Homem furta dentro de café em Barcelos e é apanhado pelas câmaras

0
Redes Sociais
Redes Sociais

Um homem foi apanhado esta segunda-feira pela câmara de videovigilância a furtar uma bolsa que se encontrava dentro do balcão de um café em Tamel São Veríssimo, em Barcelos.

O alerta foi dado nas redes sociais pelo filho do proprietário para conseguir identificar o indivíduo e recuperar a bolsa com pertences.

“Peço a ajuda de todos! Hoje de tarde o senhor que aparece nas fotos e no vídeo, roubou a bolsa que pertence ao meu pai. Se alguém tiver informações sobre o seu paradeiro, por favor que nos informe. Obrigado”, alertou o filho do dono do café.

Turismo do Porto e Norte quer regresso do Ministério do Turismo

0
© Turismo do Porto e Norte
© Turismo do Porto e Norte

Luís Pedro Martins tomou posse para um novo mandato de cinco anos à frente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, pedindo ao futuro Governo das eleições de 10 de março que “faça regressar à sala do Conselho de Ministros um ministro do Turismo”.

“O Turismo merece ter um ministério e não uma simples Secretaria de Estado a funcionar em partilha com outros setores”, defende Luís Pedro Martins, evocando os 25 mil milhões de euros de receitas gerados pelo setor, “que é a verdadeira alavanca económica do país”.

Perante uma sala cheia de convidados institucionais e representantes das empresas privadas do setor, no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, o responsável pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal reclamou o fim dos cativos, que “no caso da região ascendem a cerca de 90 por cento do orçamento”. “É um grande constrangimento com que se debatem as entidades regionais do turismo, à semelhança do que acontece com a necessidade de autorização prévia para contratar serviços especializados, o que torna a gestão burocrática, penosa e morosa”, sustenta Luís Pedro Martins.

O financiamento é outro desafio. As entidades regionais “trabalham com os mesmos orçamentos há demasiados anos, só que, entretanto, o mundo mudou, e os nossos concorrentes têm hoje orçamentos reforçados”, sublinhou.

Em outro plano, Luís Pedro Martins exige “melhorar a equidade entre regiões, no que diz respeito, por exemplo, ao apoio dado aos eventos, quer sejam de dimensão internacional, nacional ou regional”. “Não podemos usar as mesmas métricas entre territórios distintos e onde o acesso, por exemplo, a patrocinadores é desigual”, sublinha, apelando, ainda, ao próximo Governo que “projetos estruturantes, como a Linha do Douro, sejam uma realidade”.

O destino Porto e Norte registou, em 2023, 13 milhões e 300 mil dormidas, o maior crescimento nacional e, no que respeita a proveitos da hotelaria, uma subida de 48 por cento, fixando-se num valor a rondar os 950 milhões de euros.

“Conseguimos ter mais turismo, mas também melhor turismo e não tenham dúvidas que este é o setor que alavanca o País, que cria riqueza para os territórios”, considera Luís Pedro Martins.

Da Comissão Executiva liderada por Luís Pedro Martins fazem ainda parte Cancela Moura (vice-presidente), Vítor Paulo Pereira, Manuel Tibo e Pedro Mesquita Sousa. A Mesa da Assembleia Geral é presidida por João Manuel Esteves e o novo Conselho de Marketing é encabeçado pela Associação de Turismo do Porto, fazendo também parte do órgão a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, a Porto Business School, a Alfândega do Porto e as câmaras municipais de Macedo de Cavaleiros e do Peso da Régua.

Livre defende contagem integral do tempo de serviço dos professores e salários “justos”

0
© Livre
© Livre

Os candidatos do LIVRE pelo círculo eleitoral de Braga residentes em Guimarães, Luís Lisboa e Nicole Salgado, reuniram com o diretor do Agrupamento de Escolas Santos Simões, o professor Benjamim Sampaio.

Na reunião, Luís Lisboa referiu a importância de “trazer para a campanha legislativa o nome de Santos Simões e do seu percurso humanista, associativo e pedagógico que deixou uma marca distintiva na cidade de Guimarães, num momento em que estamos a assinalar o centenário do seu nascimento”.

“Com a procura de uma Escola Pública que dê resposta as necessidades da comunidade”, os candidatos do LIVRE defenderam “a importância de não serem perdidas as verbas do PRR para a ampliação da Escola Sede do Agrupamento, assim como da Escola Básica da Cruz de Argola”.

Luís Lisboa e Nicole Salgado defenderam ainda “a redução do número de alunos por turma, assim como o favorecimento da avaliação contínua, centrando a escola em cada criança e jovem”.

Para terminar, os candidatos advogaram ainda “a contagem integral do tempo de serviço dos professores e a garantia de salários justos”, defendendo “os aumentos prometidos aos técnicos de Artes Performativas, interrompidos pela dissolução da Assembleia da República”.

Para concluir, Luís Lisboa firmou que “precisamos de entender que, sem escola pública e sem educação de qualidade, não há elevador social”.

Braga: Junta de São Victor abre portas aos artistas e à cultura

0
© Junta de Freguesia de São Victor
© Junta de Freguesia de São Victor

A exposição “Caminho”, de David Humberto Gomes está na reta final, podendo ser visitada no Espaço Galeria da Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, até quinta-feira, 29 de fevereiro.

Esta exposição é composta por quase três dezenas de obras, de várias fases do artista, contendo várias inspirações, evidenciando o ecletismo do pintor. 

David Humberto Gomes é licenciado em medicina dentária, mas foi, desde sempre, um “apaixonado pelas artes e pela pintura”. Envolveu-se na pintura e dedicou-se, desenvolvendo as suas competências no pastel de óleo, de forma autodidata.

Segundo Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, “o nosso Espaço Galeria, não estando dentro de uma Galeria de Arte, ganha vida pela arte que os artistas convidados insuflam dentro desta autarquia. É um local que recebe várias centenas de visitas por mês, provando um ecletismo do público consumidor da arte. Por outro lado, este espaço cumpre a função de permitir que artistas emergentes e que, muitas vezes, têm dificuldade em aceder a espaços expositivos, encontrem aqui o lugar para partilhar a sua mostra expositiva e sensibilidade artística”.

No ato da inauguração, Ricardo Silva entregou, ao artista David Humberto Gomes, a lembrança com a heráldica da Freguesia, num reconhecimento pela “realização da exposição, mas também num compromisso de a freguesia continuar a apoiar as manifestações artísticas”.

A exposição “Caminho” seguirá, no dia 2 de março, para o espaço expositivo da Casa dos Coimbras.

Semana Cáritas arranca em Guimarães com performance no Toural

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

A Semana Nacional da Cáritas decorre, anualmente, na terceira semana da Quaresma que, no corrente ano, acontece de 26 de fevereiro a 3 de março.

Querendo dar a conhecer melhor a equipa Arciprestal de Guimarães/Vizela, a Cáritas Arquidiocesana de Braga entendeu que as comemorações desta Semana Cáritas tivessem este ano lugar na cidade berço. Em resposta a esta sugestão, a equipa arciprestal da Cáritas entendeu que tais comemorações “só fariam sentido dando a conhecer à comunidade local o trabalho desta instituição e envolvendo as forças vivas da cidade”.

A semana Cáritas arranca hoje com a performance “Cáritas” às 10:30, no Largo do Toural, onde alguns dos infantários da cidade aceitaram o convite para realizar uma performance simples, conjugando música e a criação do símbolo humano da Cáritas, a fim de dar a conhecer a mensagem Cáritas – o amor que transforma – a todos os presentes.

Na quarta-feira, na Escola Secundária Francisco de Holanda, será realizada uma conversa com os alunos dessa escola sobre o valor do voluntariado e sobre estar atento ao que rodeia.

Na quinta-feira, a Sede da Cáritas Arquidiocesana de Braga abre as portas para o II Open Day. 

No mesmo dia, decorre também o projeto Cáritas na Escola”, que pretende sensibilizar os alunos dos diferentes ciclos para temas atuais e que os afetam. Para este ano, foram selecionados 3 temas: “Empatia”, “Meio ambiente” e “Bullying”, competindo a cada escola escolher aquele que melhor se adequa à sua realidade. Assim, a EB1 da Pegada escolheu o tema do Meio Ambiente e a EB2/3 Egas Moniz o da Empatia.

À noite, a Associação Convívio recebe uma tertúlia com a presença de Paula Oliveira (Vereadora da Ação Social, Espaço Municipal para a Igualdade e Justiça da Câmara Municipal de Guimarães), D. Delfim Gomes (Bispo Auxiliar de Braga); e João Nogueira (Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga) e com moderação do Carlos Poças Falcão.

Na sexta-feira, às 21:30, a Sala da Duquesa no Paço dos Duques recebe o concerto solidário TetrAcord’Ensemble. No sábado e domingo serão realizados os peditórios.

O programa culmina no domingo com eucaristia na Igreja da Oliveira presidida pelo Cónego Avelino Amorim (Vigário Arquidiocesano para a Pastoral Social e Mobilidade) e solenizada pela Cáritas Jovem de Braga

Trabalhadores e voluntários assinalaram 159 anos da Cruz Vermelha no Boavista – SC Braga

0
© Cruz Vermelha Portuguesa
© Cruz Vermelha Portuguesa

Numa iniciativa inédita, trabalhadores e voluntários da Cruz Vermelha formaram o número 159 no centro do terreno, antes do início do jogo entre o Boavista e o SC Braga, que se realizou esta segunda-feira no Estádio do Bessa.

As crianças que acompanharam os jogadores no momento da entrada em campo tinham camisolas da Cruz Vermelha.

Este momento simbólico assinala os 159 anos da Cruz Vermelha Portuguesa, que se celebram neste mês de fevereiro, homenageando os 2.834 colaboradores e 4.197 voluntários das áreas de emergência, social e juventude.

Nesta iniciativa foi apresentada a nova imagem da Cruz Vermelha onde todos os voluntários e trabalhadores envergaram os novos uniformes, agora vermelhos. Nas linhas do campo, passou um vídeo com apelo aos donativos (através do número 761 101 101), essenciais para que “a Cruz Vermelha Portuguesa continue diariamente o seu trabalho”. 

“A Cruz Vermelha tem o compromisso de estar sempre disponível, onde quer que seja, para que ninguém fique por ajudar. Apoiamos todos dias as pessoas (em aspetos tão relevantes como educação, saúde, acompanhamento psicológico ou apoio financeiro para pagamento de despesas básicas). E temos a ambição de fazer mais por todos, num exercício coletivo de solidariedade que contribui para construir um futuro mais digno e humano”, refere o presidente Nacional das Cruz Vermelha Portuguesa, António Saraiva.

No ano passado, a Cruz Vermelha realizou o transporte urgente de 60 mil pessoas, prestou apoio, via teleassistência, a 7.387 vítimas de violência doméstica e a 2.817 idosos. Prestou apoio a migrantes, pessoas deslocadas e pessoas em situação de sem-abrigo. Além da ajuda diária a mais de 50 mil famílias, na área social, seja através do pagamento de rendas e contas de eletricidade, água, ou consultas médicas, do apoio na alimentação.