Sábado, Maio 25, 2024
19.5 C
Braga
BragaFaltam dois meses para as Festas de São João em Braga

Faltam dois meses para as Festas de São João em Braga

Maiores sanjoaninas de Portugal.

© São João de Braga

Faltam dois meses para o regresso das festas de São João de Braga. Uma das novidades deste ano é o regresso do Cortejo Histórico, que volta a integrar o programa das festas da cidade

Nos séculos XVI e XVII as festas em honra de São João Baptista eram marcadas por várias tradições. Uma delas era o cortejo que antecedia a “Corrida do Porco Preto”, onde, entre muitas expressões culturais da época, se juntavam cavaleiros, o Rei e Imperador, candeleiros, bandeiras, espingardeiros, a serpe e cavalinhos, com danças da Mourisca e das Pélas.

Este ano, o Cortejo Histórico volta a sair à rua, a 21 de junho, com início às 21:30, para revisitar as raízes ancestrais das festividades sanjoaninas. A Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB) convida à participação da comunidade, prevendo juntar centenas de participantes e milhares de espectadores.

O convite foi reforçado no passado domingo, dia 14 de abril, na XIII Caminhada Solidária da AIA, uma associação de apoio a pessoas com autismo, onde milhares de pessoas caminharam em ambiente de festa, ao ritmo dos Gigantones e Cabeçudos da Ida e Volta – Associação Cultural e Artística.

Para a AFSJB, o São João de Braga procura chegar a mais pessoas e consolidar a envolvência da comunidade nas mais antigas sanjoaninas de Portugal. As inscrições para os figurantes do Cortejo Histórico deverão ser feitas através do site oficial das festas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES