Início Site Página 1775

Braga sensibiliza comunidade escolar para mudança de comportamentos de mobilidade

0
© CM Braga
© CM Braga

Braga foi uma das quatro cidades europeias selecionadas para integrar o “SharedGreenDeal”, uma iniciativa europeia que visa a criação de um laboratório de mobilidade urbana em contexto escolar.

O projeto, realizado em três fases, consistiu na realização de fóruns que contaram com a participação de alunos, professores e encarregados de educação da Escola Secundária D. Maria II, da EB 2, 3 André Soares e EB 2,3 de Lamaçães.

O último fórum do projeto teve lugar esta quarta-feira, na Escola D. Maria II, com a presença de Olga Pereira, vereadora responsável pelo pelouro da Mobilidade, de representantes da Polícia Municipal e da Polícia de Segurança Pública. A sessão começou na EB 2,3 de Lamaçães com uma exposição e com a realização de um percurso de bicicleta entre as três escolas participantes.

O “SharedGreenDeal”, que conta ainda com a participação das cidades de Sófia (Bulgária), Galway (Irlanda) e Panevėžys (Lituânia), teve como principal objetivo a aceleração da mudança nos comportamentos de mobilidade no contexto das viagens escolares.

Para tal, foram definidos os objetivos específicos, nomeadamente a capacitação dos jovens para a participação nos processos de elaboração das políticas de planeamento, a formulação de recomendações políticas e estratégias em prol dos modos de deslocação sustentáveis, a cocriação de soluções específicas adaptadas ao contexto de cada escola, e a sensibilização para a aceitação pública e social da mobilidade escolar sustentável.

O projeto desenvolveu-se ao longo de três fases estruturadas num total de oito fóruns. Numa primeira fase de diagnóstico, debateram-se os comportamentos, atitudes e problemas relacionados com a mobilidade escolar e o espaço público na envolvente às escolas. Nas fases seguintes foram sistematizadas algumas soluções e propostas de melhoria. No âmbito das diversas atividades realizadas foi dinamizado um workshop onde os participantes tiveram a oportunidade de construir e experimentar um periscópio com o objetivo de “ver a cidades pelos olhos de uma criança”.

Famalicão volta a reviver a Semana Santa de 16 a 30 de março

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

As solenidades da Semana Santa estão cada vez mais enraizadas em Vila Nova de Famalicão e o programa, que conta com diferentes iniciativas, é já uma referência para quem por esta altura visita o concelho e a região.

De 16 a 30 de março, todos os caminhos vão dar a Famalicão, que vai ‘Viver a Semana Santa’ “com uma programação intensa, direcionada para a vivência comunitária, religiosa e cultural”, aponta o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que realça a importância turística desta iniciativa. “Durante o período da Semana Santa e da Páscoa, Famalicão é, sem dúvida, um ponto de passagem obrigatório no roteiro regional do turismo religioso”, refere.

A propósito do programa, a Confraria das Santas Chagas, entidade organizadora da Semana Santa de Famalicão, diz que a organização tem procurado cimentar a programação, apostando em dinâmicas mais atrativas. “Das celebrações litúrgicas às recriações históricas, do teatro à música, da arte à espiritualidade, da tradição à contemporaneidade, a Semana Santa envolve cada vez mais instituições e público, num programa singular e atrativo que reflete o crescimento e a aposta que temos feito na promoção dos eventos além das fronteiras de Vila Nova de Famalicão”, destaca José Pedro Sousa, juiz da Confraria das Santas Chagas.

O Arcipreste de Famalicão padre Francisco Carreira, salienta o caráter religioso, mas também a expressão da tradição da celebração do que define como ‘Semana Maior’ para os cristãos. “Ninguém fica indiferente a esta celebração pascal. A tradição não anula a renovação, mas inspira as gentes da comunidade a assumir o compromisso de a levar em frente, pois a tradição é também a expressão do que somos. O Culto e a Cultura unem-se para despertar o sentido das coisas”, salientou.

A programação da Semana Santa de Famalicão começa a 16 de março, com a segunda edição da Caminhada pelo Património Religioso e Histórico de Vila Nova de Famalicão e terminam no domingo de Páscoa, com a celebração litúrgica solene.

Pelo meio, no fim de semana do Domingo de Ramos, repete-se o certame Páscoa Doce, nos dias 23 e 24 de março, na Praça D. Maria II. A iniciativa inclui o Concurso de Doces Caseiros de Páscoa, workshops e um concerto de Páscoa, protagonizado pela Banda de Famalicão, a realizar no dia 23, na Igreja Matriz Nova, às 21:30. Já no dia de Domingo de Ramos terá lugar o Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’, que vai percorrer as ruas da cidade famalicense, a partir das 15:00.

Também está prevista a realização da Via Sacra ao vivo, no dia 17 de março, com encenação feita pelos utentes do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência de Touguinha, e a Via Sacra Jovem pelas ruas da cidade na sexta-feira, dia 22.

Já no Domingo de Ramos realiza-se a Bênção e Procissão de Ramos, que saí da Praça 9 de Abril até à Igreja Matriz Nova, onde se celebra a eucaristia. Destaque também para a recriação da “Última Ceia” e a Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’, a 28 de março, e para a recriação do Julgamento de Jesus no Pretório, a celebração da Paixão do Senhor e a procissão do Enterro do Senhor, no dia 29.

A programação completa da Semana Santa de Famalicão está disponível aqui.

Bloco de Esquerda defende reforço do SNS e dignificação dos seus profissionais

0
© Bloco de Esquerda
© Bloco de Esquerda

Marisa Matias e Bruno Maia, cabeça de lista no Porto e em Braga pelo Bloco de Esquerda, respetivamente, reuniram com a Direção da Federação Nacional dos Médicos (FNAM). 

O partido reafirmou o seu compromisso com “uma revisão da carreira dos médicos que implique valorização salarial, reconhecimento das atividades letivas e de investigação”. “Foi também reconhecido, de parte a parte, que a proposta de dedicação plena aprovada pelo governo cessante coloca em causa direitos fundamentais dos médicos, como o descanso compensatório e não é suficiente para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou atrair os que já saíram do SNS”, refere o Bloco de Esquerda, acrescentando que o partido e a FNAM “têm projetos de dedicação exclusiva para os médicos, com majoração do salário e respeito pelo direito ao descanso e à vida privada dos médicos.” 

O Bloco de Esquerda apresentou as contas para um plano de implementação da exclusividade para 60% dos médicos do SNS, com majoração salarial de 40%, com um custo estimado de 500 milhões de euros. “Este investimento permitiria reduzir, ou até eliminar, os gastos que o SNS atualmente tem, com a contratação de tarefeiros, mais de 100 milhões de euros, e com horas extraordinárias, atualmente de 300 milhões de euros por ano”, finalizou o partido.

Braga: Comissão de Festas de Mire de Tibães organiza jantar tradicional de Pica no Chão

0
DR
DR

A Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora do Ó, em Mire de Tibães, Braga, vai organizar um jantar tradicional de Pica no Chão, no sábado, dia 2 de março.

O evento irá decorrer às 20:00, na Casa Peixoto, onde será apresentado o cartaz das festividades. Para participar no evento, é necessário proceder a uma marcação através dos seguintes contactos: 935 510 352 ou 916 273 363.

Para mais informações, contacte aqui.

A CDU defende aumento das pensões em 7,5%

0
© CDU
© CDU

Durante uma visita a Amares, Sandra Cardoso, primeira candidata da CDU pelo Círculo de Braga, acompanhada de outros candidatos, defendeu medidas de valorização das condições de vida dos reformados, pensionistas e idosos.

A CDU defende o aumento das pensões em 7,5% com um mínimo de 70 euros, o aumento de todas as pensões mínimas fixando em 555,90 euros, em vez dos actuais 462,28 euros para quem tem mais de 40 anos de descontos, e em 510 euros em vez dos atuais 426,28 euros, para quem tem entre 36 e 40 anos de descontos.

Sandra Cardoso destacou “a necessidade de investir numa Rede Pública de Lares com a criação de 80 mil vagas até ao final da legislatura”.

Para a CDU, “o aumento da esperança média de vida deve corresponder a mais anos com qualidade de vida, com bem-estar físico e psicológico e com fruição saudável dos tempos livres”.

Vieira do Minho promove-se na Bolsa de Turismo de Lisboa

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

Vieira do Minho vai marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre a partir de hoje até domingo, no Parque das Nações.

Vieira do Minho está duplamente representada nesta Bolsa de Turismo. Está representada com um stand próprio onde destaca e promove as potencialidades turísticas do concelho, nomeadamente a Natureza,Património, Gastronomia, Lazer, Aldeias da Cabreira, Turismo em Espaço Rural, Eventos, Turismo Religioso, Ruralidade e Tradições. Integra também o stand “Amar o Minho”.

Com esta dupla representação, e com a sua herança rica em história, tradições, natureza, gastronomia, artesanato e património cultural, Vieira do Minho promete “ encantar” os visitantes da BTL e afirmar-se cada vez mais como um destino turístico de excelência, quer no panorama nacional, quer internacional, captando novos públicos.

Deste modo, amanhã, vai estar em exibição ao público um atelier de artesanato, cestaria e cobre.

Ainda esta sexta-feira, o stand de Vieira do Minho recebe a presença do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso e da comitiva que integra artesãos do concelho e órgãos de comunicação social.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, “a presença do Município neste certame traduz-se numa mais valia para o concelho, na medida em que dá a conhecer as inúmeras potencialidades da região, atraindo a atenção da indústria turística nacional e estrangeira que visita o evento”.

Portugal marca presença nos Mundiais de Pista Coberta

0
© Federação Portuguesa de Atletismo
© Federação Portuguesa de Atletismo

Portugal apresenta 17 atletas a competir em Glasgow, nos Campeonatos Mundiais de Pista Curta, que se realizam entre sexta-feira e domingo. Com este número de representantes, embora dez deles façam parte das equipas de estafetas de 4×400 metros, Portugal iguala o número máximo de presença portuguesa, que foi obtido em 2001, quando Portugal organizou esta competição.

Há outras nações com maior número de atletas presentes nestes Mundiais, como os Estados Unidos (71 atletas, 37 masculinos e 34 femininos), ou a nação anfitriã, a Grã-Bretanha, com 25 (7 + 18). Com 20 ou mais atletas estão Bélgica (24), Polónia (24), Chéquia (23), Jamaica (23), Países Baixos (22), Itália (21), Espanha (21) e Brasil (20).

Em termos individuais, Portugal tem uma equipa com quatro recordistas nacionais, dois deles com marcas superadas já esta época: Isaac Nader (Benfica), que correu os 1500 metros em 3m34s23” (e já tem marca de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris’2024), e Cátia Azevedo (Sporting), que melhorou três vezes o recorde de Portugal, colocando-o em 52,43 segundos. Os outros dois recordistas são João Coelho (Sporting), que no ano passado colocou o recorde dos 400 metros em 46,51 segundos (e esta época já correu em 46,52 s), também ele com marca de qualificação direta para Paris’2024, e Lorene Bazolo (Sporting), que é corecordista nos 60 metros (com Arialis Martinez), com a marca de 7,17 segundos, obtida em 2021.

Dos atletas presentes em Glasgow, seis deles já estiveram no Mundial de Belgrado’2022. Comecemos pelos que estiveram presentes nas finais. Entre eles, Tiago Pereira (Sporting), no triplo-salto, foi quem ficou melhor classificado, em 9º lugar. Tendo já saltado acima de 17 metros, a oportunidade para uma melhor classificação na final direta está em “cima da mesa”.

Já Isaac Nader, que também já competiu em dois europeus de pista curta, em 1500 metros, foi então 10º classificado e agora almeja chegar de novo à final, embora a concorrência até seja mais apertada.

Apresentando agora um melhor início de temporada, Jessica Inchude (Sporting), que foi 12ª em Belgrado no lançamento do peso, apresenta-se agora em condições para subir na classificação, e até contará, competitivamente, com outra portuguesa, Eliana Bandeira (Benfica), nessa final direta.

Deixamos agora a oportunidade para as mais experientes. Lorene Bazolo (Sporting), oitava classificada na qualificação dos 60 metros em Belgrado, conta já com duas participações em Mundiais (foi 6ª na qualificação em 2018) e tem feito um bom início de época e tentará acesso às meias-finais, tendo ainda a companhia da sua colega de equipa e de treino, Rosalina Santos, que foi 7ª na qualificação em Belgrado.

Finalmente, Cátia Azevedo (Sporting), que já participou em dois mundiais (o melhor em Belgrado), tentará também chegar às meias-finais dos 400 metros, numa disciplina que conheceu grande evolução e até mesmo a neerlandesa Femke Bol superou o recorde mundial com uma corrida abaixo dos 50 segundos.

Entre os estreantes, destaque para Salomé Afonso (Individual), que competirá nos 1500 metros, tendo conseguido um excelente recorde pessoal na distância.

Quanto aos outros elementos da comitiva, selecionados para as estafetas de 4×400 metros, apenas Ricardo dos Santos (Benfica) já tem alguma experiência internacional a este nível. Para Ericsson Tavares (Benfica), Omar Elkhatib e Duarte Fernandes (ambos Sporting), em masculinos; Vera Barbosa e Carina Pereira (Sporting) e Fatoumata Diallo (Benfica), em femininos, será uma estreia.

Combater o preconceito de que só é obeso quem quer

0
© Isabel Fonseca
© Isabel Fonseca

Celebrar o dia 4 de março, é mais uma oportunidade para falarmos de obesidade e do doente obeso.

É uma forma de relembrar que a doença atinge todas as faixas etárias, tem várias causas, é progressiva e recidivante, e que a acumulação excessiva de gordura não tem uma distribuição igual em todos os doentes, mas todos, têm danos na sua saúde.

As consequências são múltiplas, desde hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, patologia respiratória como síndrome de apneia obstrutiva do sono, patologia degenerativa osteoarticular, doença cardiovascular e alguns tipos de cancro.

Reconhecida pelas organizações de saúde como uma doença crónica, ainda não a tratamos como tal.  As consultas especificas estão limitadas a alguns centros, o tratamento cirúrgico da obesidade também, assim como apoio de nutricionista, de psicólogo ou a comparticipação de medicamentos.

O combate desta doença, pelo seu caracter recidivante, exige uma equipa multidisciplinar de profissionais, que em conjunto definem estratégias individualizadas, ajustadas e prolongadas no tempo, à semelhança de outras doenças crónicas. O tratamento implica diversas intervenções que exigem continuidade ao longo da vida, pois o risco de recuperação ponderal é elevado, frustrando o doente e os profissionais.

É por isso fundamental, criar programas que estimulem a atividade física, que ensinem e facilitem a escolha de produtos alimentares saudáveis, como é disso exemplo o programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, para a prevenção da pré-obesidade e obesidade.

Apesar de todo a conhecimento científico sobre obesidade, os doentes obesos ainda são avaliados como “preguiçosos”, “sem força de vontade“ ou “desleixados “. Características que os culpabilizam pela doença, geram discriminação e desmotivação.

O obeso que adquire um peso saudável, adquire uma nova vida. Aumenta a sua esperança de vida, diminui o risco de doenças degenerativas e cardiovasculares, ganha confiança e autoestima.

Combater o preconceito de que só é obeso quem quer, é também o papel do Dia Mundial da Obesidade.  A obesidade não é uma escolha, e quem vive com a doença sente todos os dias os efeitos deletérios do excesso de peso, tanto a nível físico como psicológico.

Temos todos, um logo trabalho pela frente.

Artigo de opinião de Isabel Fonseca, vice-presidente da SPMI.

Bloco de Esquerda reuniu com Direção do IPCA

0
© Bloco de Esquerda Braga
© Bloco de Esquerda Braga

O Bloco de Esquerda reuniu com a Direção do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Na reunião foi reafirmada, segundo o partido, “a importância fundamental que o IPCA tem tido do distrito, no desenvolvimento das cidades e na política de abertura à sociedade deste instituto”.

“Os problemas de mobilidade que afetam o distrito também se refletem no funcionamento do IPCA, com as dificuldades em circular entre os diferentes pólos ou no acesso ao instituto por parte de alunos e professores. O Bloco reafirmou o seu projeto de construção de ferrovia pesada para ligar as cidades principais do distrito de forma rápida e confortável”, afirma Bruno Maia.

A comitiva do Bloco de Esquerda contou com Bruno Maia, cabeça de lista pelo distrito de Braga, e também José Maria Cardoso, Miguel Martins e Joana Neiva.

Braga e DECO lançam campanha para calcular pegada de carbono dos consumidores

0
© CM Braga
© CM Braga

A DECO, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, vai lançar uma campanha pioneira para calcular a pegada de carbono dos consumidores minhotos.

Através de um URL personalizado do Lifestyle Test desenvolvido pela DECO para a Câmara Municipal de Braga, esta ferramenta pretende promover a consciencialização ambiental, incentivar práticas sustentáveis e medir a sustentabilidade da região.

Braga torna-se, assim, o primeiro Município em Portugal a utilizar esta ferramenta para medir a pegada de carbono dos cidadãos, esperando a DECO que o restante Município se envolva nesta iniciativa, contribuindo, assim, para a construção de um ambiente mais saudável e equilibrado para todos os munícipes.

Principais benefícios da campanha de URL personalizado do Lifestyle Test  

Promoção da agenda verde: Reforço do compromisso das câmaras municipais com a sustentabilidade ambiental.

Dados para o relatório de Sustentabilidade: Ao ter acesso a dados concretos sobre a pegada de carbono dos seus processos, atividades e operações, os municípios e outras entidades podem identificar áreas de melhoria, definir metas realistas e implementar estratégias eficazes para reduzir o impacto ambiental.

Interesse de públicos internos e externos: A iniciativa atrai a atenção tanto da comunidade local, como de entidades externas interessadas na preservação do ambiente.

Fins educativos: Além de calcular a pegada de carbono, oferece oportunidades importantes para a educação ambiental.

Facilidade de utilização: O Lifestyle Test é projetado para ser simples e acessível a todos os participantes.

Informação personalizada: Fornece aos participantes informações personalizadas sobre as escolhas de estilo de vida que impactam a sua pegada de carbono.

Gratuidade: O acesso à ferramenta é totalmente gratuito para os participantes.

A DECO considera que esta iniciativa “representa um passo muito significativo em direção a um futuro mais sustentável e consciente, para já em Braga, e, brevemente, em todo o país”.

Saiba mais em Lifestyletest e Campanha URL personalizado na Câmara Municipal de Braga aqui.