Domingo, Fevereiro 25, 2024
12.9 C
Braga
InícioReportagemFreguesia de São Vicente em Braga celebra 90 anos de criação administrativa

Freguesia de São Vicente em Braga celebra 90 anos de criação administrativa

© Sandra Antunes

A freguesia de São Vicente, em Braga, celebra, esta quarta-feira, 6 de dezembro, o seu 90º aniversário. Para assinalar o dia festivo, os membros do Executivo e da Assembleia da Junta de Freguesia, membros da Câmara Municipal de Braga, assim como elementos do Regimento de Cavalaria n.º 6, uniram-se, esta manhã, para hastear a bandeira.

António Silva, presidente da Assembleia de Freguesia, marcou presença na sessão comemorativa, onde salientou que São Vicente tem vindo a crescer no dia a dia, mas que  “existem muitas lacunas a resolver”. “São 90 anos de história desta freguesia que é a segunda freguesia maior da cidade de Braga. Não estamos a incluir as uniões de freguesias, mas fazemos referência às freguesias em si. Esta celebração é mais um marco para o desenvolvimento de São Vicente que tem vindo a crescer mas há várias coisas a serem resolvidas, situações que este Executivo e os próximos possam ter problemas. Os próprios moradores pedem que façam mais e melhor em prol da freguesia e de todos os bracarenses. A freguesia tem muito potencial para crescer. São Vicente será o futuro para Braga no crescimento populacional, económico e no desenvolvimento territorial”, disse António Silva.

© Sandra Antunes

Por seu turno, Daniel Pinto, presidente da Junta de São Vicente, sustentou que a freguesia celebra 90 anos da criação administrativa, mas que a Paróquia tem mais de 500 anos. “São Vicente é uma freguesia muito jovem e hoje celebramos a sua criação administrativa, mas já tem muitos mais anos do que a criação administrativa e suporta-se naquilo que era a Paróquia de São Vicente, que tem mais de 500 anos”, referiu.

Em relação às declarações de António Silva, o autarca mencionou que “há aqui coisas que nos une, que é trabalharmos em prol da nossa freguesia”. “São Vicente tem o potencial de crescimento e também os constrangimentos do crescimento, mas há coisas que nos une e devemos trabalhar. Iremos ter ao longo do ano várias atividades que irão ao encontro da população para passar a mensagem daquilo que é a nossa identidade e daquilo que são as nossas tradições”, frisou Daniel Pinto.

© Sandra Antunes

Em representação da Câmara Municipal de Braga esteve o vereador Altino Bessa onde falou das preocupações do impacto do crescimento da freguesia. “São Vicente cresceu muito. É uma freguesia muito urbana que tem problemas devido ao crescimento, mas no Executivo Municipal as pessoas são sempre o nosso principal objetivo”, disse o vereador.

Problemas no trânsito no Nós de Infias lembrados na comemoração

António Silva confessou que o trânsito no Nó de Infias tem sido tema no dia a dia dos moradores  vicentinos e de todos os bracarenses. “Como representante máximo dos vicentinos, estas situações que lidamos no dia a dia, amanhã serão outros problemas, e temos que acompanhar o ritmo da sociedade. É com esse ritmo de sociedade que quer o executivo presente, quer o executivo que venha nos próximos tempos para freguesia, que terão sempre problemas por resolver”, salientou o presidente da Assembleia de Freguesia.

Daniel Pinto sublinhou que o Nó de Infias é todos os anos lembrado nas comemorações do aniversário da freguesia. “Todos os anos, quando estamos a celebrar o Dia da Freguesia, acabamos por referir o fatídico Nó de Infias, acabando por ser um discurso recorrente. Quero agradecer ao Município de Braga, que em boa hora percebeu que naquele local, utilizando as forças de polícia para controlar o trânsito, poderia minimizar o impacto, o que tem resultado muito bem, e são já vários os vicentivos que nos vieram transmitir isso”, reforçou o presidente.

Já Altino Bessa lembrou que o Nó de Infias pertence à Infraestruturas de Portugal e que a Câmara Municipal de Braga “avançou com metade daquilo que foi o custo do projeto com 100 mil euros para que fosse desenvolvido”. “Aquilo que apelamos é que a Infraestruturas de Portugal cumpra aquilo que se comprometeu, que é lançar a obra”, finalizou.

Para a comemoração do 90.º aniversário de São Vicente, foi celebrada uma Eucaristia às 18:00 em memória de todos os autarcas da freguesia.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES