RegiãoVila Nova de FamalicãoExecutivo de Famalicão discute requalificação e ampliação da Escola Básica D. Maria...

Executivo de Famalicão discute requalificação e ampliação da Escola Básica D. Maria II

Projeto prevê intervenção profunda no edifício de Gavião, com novas valências educativas, espaços polivalentes e melhoria das condições de conforto e eficiência energética.

© CM Famalicão

O executivo municipal de Vila Nova de Famalicão discute esta quinta-feira o projeto de execução da reabilitação e ampliação da Escola Básica D. Maria II, em Gavião, uma intervenção que pretende modernizar e reorganizar o atual equipamento escolar.

A proposta em análise prevê uma transformação profunda do edifício, com uma solução arquitetónica mais funcional e harmoniosa, integrando medidas de eficiência energética e ambiental, bem como melhorias ao nível do conforto térmico e acústico.

Entre as principais intervenções estão a reorganização dos espaços exteriores, a alteração de revestimentos e o reforço do isolamento dos edifícios existentes, numa lógica de adaptação às exigências atuais e futuras da comunidade educativa.

O projeto contempla ainda a criação e renovação de várias valências, incluindo uma biblioteca, um auditório, salas de aula modernizadas — num total de 39 salas — e laboratórios atualizados para o ensino experimental das ciências. Está igualmente prevista a requalificação do pavilhão desportivo e a criação de novos espaços interiores e exteriores destinados ao recreio, convívio e atividades de lazer.

A intervenção inclui também a criação de um campo polivalente e de um piso dedicado a atividades desportivas, além de um novo átrio de entrada que funcionará como espaço de distribuição e recreio interior, com ligação direta à biblioteca e ao auditório.

A Escola Básica D. Maria II, em funcionamento há mais de três décadas, apresenta atualmente necessidades de intervenção face à evolução das exigências pedagógicas e a sinais de degradação identificados no edifício.

O investimento integra os compromissos do executivo liderado pelo presidente da câmara, Mário Passos, no âmbito da requalificação dos estabelecimentos escolares do 2.º e 3.º ciclos do concelho, com enfoque na melhoria das condições de ensino e na valorização dos espaços educativos.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

Últimas Notícias

POPULARES