Quinta-feira, Abril 25, 2024
12.7 C
Braga
RegiãoGuimarãesSemana Cáritas arranca em Guimarães com performance no Toural

Semana Cáritas arranca em Guimarães com performance no Toural

© CM Guimarães

A Semana Nacional da Cáritas decorre, anualmente, na terceira semana da Quaresma que, no corrente ano, acontece de 26 de fevereiro a 3 de março.

Querendo dar a conhecer melhor a equipa Arciprestal de Guimarães/Vizela, a Cáritas Arquidiocesana de Braga entendeu que as comemorações desta Semana Cáritas tivessem este ano lugar na cidade berço. Em resposta a esta sugestão, a equipa arciprestal da Cáritas entendeu que tais comemorações “só fariam sentido dando a conhecer à comunidade local o trabalho desta instituição e envolvendo as forças vivas da cidade”.

A semana Cáritas arranca hoje com a performance “Cáritas” às 10:30, no Largo do Toural, onde alguns dos infantários da cidade aceitaram o convite para realizar uma performance simples, conjugando música e a criação do símbolo humano da Cáritas, a fim de dar a conhecer a mensagem Cáritas – o amor que transforma – a todos os presentes.

Na quarta-feira, na Escola Secundária Francisco de Holanda, será realizada uma conversa com os alunos dessa escola sobre o valor do voluntariado e sobre estar atento ao que rodeia.

Na quinta-feira, a Sede da Cáritas Arquidiocesana de Braga abre as portas para o II Open Day. 

No mesmo dia, decorre também o projeto Cáritas na Escola”, que pretende sensibilizar os alunos dos diferentes ciclos para temas atuais e que os afetam. Para este ano, foram selecionados 3 temas: “Empatia”, “Meio ambiente” e “Bullying”, competindo a cada escola escolher aquele que melhor se adequa à sua realidade. Assim, a EB1 da Pegada escolheu o tema do Meio Ambiente e a EB2/3 Egas Moniz o da Empatia.

À noite, a Associação Convívio recebe uma tertúlia com a presença de Paula Oliveira (Vereadora da Ação Social, Espaço Municipal para a Igualdade e Justiça da Câmara Municipal de Guimarães), D. Delfim Gomes (Bispo Auxiliar de Braga); e João Nogueira (Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga) e com moderação do Carlos Poças Falcão.

Na sexta-feira, às 21:30, a Sala da Duquesa no Paço dos Duques recebe o concerto solidário TetrAcord’Ensemble. No sábado e domingo serão realizados os peditórios.

O programa culmina no domingo com eucaristia na Igreja da Oliveira presidida pelo Cónego Avelino Amorim (Vigário Arquidiocesano para a Pastoral Social e Mobilidade) e solenizada pela Cáritas Jovem de Braga

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES