Terça-feira, Maio 14, 2024
12.3 C
Braga
ReportagemBraga prepara-se para viver o São João com 270 horas de programação

Braga prepara-se para viver o São João com 270 horas de programação

Festas de São João de Braga vão decorrer de 14 a 24 de junho. Conheça a programação.

© Associação de Festas de São João de Braga

As Festas de São João de Braga estão de regresso de 14 a 24 de junho com onze dias de celebração e 270 horas de programação, sete cortejos, 365 entidades e cerca de dez mil pessoas envolvidas nestas que são as sanjoaninas mais antigas do país.

As ruas da cidade voltam a fervilhar com as tradições locais, com destaque para o Cortejo Sanjoanino (com o Carro das Ervas, Dança do Rei David e Carro dos Pastores), para os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, cabeçudos e gigantones, folclore e etnografia.

No cartaz musical deste ano figuram as tuações da Banda Filarmónica da GNR, Ana Malhoa, David Carreira e The Gift, além de inúmeros projetos musicais dos quais se destacam Carlos Ribeiro, Jorge Loureiro, Siga a Farra, Canto D’Aqui e a apresentação do projeto “São João Hoje – Cancioneiro Sanjoanino Bracarense”.

Na conferência de imprensa de apresentação das festas, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salientou que o “São João de Braga não se resume apenas a uma noite de folia”. “O São João é uma manifestação de cariz cultural e identitário que se estende por onze dias, num programa que envolve toda a comunidade que vive as tradições de forma genuína”, referiu, elogiando a aposta da Associação de Festas em levar o São João às escolas na preservação das tradições sanjoaninas.

Este ano, as festas destacam de forma particular o Cortejo das Rusgas (tema do cartaz e das decorações das ruas (onde vários grupos desfilam neste momento emblemático das sanjoaninas bracarenses.  O cortejo destaca as tradições locais, com grupos de romeiros que cantam e dançam, percorrendo várias artérias do centro histórico, descendo pela Avenida da Liberdade.

Da programação, destaque no dia 14 para a apresentação do livro “Trajar no S. João de Braga” e para a habitual cerimónia de acender das luzes das ornamentações que darão cor à cidade. No dia 15, a Praça da República acolhe o evento “Todos ao Bombo” enquanto o Largo de S. Francisco será palco para o festival “Braga Capital do Cavaquinho”. Ainda no mesmo dia, vai decorrer a prova desportiva de obstáculos “Black Pig Race”

No dia 16, o destaque vai para o Cortejo Etnográfico, que irá percorrer as principais artérias da cidade, e para o festival Folclórico das Festas de São João, a decorrer na Avenida Central. No dia 18, a animação estará a cargo dos “Siga a Farra”, com um concerto no Parque de São João da Ponte.

No dia 19, o Theatro Circo volta a acolher a Gala Sanjoanina que, este ano, contará com a participação da Banda Sinfónica da GNR. No dia 21, a Praça Municipal será o local de partida para o Cortejo Histórico, um momento evocativo das raízes e das tradições do São João.

O ponto alto das festas acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho, com despiques de bombos, o cortejo internacional de gigantones e cabeçudos, o concerto de Ana Malhoa, a a abertura oficial das festas na Praça Municipal, a homenagem ao mestre Veiga, o cortejo das rusgas e o concerto de David Carreira. No dia 24, decorrerá o cortejo sanjoanino, com o carro das ervas, carro do rei David e carro dos pastores. Destaque ainda para a procissão em honra de São. João Baptista. As festas terminam com um concerto dos “The Gift”.

O programa completo das festas de São João de Braga poderá ser consultado aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES