Quinta-feira, Junho 13, 2024
22.8 C
Braga
ReportagemConstruções com 350 mil peças Lego vão estar em exposição em Braga

Construções com 350 mil peças Lego vão estar em exposição em Braga

A iniciativa "Legus Augusta" vai decorrer no Auditório da Junta de Freguesia da Sé. A entrada é livre.

© Jorge Reis

A cidade de Braga vai ser palco da 1.ª edição da “Legus Augusta – Construção com História”, evento que consiste na construção de peças de Lego. Esta iniciativa irá decorrer de 22 a 26 de maio no Auditório da Junta de Freguesia da e conta com entrada livre.

Jorge Reis, organizador da “Legus Augusta – Construções com História” explicou que esta exposição é uma homenagem à Bracara Augusta, que contará com milhares de peças Lego e com a recriação da cidade romana e do seu quotidiano.

“Temos de homenagear a nossa cidade e decidimos fazer esta exposição a que demos o nome de ‘Legus Augusta’. Vai haver muitas construções da cidade dedicadas às construções Legos na cidade de Braga. Teremos duas mesas com 350 mil peças Lego onde numa mesa teremos a reconstrução de uma cidade romana, daí o nome ‘Legus Augusta’ para a exposição que, através de pequenas cenas do quotidiano, vamos mostrar gladiadores, o César Augusto a passear pelas ruas e templos romanos. Na outra mesa teremos a secção mais medieval com a época dos dinossauros e o homem da pedra com um friso cronológico. O objetivo da exposição é ser uma exposição pedagógica e a minha faceta de professor é mostra aquilo que faço: a parte da pedagogia”, disse.

© Jorge Reis

Para Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade , esta iniciativa é um contributo à Braga Romana, uma vez que o Auditório da Sé encontra-se no centro da cidade.

“Esta iniciativa foi lançada pelo Jorge Reis e na sequência de nós, na própria Junta de Freguesia da Sé, termos já uma museosologização, é uma forma de darmos um pequeno contributo à Braga Romana. Esta iniciativa cai que nem uma luva, pois o tema vai ser precisamente os romanos e é a primeira vez que vamos fazer uma exposição do género. Penso que a iniciativa é boa e surge na hora ‘h’. O Auditório da Junta de Freguesia da Sé é no centro histórico onde se passa quase toda a Braga Romana e é o nosso pequeno e singelo contributo para a Braga Romana 2024″, referiu o autarca.

O presidente deixou o convite à comunidade educativa e à população para fazer uma visita ao auditório. “A exposição vai estar aberta inclusive à noite e a Junta de Freguesia também vai estar aberta à noite. O convite vai para toda a população e também às escolas porque acaba por ser cultura, aliás visitem a Domus e depois vão até à nossa exposição e façam um dois em um. É o apelo que faço”, sublinhou Luís Pedroso.

Integrada na semana da Braga Romana, as crianças, a comunidade de Braga e visitantes estão convidados a fazer uma visita a esta exposição com portas abertas das 10:00 às 23:30. O evento conta com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES