Quarta-feira, Outubro 9, 2024
19.5 C
Braga
BragaBraga: Paróquia de Maximinos celebra Padroeiro São Pedro com eucaristia solene

Braga: Paróquia de Maximinos celebra Padroeiro São Pedro com eucaristia solene

© Paróquia de Maximinos

No dia 29 de junho, a Paróquia de Maximinos, em Braga, irá celebrar a Solenidade de São Pedro, seu padroeiro, e de São Paulo, com Eucaristia Solene às 19:15, na Igreja Paroquial. A celebração será presidida pelo Pároco desta comunidade e contará com a presença de todos os movimentos, equipas e grupos paroquiais, sendo enobrecida pelo canto do Grupo Coral Litúrgico de São Pedro de Maximinos.

Como é tradição para a comunidade paroquial de Maximinos, todos os paroquianos e devotos de São Pedro associam-se a este ato solene de piedade e devoção, estando a Igreja aberta entre as 09:30 e as 12:00 e as 16:00 e as 20:00 para veneração da imagem de SãoPedro e cumprimento de promessas.

A Igreja Matriz de Maximinos, cujo patrono é São Pedro, está hoje, e desde o século XVIII, localizada onde, outrora, estava instaurada a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Monte das Penas (lugar da Igreja; Rua Peão da Meia Laranja; Travessa Peão da Meia Laranja), a qual fora pertença de um Conservatório religioso. Foi D. José de Bragança, arcebispo à época, quem a mandou destruir, sendo esta localizada no cruzamento do lugar do Bêco e a rua do Caires. Com a sua demolição, fruto da sua deterioração e risco de ruína, perdeu-se um dos templos mais antigos da cidade de Braga, remontante às primeiras idades do Cristianismo neste território.

O facto desta comunidade ter por orago São Pedro é, a par com toda a bibliografia e documentação historicamente fundada, indício da sua antiguidade como paróquia constituída. Desde, pelo menos, o século IV que esta comunidade tem o santo como patrono e são-lhe de igual ancestralidade as hoje paróquias de São Vicente e São Vítor, bem como a extinta comunidade São Clemente da Fujacal, integrada, atualmente, na paróquia de São José de São Lázaro. A hagiografia oráguica de apóstolos; mártires dos primeiros séculos do Cristianismo e de São Miguel, Arcanjo, são, geralmente, prova do quão antigas são as paróquias a eles confiadas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES