
O Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Famalicão questionou o executivo municipal sobre a intenção de cobrar estacionamento no futuro parque subterrâneo em construção junto ao Centro de Saúde, considerando que “a medida poderá constituir um entrave ao acesso aos cuidados de saúde”.
A questão foi levantada pela deputada municipal Carla Faria durante a Assembleia Municipal. Em causa está a construção de um parque subterrâneo e a requalificação dos acessos e da envolvente das Unidades de Saúde Familiar Alto da Vila e Nova Estação, num investimento municipal de cerca de 2,68 milhões de euros, acrescido de IVA.
O projeto prevê a criação de 48 lugares de estacionamento subterrâneos e cerca de 30 lugares à superfície, num total de aproximadamente 80 novos lugares. A intervenção decorre em simultâneo com a requalificação do Centro de Saúde de Famalicão, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 2,8 milhões de euros.
Embora reconheça a necessidade de aumentar a oferta de estacionamento naquela zona da cidade, o PS considera que “o investimento suscita dúvidas quanto à relação entre custo e benefício, apontando que o valor da obra corresponde a um custo superior a 34 mil euros por lugar criado”.
Os socialistas manifestam ainda preocupação com “a possibilidade de o parque vir a ser sujeito a tarifação, apesar de o modelo de gestão ainda não estar definido”.
Neste contexto, o Grupo Municipal do PS pretende saber “quais os fundamentos para a cobrança de estacionamento num equipamento destinado sobretudo a servir uma unidade de saúde pública” e se “está prevista a concessão da exploração do parque a uma entidade externa, bem como os critérios que irão presidir a essa eventual decisão”.
Para o PS, “a cobrança do estacionamento poderá penalizar sobretudo idosos e famílias com menores recursos económicos, defendendo que o acesso aos cuidados de saúde deve ser facilitado”.


