Início Site Página 1781

Encontro Luso-galaico de BTT em Esposende premiado como “Evento Internacional do Ano”

0
© CM Esposende
© CM Esposende

O Encontro Luso-galaico de BTT, que o Município de Esposende tem vindo a realizar ao longo das últimas duas décadas, foi reconhecido como “Evento Internacional do Ano”.

Este evento alcançou o 1.º lugar na categoria 2, de 10.000 a 50.000 habitantes, no âmbito do programa Município Amigo do Desporto, promovido pela Cidade Social, entidade que apoia e reconhece as boas práticas autárquicas nas vertentes de Desporto e Ação Social. A distinção foi entregue no passado dia 23 de fevereiro, no âmbito do seminário “Gestão de Eventos Desportivos em contexto Municipal”, que decorreu na Mealhada e onde marcou presença o vereador do Desporto, Rui Losa, e o coordenador do Serviço de Desporto, Carlos Mota.

Fazendo jus ao slogan “Esposende, Naturalmente é Desporto”, o Município de Esposende viu reconhecido o Encontro Luso-galaico de BTT, evento que assinala, em 2024, 20 anos de existência. Desde a primeira edição, apresenta um programa diversificado possibilitando a participação de praticantes de todas as idades, dos mais pequenos aos mais experientes, tendo-se afirmado há muito como um evento desportivo de referência.

O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, assinala que “este reconhecimento constitui um estímulo à prossecução do assinalável trabalho que o Município tem vindo a desenvolver no plano desportivo, um prémio que comprova que o Encontro Luso-galaico de BTT, volvidos 20 anos, desempenha um importante papel como promotor da prática da atividade física em qualquer idade”.

“A Câmara Municipal Esposende agradece a todos os colaboradores, parceiros e cidadãos que contribuíram para este significativo reconhecimento, e reafirma o seu compromisso contínuo em servir e fortalecer a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos munícipes, através do desporto”, afirma o autarca.

CDU esteve em Terras de Bouro onde reclamou uma nova política para “defender o mundo rural”

0
© CDU
© CDU

Uma comitiva da CDU esteve em Terras de Bouro onde reclamou uma nova política para “defender o mundo rural”.

A primeira candidata do partido pelo Círculo de Braga, Sandra Cardoso, esteve naquele concelho em contacto com a população e comerciantes. 

A delegação da CDU defendeu o mundo rural e a pequena e média agricultura através de “uma política diferente da atual”. “Uma política que assuma como central a defesa da produção nacional e defina a agricultura familiar como pilar essencial para concretizar esse objetivo”, disseram os candidatos.

Sandra Cardoso lembrou que “o défice da balança agro-alimentar continua em valores inaceitáveis, estimando-se cerca 3000 milhões de euros. Ao contrário das teses que nos dizem que o país é pobrezinho, que não pode produzir o que é preciso para alimentar o povo português, a vida vem provando que, com as políticas adequadas, é possível produzir mais e substituir importações por produção nacional”.

A CDU reclama uma política que, entre outras, “garanta o escoamento da produção a preços justos, a começar pela aquisição por parte dos serviços do Estado, como cantinas escolares por exemplo. Os produtos nacionais e a promoção dos mercados locais de circuitos curtos são medidas de apoio à agricultura familiar com a implementação prática do seu Estatuto, no plano fiscal e no apoio a investimentos, assim como a redução dos custos de produção – combustíveis,pesticidas, sementes, adubos”, defendendo “o direito ao livre uso das sementes”, mas rejeitando a sua “privatização”.

Urge também combater a ditadura dos gigantes da grande distribuição e a fiscalizar as importações. Continuamos a assistir a juras de amor eterno por parte da grande distribuição à produção nacional, mas basta entrar num grande supermercado para ver que assim não é”, rematou Sandra Cardoso.

Braga vai plantar 500 árvores no Bom Jesus do Monte

0
© LifeCollectionPhotography | Dreamstime.com
© LifeCollectionPhotography

Vai decorrer amanhã, 28 de fevereiro, uma ação de plantação de árvores no Bom Jesus do Monte, em Braga.

Nesta ação serão plantadas 500 árvores de três espécies autóctones com a participação de 50 alunos da Escola Profissional Profitecla.

A iniciativa contará com a presença de Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, da Associação “Agir pelo Planeta” e membros da Confraria do Bom Jesus do Monte.

SC Braga goleia Boavista por 0-4

0
© SC Braga
© SC Braga

O SC Braga goleou esta segunda-feira o Boavista por 0-4, no Estádio do Bessa, em jogo da 23.ª jornada da I Liga.

Banza (42′ e 62′) Abel Ruiz (44′) e Zalazar (73′) marcaram os tentos dos Gverreiros do Minho.

O SC Braga reforçou o quarto lugar da tabela classificativa, com 46 pontos, estando a três pontos do FC Porto.

Braga: Gondizalves recorda tradição de lavar roupa no tanque

0
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes

Gondizalves, em Braga, assistiu hoje a uma viagem no tempo. Foi no tanque do Meirinho, situado na Rua de Cid, que decorreu mais uma sessão da iniciativa “Memórias do Tanque” que permite recordar tradições do passado, assim como recuperar o património coletivo em torno da água.

Este projeto é organizado pela Fundação Bracara Augusta, em parceria com a Agere, as Uniões e Juntas de Freguesias e a Universidade do Minho.

© Angélica Antunes

Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, enalteceu a realização do “Memórias do Tanque” que, além de recuperar tradições, ajuda a preservar o património. “Existem imensos lavadouros, tanques e fontanários e para nós é gratificante a realização desse projeto de requalificação porque podermos recuperar parte desse património. Efetivamente há muita gente que tem as memórias do tanque, assim como eu as tenho porque também fui utilizadora desses equipamentos, mas também ainda há pessoas que ainda usam os tanques hoje em dia“, disse a autarca.

A presidente falou que a manutenção dos tanques é feita pela Junta de Freguesia uma vez que estes equipamentos fazem parte do património das freguesias.

© Angélica Antunes

Miguel Bandeira, presidente da Fundação Cultural Bracara Augusta, sublinhou que o projeto “Memórias do Tanque” tem como ponto central a recuperação da memória em volta dos tanques de lavagem, num tempo em que não havia abastecimento de água ao domicílio. “Antigamente os tanques e os chafarizes eram locais de encontro da população e, por outro lado, há uma componente patrimonial do ponto de vista arquitetónico”, referiu.

© Angélica Antunes

Miguel Bandeira realçou os trabalhos “notáveis” de pedraria, de condução e captação de águas que “importam preservar” e, por outro lado, o património ambiental porque a água é “um dos bens fundamentais do nosso modo de viver coletivo, da nossa natureza individual, enquanto seres porque somos essencialmente constituídos por água”. Recuperar a água hoje é um desígnio e um dever de todos nós. Ao centrarmos a recuperação da memória dos tanques de lavagem de antigamente estamos a preservar a água como um bem ambiental e essencial”, sustentou o presidente da Fundação Cultural Bracara Augusta.

© Angélica Antunes

Maria Gomes, lavadeira de tanque há 46 anos, confessou ter saudades dos tempos em que todas se juntavam para lavar a roupa e conviverem. “Antigamente não havia outra coisa e a gente vinha para aqui e aproveitávamos para lavar a roupa, mas também falávamos com as amigas e com os vizinhos. Tenho muitas saudades desses tempos”, disse

Por sua vez, a lavadeira Rosa Ferreira confessou que tem um tanque em casa, mas prefere ir para o tanque público, e Emília Pinto não escondeu as saudades dos tempos antigos em que lavava a roupa de toda a família e punha-a “a corar ao sol”.

© Angélica Antunes

O “Memórias do Tanque” contou com a participação de lavadeiras, do grupo Teatro do Adeus de Ferreiros e das crianças do 4.º ano da Escola Básica de Gondizalves.

Esta sessão contou também com a presença de Rui Morais, presidente do Conselho de Administração da AGERE, e de Raúl Gomes, tesoureiro da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves.

Conheça a chave do Eurodreams

0
© Angélica Antunes / Braga TV
© Angélica Antunes / Braga TV

Os números do sorteio do Eurodreams de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números 2 – 15 – 19 – 23 – 37 e 40 e número de sonho 2.

Esta chave vale 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.

Braga: Adeptos do GD Figueiredo com bilhete assistiram jogo à chuva

0
© Direitos Reservados
DR

Os adeptos do GD Figueiredo, em Braga, deslocaram-se este domingo ao Campo de Futebol do Ruivanense Atlético Club, em Famalicão, onde assistiram ao jogo à chuva quando a bancada da equipa da casa estava “praticamente vazia”.

Em declarações à Braga TV, uma adepta explica que na bilheteira do Ruivanense Atlético Club foi-lhes “negado” o acesso à bancada principal, única e coberta, tendo os apoiantes do GD Figueiredo sido direcionados, mesmo com bilhetes comprados, para o lado oposto do campo, onde não existe bancada nem cobertura. 

© Direitos Reservados

“Num dia chuvoso e de temporal como o deste domingo, é completamente desumano negar as mínimas condições aos visitantes para assistirem à partida. É ainda mais inadmissível o presidente do Grupo Desportivo de Figueiredo ter ido pedir educadamente ao presidente do Ruivanense para deixar os adeptos visitantes assistirem ao jogo na bancada, que estava praticamente vazia, e este usar da sua autoridade para ser arrogante e mal educado para com com os adeptos que tentaram pedir para terem compaixão”, refere a adepta do GD Figueiredo.

Os adeptos querem que esta situação “não passe em branco”, uma vez que “o futebol é feito pelos jogadores mas também pelos adeptos e é triste ver uma equipa fazer o que fez aos adeptos visitantes”.

“Hoje foi um domingo triste para o futebol e para estes adeptos que, apesar de tudo, não abandonaram a sua equipa, apesar de terem estado debaixo de chuva durante 90 minutos. Espero que a situação mude e que não volte a acontecer com outros adeptos”, finalizou.

Braga dinamiza férias inclusivas na pausa letiva da Páscoa

0
DR
DR

O Município de Braga volta a dar continuidade ao plano de férias inclusivo, para o período de pausa letiva na Páscoa. O programa incluIR foi criado a pensar numa resposta educativa e social que “satisfaça as necessidades das crianças e jovens que abranja o período de férias letivas de Natal, Páscoa e Verão”.

“Trata-se de um projeto piloto que pretende proporcionar uma ocupação lúdico-pedagógica dos tempos livres. O programa foi pensado para que a Educação pela Arte e Cultura, as componentes Ambientais e Desportivas desempenhem um papel primordial no incentivo ao desenvolvimento cognitivo e motor e na aquisição de novas aprendizagens e descobertas, promovendo, assim, o conhecimento e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais”, refere o Município de Braga.

O programa de férias inclusivas para a pausa letiva da Páscoa terá lugar na Escola Básica Dr. Francisco Sanches, sendo estas atividades asseguradas pela entidade executora CEA – Cooperativa de Ensino Artístico e apoiadas pelo pessoal não docente.

As pré-inscrições podem ser efetuadas, preferencialmente, através da plataforma digital do Balcão Único Online – http://balcaounico.cm-braga.pt , entre os dias 26 de fevereiro a 8 de março, ou, presencialmente, no Balcão Único, por ordem de chegada. As inscrições online e presencial encerram no dia 8 de março, às 18:00 de Portugal Continental. Na abertura de inscrições, as crianças com necessidades específicas terão prioridade no acesso ao programa de férias até 50% das vagas existentes.

O programa de férias inclusivas irá decorrer entre 25 de março a 5 de abril. 1.ª semana – 25 a 28 de março; 2.ª semana – 2 a 5 de abril.

O [inclu]IR destina-se a crianças com idades entre os 6 e os 15 anos – no caso das crianças e jovens com necessidades específicas até à idade máxima de frequência da escola.

As crianças e jovens que frequentarem este programa de férias continuarão a beneficiar diretamente do apoio social, sendo os encargos a suportar pelos encarregados de educação os seguintes: 1º e 2º escalão de abono de família – 15€/semana; 3º escalão de abono de família — 25€/semana; e 4º/5º escalão de abono de família e sem escalão – 40€/semana.

[inclu]IR é um programa de férias inclusivas destinado a apoiar as famílias, promovendo atividades de lazer estimuladoras de aprendizagens e bem-estar físico/emocional em tempo de férias.

Para mais informações aqui.

GNR registou 140 acidentes no distrito de Braga na última semana

0
© Anna Baburkina | Dreamstime.com
© Anna Baburkina | Dreamstime.com

Na semana de 19 a 25 de fevereiro, a GNR registou 140 acidentes registados, dos quais resultaram em três feridos graves e 51 feridos leves.

Nesse período, a Guarda deteve 16 pessoas, destacando-se três por condução sob o efeito do álcool, dois por condução sem habilitação legal e dois por violência doméstica.

II Semana Municipal da Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso sensibiliza jovens e seniores

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

A II Semana Municipal da Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso está a realizar ações de sensibilização junto dos mais novos e seniores.

Nos primeiros dias decorreram na EPAVE, na Escola Secundária e na Escola Básica de Taíde, três simulacros, que contaram com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da Proteção Civil Municipal. Estas ações que pretendem sensibilizar para os comportamentos a adotar e os procedimentos a ter em conta em caso de incêndio, envolveram toda comunidade escolar, desde docentes, funcionários e alunos.

Cerca de 70 alunos do Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas Gonçalo visitaram a sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC), onde foram recebidos pela secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e pelo presidente da ANEPC, Duarte Costa.

A visita teve como principal objetivo dar a conhecer a estrutura, organização e funcionamento do Sistema Nacional de Proteção Civil e da ANEPC, com destaque para situações e comportamentos de risco – principais desafios para a Proteção Civil.

Às crianças do 1.º ciclo das Escolas Básicas de Taíde foi apresentada a peça de teatro ‘A Proteção dos Protegidos’, da Associação Criativa “BI-DOM”. O espetáculo teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para riscos naturais, tais como sismos e tsunamis, inundações e cheias, incêndios em habitações, e como atuar nessas situações. A peça retrata a conversa entre três amigos que, enquanto leem os folhetos informativos da Proteção Civil que estavam no seu correio, debatem como atuar numa situação de catástrofe.

Também o Fórum dos Bombeiros Voluntários foi palco da peça de teatro humorística “Queima dos Queimados” que foi apresentada aos seniores dos Centros de Convívio da Rede Concelhia. A esta peça, destinada a um público adulto, assistiram perto de 100 utentes.

A segunda parte desta semana terá como grande destaque o Seminário “A Segurança Rodoviária e a Proteção Civil” que se realiza amanhã, e a exposição de meios, que terá lugar na Praça Eng.º Armando Rodrigues, no dia 1 de março, para marcar o Dia da Proteção Civil e encerrar esta II semana Municipal da Proteção Civil.