Os museus da cidade abrem as suas portas à Noite Branca de Braga, um dos maiores eventos culturais e artísticos do país, que vai decorrer já nos próximos dias 2, 3 e 4 de setembro, com mais de 48 horas de intensa atividade.
Para a população, esta será uma oportunidade única para conhecer melhor os museus de Braga, com a possibilidade de os visitar fora de horas, num ambiente mágico iluminado pelo branco.
Num itinerário artístico único e surpreendente, os museus oferecem uma redescoberta da cidade, através de visitas guiadas gratuitas, pelos lugares de memória e de criação, às vezes apresentados sob um ângulo incomum, desconhecido ou sob uma luz própria trazida por obras de arte contemporâneas.
Os interessados em participar nas visitas guiadas devem efetuar a sua inscrição através do mail [email protected], indicando a atividade em que pretendem participar.
Logo no primeiro dia do evento, 2 de setembro, destaca-se a visita guiada às instalações artísticas da Noite Branca de Braga, em espaço público. O itinerário noturno irá iniciar pelas 21:00, no Arco da Porta Nova e será conduzido por Helena Mendes Pereira, diretora geral e curadora da Zet Gallery.
As obras “Welcome” da artista Cátia Esteves, “Anjos” de Alberto Vieira e “Trapizonga” da artista brasileira Zélia Mendonça serão paragens obrigatórias desta jornada cultural noturna, assim como os trabalhos artísticos desenvolvidos no âmbito do Festival de Arte Urbana, Fenda.
Antes disso, durante a tarde de sexta-feira, pelas 15:00, irá realizar-se uma visita-guiada à exposição “Outras Formas de Dizer Poesia”, na Casa dos Crivos, pela curadora Marlene Oliveira. A mostra da coleção da Fundação Cupertino de Miranda dá a conhecer um conjunto de obras onde a literatura e a poesia são uma referência.
Entretanto, no domingo, dia 4 de setembro, pelas 11:00, o artista plástico Miguel Neves de Oliveira conduz uma visita-guiada pela sua exposição “As Árvores que Respiramos”, que estará patente no Palácio do Raio. A mostra é composta por esculturas de chão e de parede executadas em madeira policromada em baixo-relevo e ferro. Miguel Neves de Oliveira é um artista plástico que cria peças despretensiosas, mas com uma força muito singular, despertadas para a contemporaneidade.
À tarde, pelas 15:00, decorre uma visita guiada ao Museu dos Biscainhos, ao palácio, aos jardins barrocos, às suas colções e à exposição permanente.
Para além das visitas guiadas, os vários espaços culturais da cidade estarão de portas abertas, com entrada gratuita e uma programação especial para o evento, que inclui wokshops, oficinas, teatro e música.
Nos dias 2, 3 e 4 toda a cidade de Braga abraça a cultura e arte, em comunhão e compromisso com a Noite Branca e com a comunidade.