Sábado, Abril 13, 2024
18.4 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoII Semana Municipal da Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso sensibiliza jovens...

II Semana Municipal da Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso sensibiliza jovens e seniores

© CM Póvoa de Lanhoso

A II Semana Municipal da Proteção Civil da Póvoa de Lanhoso está a realizar ações de sensibilização junto dos mais novos e seniores.

Nos primeiros dias decorreram na EPAVE, na Escola Secundária e na Escola Básica de Taíde, três simulacros, que contaram com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e da Proteção Civil Municipal. Estas ações que pretendem sensibilizar para os comportamentos a adotar e os procedimentos a ter em conta em caso de incêndio, envolveram toda comunidade escolar, desde docentes, funcionários e alunos.

Cerca de 70 alunos do Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas Gonçalo visitaram a sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC), onde foram recebidos pela secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e pelo presidente da ANEPC, Duarte Costa.

A visita teve como principal objetivo dar a conhecer a estrutura, organização e funcionamento do Sistema Nacional de Proteção Civil e da ANEPC, com destaque para situações e comportamentos de risco – principais desafios para a Proteção Civil.

Às crianças do 1.º ciclo das Escolas Básicas de Taíde foi apresentada a peça de teatro ‘A Proteção dos Protegidos’, da Associação Criativa “BI-DOM”. O espetáculo teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para riscos naturais, tais como sismos e tsunamis, inundações e cheias, incêndios em habitações, e como atuar nessas situações. A peça retrata a conversa entre três amigos que, enquanto leem os folhetos informativos da Proteção Civil que estavam no seu correio, debatem como atuar numa situação de catástrofe.

Também o Fórum dos Bombeiros Voluntários foi palco da peça de teatro humorística “Queima dos Queimados” que foi apresentada aos seniores dos Centros de Convívio da Rede Concelhia. A esta peça, destinada a um público adulto, assistiram perto de 100 utentes.

A segunda parte desta semana terá como grande destaque o Seminário “A Segurança Rodoviária e a Proteção Civil” que se realiza amanhã, e a exposição de meios, que terá lugar na Praça Eng.º Armando Rodrigues, no dia 1 de março, para marcar o Dia da Proteção Civil e encerrar esta II semana Municipal da Proteção Civil.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES