Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.2 C
Braga
BragaBraga: Morador lamenta "caos" no trânsito em São Victor por causa das...

Braga: Morador lamenta “caos” no trânsito em São Victor por causa das obras

Na Avenida Antero de Quental.

© Mário Relvas

As obras que decorrem na Avenida Antero de Quental, na freguesia de São Victor, em Braga, avançaram para a Fase 2 do novo pavimento.

De acordo com Mário Relvas, morador naquela avenida, “na Fase 1, a obra decorreu ordeiramente, na faixa de cá da avenida, mesmo sem a presença policial. Já a obra que decorre na Fase 2, na outra via, está a pôr em causa a segurança de pessoas e bens materiais”.

O morador referiu que “na faixa que foi libertada passaram a circular viaturas nos dois sentidos, quando tem sentido único, do lado do Braga Parque para o Retail Center. A obra está devidamente assinalada verticalmente, proibindo a circulação de viaturas na faixa de rodagem que está em obras, no sentido do Braga Retail Center para  o Shopping Braga Parque. A maioria dos condutores não obedece à sinalização temporária que foi colocada para efeito das referidas obras, circulando em sentido contrário na faixa livre, que foi agora libertada das obras, pondo em perigo pessoas e bens”.

Mário Relvas relatou que há ainda algumas viaturas que se encontram há algum tempo estacionadas na faixa que se encontra em obras, pelo que “estas estão a ser atrasadas na sua execução, com prejuízo para os utentes da avenida” e que “não há presença policial para acompanhar o trânsito”.

“Os trabalhadores da obra bem fazem sinais aos condutores de que devem respeitar a sinalização vertical colocada na via pública, mas estes ignoram e avançam contra a mão. Isto virou uma anarquia no trânsito local”, acrescentou.

O morador aconselha que “deveria ser colocado um sinal vertical bem sinalizado na rotunda, junto à loja Happy China, a proibir o trânsito no sentido da obra em curso, e indicação do sentido de desvio, que seria contornar a rotunda, em vez da sinalização colocada que indica estrada sem saída. Esta sinalização, se a colocarem, com outra sinalização prévia obrigatória informativa colocada na rotunda anterior, junto ao Braga Retail Center, poderia permitir o estacionamento na via até ao cruzamento do início da obra onde finalmente está um sinal vertical que indica a proibição de circulação de trânsito”.

Para finalizar, Mário Relvas sustenta que “o sinal temporário que deveria ser colocado, com pré-sinalização de desvio de itinerário deve ser sempre estabelecido um desvio de itinerário quando um troço de via pública for vedado ao trânsito, quer abranja um ou dois sentidos, quer todos os veículos ou certa categoria ou tipo de veículos”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES