Quarta-feira, Maio 29, 2024
29.2 C
Braga
EducaçãoTurma de Guimarães ganha Olimpíadas de Educação Financeira 

Turma de Guimarães ganha Olimpíadas de Educação Financeira 

Escola Básica e Secundária Santos Simões.

© CM Guimarães

As Olimpíadas de Educação Financeira do projeto “Por Tua Conta” premiaram, a nível municipal, uma turma de Guimarães, pelos conhecimentos adquiridos na área da literacia financeira. A competição contou com centenas de alunos do Ensino Profissional.

Responder a um quiz digital com 60 perguntas sobre educação financeira foi o desafio lançado aos alunos do Ensino Profissional que integram o “Por Tua Conta”, um projeto de capacitação financeira que prepara os estudantes, através da educação financeira, para a transição para o mercado de trabalho.

Promovendo uma relação saudável com o dinheiro e desenvolvendo hábitos de poupança nos jovens, o projeto contribui para que se tornem consumidores mais informados e conscientes.

Com o mesmo propósito, o projeto lançou, pelo segundo ano consecutivo, as Olimpíadas de Educação Financeira. Centenas de alunos empenharam-se na conquista dos primeiros lugares, procurando responder acertadamente às questões no menor tempo possível.

Entre os premiados, está a turma 11ºE, da Escola Básica e Secundária Santos Simões, que alcançou o melhor resultado em Guimarães, sagrando-se vencedora municipal da competição.

Os alunos provaram os seus conhecimentos sobre planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros (meios de pagamento, contas bancárias, crédito e endividamento, seguros). A estas temáticas juntaram-se outras como os direitos e deveres do consumidor e a prevenção da fraude financeira. A poupança foi também um assunto central na iniciativa, por ser prioritário para as famílias perante o cenário económico nacional.

Para além de integrarem o quiz das Olimpíadas de Educação Financeira, todos estes temas são abordados, ao longo do ano letivo, no decorrer do “Por Tua Conta”, que é implementado em escolas de Guimarães através de uma parceria com a Câmara Municipal.

O projeto de educação financeira proporciona aos alunos conteúdos, recursos multimédia, casos práticos, fichas de trabalho e desafios que promovem a aprendizagem de forma prática e lúdica.

Já aos professores que participam com as suas turmas no “Por Tua Conta”, é garantida formação e acompanhamento contínuo, para que consigam facilmente integrar a literacia financeira nos seus planos de aula.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES