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BragaBraga sensibiliza comunidade escolar para mudança de comportamentos de mobilidade

Braga sensibiliza comunidade escolar para mudança de comportamentos de mobilidade

© CM Braga

Braga foi uma das quatro cidades europeias selecionadas para integrar o “SharedGreenDeal”, uma iniciativa europeia que visa a criação de um laboratório de mobilidade urbana em contexto escolar.

O projeto, realizado em três fases, consistiu na realização de fóruns que contaram com a participação de alunos, professores e encarregados de educação da Escola Secundária D. Maria II, da EB 2, 3 André Soares e EB 2,3 de Lamaçães.

O último fórum do projeto teve lugar esta quarta-feira, na Escola D. Maria II, com a presença de Olga Pereira, vereadora responsável pelo pelouro da Mobilidade, de representantes da Polícia Municipal e da Polícia de Segurança Pública. A sessão começou na EB 2,3 de Lamaçães com uma exposição e com a realização de um percurso de bicicleta entre as três escolas participantes.

O “SharedGreenDeal”, que conta ainda com a participação das cidades de Sófia (Bulgária), Galway (Irlanda) e Panevėžys (Lituânia), teve como principal objetivo a aceleração da mudança nos comportamentos de mobilidade no contexto das viagens escolares.

Para tal, foram definidos os objetivos específicos, nomeadamente a capacitação dos jovens para a participação nos processos de elaboração das políticas de planeamento, a formulação de recomendações políticas e estratégias em prol dos modos de deslocação sustentáveis, a cocriação de soluções específicas adaptadas ao contexto de cada escola, e a sensibilização para a aceitação pública e social da mobilidade escolar sustentável.

O projeto desenvolveu-se ao longo de três fases estruturadas num total de oito fóruns. Numa primeira fase de diagnóstico, debateram-se os comportamentos, atitudes e problemas relacionados com a mobilidade escolar e o espaço público na envolvente às escolas. Nas fases seguintes foram sistematizadas algumas soluções e propostas de melhoria. No âmbito das diversas atividades realizadas foi dinamizado um workshop onde os participantes tiveram a oportunidade de construir e experimentar um periscópio com o objetivo de “ver a cidades pelos olhos de uma criança”.

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