Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.7 C
Braga
BragaSchool Bus vai ser alargado a 19 escolas de Braga

School Bus vai ser alargado a 19 escolas de Braga

O projeto implementado pelo Município e pelos TUB tem como objetivo reduzir o congestionamento automóvel.

© CM Braga

O School Bus vai ser alargado a 19 escolas do concelho de Braga no próximo ano letivo. Olga Pereira, responsável pelo Pelouro da Mobilidade, apresentou hoje as políticas municipais de Mobilidade Escolar implementadas pela Autarquia e os resultados do Projeto Green Deal, Pedibus e Cicloexpresso que contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II, André Soares e da EB 2,3 de Lamaçães.

Devido à “forte adesão e enorme potencial”, Olga Pereira adiantou que o Município vai alargar o projeto School Bus a 19 escolas do concelho. “O projeto School Bus foi implementado de forma permanente em 2018 e tem contribuído decisivamente para o alívio do fluxo de trânsito junto das escolas do centro de Braga. Atualmente o projeto abrange oito estabelecimentos de ensino e, no próximo ano letivo, vamos alargar este serviço a 19 escolas do concelho”, adiantou a vereadora.

O projeto School Bus é implementado pelo Município de Braga e pelos TUB, com o objetivo de reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas da malha urbana da cidade, reduzir os níveis de sinistralidade, incentivar a autonomia e responsabilidade das crianças, a definição de espaços mais inclusivos e seguros, bem como o incremento da qualidade de vida da população.

No âmbito do Pedibus, as crianças deslocam-se a pé para a escola. Trata-se de um projeto-piloto inovador de mobilidade escolar onde os alunos do ensino primário vão a pé num grupo organizado, vigiado por monitores e com percursos previamente definidos. O Pedibus resulta de uma candidatura ao Fundo para o Serviço Público de Transportes, sob gestão do Conselho Directivo do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e está atualmente a funcionar nas escolas EB1 de S. João do Souto, EB1 de Ponte Pedrinha e Colégio D. Pedro V. Após este período de testes, o objetivo passa por estender o projeto a mais estabelecimentos escolares no próximo ano letivo.

Já o projeto de mobilidade escolar CicloExpresso, que começou por ser implementado em três escolas e já funciona em seis estabelecimentos de ensino do concelho, organiza comboios de bicicleta para a escola, colocando a mobilidade sustentável e a educação ambiental no dia a dia das crianças em idade escolar. Para a implementação desta iniciativa, o Município de Braga contratou a Cooperativa Bicicultura, que conta com o apoio do Fundo +PLUS, um Programa de Investimento para o Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES