Quinta-feira, Abril 25, 2024
13.3 C
Braga
AtualidadePolíticaBloco de Esquerda contra construção de empreendimento turístico na Albufeira do Ermal

Bloco de Esquerda contra construção de empreendimento turístico na Albufeira do Ermal

© Bloco de Esquerda

Uma comitiva do Bloco de Esquerda visitou a Albufeira do Ermal, em Vieira do Minho, onde defendeu a preservação ambiental desta região.

A Câmara Municipal de Vieira do Minho quer aprovar um projeto de interesse nacional (PIN) para aqui construir um mega empreendimento turístico, com campo de golfe de 18 buracos e mais de três mil camas”, refere Bruno Maia, candidato bloquista, acrescentando que “uma construção com esta características tem um impacto gigantesco na paisagem e no ambiente”.

O partido sublinha que “o projeto em causa, da responsabilidade da empresa Laguna Park, tem já um projeto de arquitetura consignado para a construção do Laguna Golfe Resort, um resort de montanha com 3km de frente de água sobre a Albufeira do Ermal, com Apartamentos, Villas, Hotel e Championship Golf Course”.

No Plano de Pormenor do Ermal verifica-se que o objetivo passa por construir “um conjunto turístico com o máximo de 3625 camas”, bem como “pelo menos um campo de golfe de 18 buracos e uma academia de golfe”. Prevê-se também que seja criado “um atravessamento da albufeira do Ermal para utilização do conjunto turístico” e é autorizada a “utilização da faixa de proteção da albufeira apenas para a criação de acessos ao novo atravessamento da Albufeira e para os tees do campo de golfe”.

“Este projeto vai depredar os recursos naturais do Ermal para se sustentar a si próprio, vai destruir a paisagem da ilha do Ermal, a favor de resorts de luxo e campos de golf”, sustenta Bruno Maia, concluindo que “este projeto é totalmente incompatível com turismo sustentável, preservação dos ecossistemas e do ambiente”. 

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES