Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.2 C
Braga
BragaBraga: Lançado concurso para elaborar estudo prévio para construir o BRT

Braga: Lançado concurso para elaborar estudo prévio para construir o BRT

Obras do BRT devem começar em 2025.

DR

O Município de Braga lançou o concurso para elaborar o Estudo Prévio à conceção e construção do sistema de BRT (BUS Rapid Transit). A medida foi anunciada hoje durante a reunião do Conselho Consultivo da Mobilidade de Braga, que decorreu na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. O início de construção está previsto para o primeiro semestre de 2025.

“O projeto de implementação do BRT em Braga vai entrar agora na sua fase decisiva. Braga está fortemente empenhada na transição da mobilidade urbana no sentido de assegurar a sustentabilidade ambiental no Concelho e contribuir para esse objetivo a nível nacional. Nesse sentido, estamos a dar passos largos para a implementação de um projeto que, pela sua modernidade, fiabilidade, frequência e rapidez de circulação, vai garantir maior atratividade, sobretudo na malha urbana onde serve a maior parte da população”, garantiu Ricardo Rio.

Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Braga, deixou uma palavra de reconhecimento ao Pelouro da Mobilidade “pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo das diversas etapas”, manifestando “total confiança nos TUB – Transportes Urbano de Braga para, em articulação com o Município, levarem a bom porto o ambicioso projeto de implementação do BRT em Braga”.

Teotónio dos Santos, administrador dos TUB, apresentou ao detalhe o projeto de implementação do BRT, lembrando as diversas fases deste projeto desde o Estudo Preliminar de Apoio à Decisão, em abril de 2021, da recolha dos Dados da Rede Móvel, em fevereiro de 2022, o Estudo de Procura para a Implementação do BRT, em novembro de 2022, da Contagem de Tráfego em 49 cruzamentos, em dezembro de 2022, e o Estudo de Inserção Urbana entre 2023 e 2024.

A inclusão do projeto na última revisão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) possibilitou alocar 100 milhões de euros no BRT de Braga, valor que corresponde a 66,6% do orçamento do projeto – no total, são 150 milhões de euros -, que financiará a construção de duas das quatro linhas do BRT. Numa fase inicial a rede terá as referidas duas linhas e a extensão de 12,2 KM, prevendo que se expanda posteriormente para quatro linhas numa extensão total de 22,5 KM.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES