Uma comitiva do PAN visitou, na manhã desta quarta-feira, a feira semanal de Famalicão. No âmbito da campanha das legislativas, Rafael Pinto, cabeça de lista pelo distrito de Braga, e Sandra Pimenta, porta-voz do PAN Famalicão e número dois da lista, foram ouvir os comerciantes e as pessoas que escolhem a feira de Famalicão para comprar os seus alimentos.
O partido mostra-se “apreensivo” em relação às “opções dos executivos do distrito no que diz respeito à disponibilidade de terrenos para produção de alimentos essenciais para a alimentação”, como vegetais e frutas.
“Particularmente, em Famalicão, a tendência de permitir a construção de zonas industriais tem roubado espaço à Reserva Agrícola Nacional e colocado em causa eventuais projetos que possam garantir uma produção local, familiar, descentralizada e que reduza a pegada ambiental dos produtos. Zonas como Outiz, ou recentemente Cabeçudos, são dois dos exemplos daquilo que não pode acontecer quando temos urgentemente de combater as alterações climáticas e garantir um reforço da nossa soberania alimentar, defende o partido”, refere o PAN em comunicado, frisando que “essa questão passa também pelo incentivo dos Municípios ao desenvolvimento da chamada economia verde”, algo que o partido defende como “respostas integradas aos desafios climáticos e combate ao aumento de preços de bens essenciais”.
“Sabemos que a produção local, biológica, de proximidade é o caminho para a sustentabilidade e qualidade de vida das pessoas”, sublinha Rafael Pinto.
O partido apresenta na sua Agenda 24-28 medidas como “o lançamento de incentivos financeiros, fiscais e sociais a quem pretenda instalar-se como agricultor/a biológico/a, discriminando positivamente quem se instalar nos territórios de baixa densidade e reforçar os recursos financeiros para execução plena da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica”.
A sensação de pernas pesadas e cansadas, a comichão e o inchaço são alguns dos sinais e sintomas de Doença Venosa Crónica, muito desconfortáveis e incapacitantes, que podem ter impacto no dia a dia do doente. Apesar de haver um agravamento dos sintomas no verão, é fundamental cuidar da saúde das pernas em qualquer época do ano.
A Doença Venosa Crónica afeta as paredes e válvulas das veias das pernas e por isso pode manifestar-se através do aparecimento de derrames, varizes, edema e pigmentação da pele.
“Os sintomas da DVC estão associados à dificuldade na circulação do sangue das pernas para o coração, pelo que podem ser minimizados através de uma série de cuidados diários para promover a boa circulação venosa e retardar a progressão da doença”, Roger Rodrigues, médico especialista em Cirurgia Vascular do Hospital de Braga.
“Por ser uma doença crónica e evolutiva, a DVC tende a progredir com o abandono do tratamento e dos cuidados diários que muitos doentes adotam durante os meses mais quentes para melhorar a circulação sanguínea. Por isso, é crucial que o doente mantenha o tratamento ao longo de todo o ano e vigie a sua evolução. Em caso de dúvida, deve procurar um profissional de Saúde”, acrescenta o especialista.
5 cuidados diários para aliviar sintomas da DVC, durante todo o ano:
Fazer exercício físico regulamente, mesmo que o tempo mais frio não seja tão convidativo;
Exercitar as pernas em todas as circunstâncias;
Passar água fria nas pernas, ao deitar, para estimular o funcionamento venoso e aliviar a dor e sensação de pernas pesadas;
Movimentar as pernas antes de dormir;
Elevar as pernas durante o sono para estimular o retorno venoso.
Quanto ao tratamento, este depende da situação de cada doente e da gravidade dos sintomas, pelo que deve ser adaptado caso a caso, podendo incluir medicamentos venoativos, compressão elástica, ou até mesmo intervenções cirúrgicas. A compressão e a medicação são medidas habitualmente prescritas de forma contínua, mas deve sempre avaliar a situação com o seu médico. Saiba mais aqui.
Braga volta a ser palco do Festival Internacional de Órgão de 12 a 28 e abril. Sob organização conjunta do Município de Braga, Arquidiocese, Santa Casa da Misericórdia e Irmandade de Santa Cruz, a 10.ª edição do festival irá conciliar o som do órgão à música coral, com especial destaque para o cante alentejano.
Na apresentação da iniciativa, que decorreu esta quarta-feira, na Igreja de Adaúfe, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, enalteceu este projeto que “valoriza uma dimensão histórica e identitária do concelho”.
“Braga conta com o maior número órgãos de tubos históricos a nível europeu e, este Festival, tem vindo a dar visibilidade a este espólio tão valioso. A valorização e recuperação deste património tem sido a imagem de marca deste evento que, ao mesmo tempo, vai deixando o seu legado à cidade”, sublinhou o autarca.
Segundo Ricardo Rio, a par da fidelização de públicos, o Festival de Órgão afirma-se atualmente como “um grande instrumento de promoção da marca Braga”. “Ao longo dos anos, o festival tem conseguido atrair públicos de várias latitudes que vêm expressamente à cidade para assistir aos concertos”, referiu.
No mês de abril, Braga será a “Cidade dos Órgãos” com a realização de 12 concertos na Sé de Braga, no Escadório do Bom Jesus, na Capela da Imaculada, Igreja de Santo Adrião, Igreja de São Lázaro e Igreja de São Marcos.
Do programa o destaque vai para o concerto de abertura, a 12 de abril, na Sé Catedral, com dois órgãos e cante alentejano. No dia 28, a Igreja de Santo Adrião, acolhe o concerto “Beethoven: 9.ª Sinfonia – um hino aos valores universais”, com Vítor Matos, Vítor Lima, Viana Vocale, Coro e Orquestra Sinfónica da Universidade do Minho.
Filipa Mandeiro, antiga jogadora do Sporting, morreu esta quarta-feira aos 36 anos, anunciou o clube.
“O Sporting CP manifesta o seu pesar pela morte de Filipa Mandeiro, ex-jogadora e Sócia n.º 127.498 do Sporting CP, que faleceu, esta quarta-feira, aos 36 anos. Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de dedicação e devoção ao clube”, escreveu o Sporting em comunicado.
Filipa Mandeiro representou também o Estoril Praia, ADCEO, Sacavenense e Futebol Benfica.
Hugo Soares, cabeça de lista da Aliança Democrática pelo círculo de Braga, defendeu hoje um “choque fiscal e administrativo”, de forma a “libertar as empresas e as pessoas de um verdadeiro garrote que prejudica o desenvolvimento económico e os rendimentos das famílias”.
“Portugal não pode estar condenado a ser um país de baixos salários. É preciso libertar recursos, às empresas e ao próprio Estado e instituições, para que se baixe os custos de atividade, sobretudo na burocracia e na carga fiscal, para que se possa pagar melhores salários e promover mais investimento”, defendeu Hugo Soares.
No balanço de um conjunto de visitas a várias empresas, os candidatos do partido sustentaram que “o regresso da tendência de aumento do desemprego e a instabilidade dos mercados estão a agravar a preocupação de empresários e investidores”.
“Queremos uma economia e uma iniciativa privada fortes, sem burocracias, sem estar amarrada e agarrada a uma sucessão de procedimentos múltiplos, a preencher papéis que muitas vezes não servem para nada. Vamos fazer um combate feroz contra as taxas e taxinhas”, assumiu Hugo Soares.
Acompanhado por uma comitiva que integrou os deputados Carlos Reis e Jorge Paulo Oliveira, assim como os candidatos bracarenses Ana Santos e Joaquim Barbosa, o líder da candidatura da Aliança Democrática e secretário-geral do PSD reiterou o compromisso na “redução de impostos sobre trabalho e investimento, com responsabilidade e equilíbrio orçamental”.
“Portugal tem que ter as pessoas a poder viver melhor. Além da melhoria progressiva do salário mínimo, que nunca pode ser posta em causa,temos de garantir salários e rendimentos mais elevados para todos”, vincou, assumindo a oposição ao Partido Socialista, que “defende uma sociedade de baixos salários e dependente do Estado”.
A Aliança Democrática propõe a redução do IRS para todos, com redução das taxas, especialmente para a classe média a fixação de um teto máximo de 15% no IRS para os jovens até aos 35 anos. “O IRC terá uma redução gradual para 15% em 2 pontos percentuais ao ano. O objetivo é garantir um crescimento do PIB próximo de 3,5% no final desta legislatura e 4% na próxima”, acrescenta.
“É uma emergência reduzir a pobreza, especialmente dos trabalhadores e pensionistas. Para isso, precisamos de uma economia competitiva, a crescer de forma sustentada acima da média europeia, para sairmos da cauda dos países da União Europeia, onde até já estamos atrás de países do Leste. Precisamos de fixar os nossos talentos e promover uma economia de calor acrescentado”, assumiu Hugo Soares, em defesa do programa eleitoral da Aliança Democrática.
A Liga Portugal deu a conhecer os horários das 25.ª e 26.ª jornadas da I Liga, que decorrerão, respetivamente, entre 8 e 11 de março e 15 e 17 de março.
A ronda 25 começa na sexta-feira, dia 8, com a viagem do FC Porto ao terreno do Portimonense, agendado para as 18:45. No dia seguinte, sábado, disputam-se mais três encontros e no domingo entram em campo Sporting CP, no reduto do FC Arouca, às 18 horas, e SL Benfica, que recebe os vizinhos do Estoril Praia pelas 20:30. A jornada encerra com o duelo entre Gil Vicente e GD Chaves, às 20:15, na segunda-feira.
Já a jornada 26 arranca na sexta-feira, 15 de março, com o Estoril Praia – Portimonense, às 20:15. Os restantes oito encontros ficam repartidos entre sábado e domingo, com o encerramento da ronda a colocar frente a frente Sporting CP e Boavista FC, às 20:30.
O Município de Fafe, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai promover, no mês de março, as Comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, que contempla um leque variado de iniciativas.
Do programa consta a Exposição de Meios e Equipamentos de Proteção Civil e Ações de Sensibilização, previsto para todo o dia de 1 de março, na Escola EB Padre Joaquim Flores, em Revelhe. No dia seguinte, às 10:00, será realizada a apresentação pública da Unidade Local de Proteção Civil de Moreira do Rei e Várzea Cova, a terceira a ser criada no concelho. À tarde, segue-se a sessão pública de apresentação do Programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, uma ação de sensibilização e um exercício prático, na Aldeia de Vila Pouca (Moreira do Rei).
Na manhã do dia 5 de março está prevista uma Reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil. No dia seguinte, o programa segue com uma Exposição e Ações de Sensibilização – “A Proteção Civil nas Comunidades Locais”, no Polidesportivo de Agrela. Segue-se um Briefing do Centro de Coordenação Operacional Sub-Regional do Ave – ANEPC.
Nos dias 11, 12, 13 e 14 de março, decorrerá, na Escola Secundária de Fafe, um Mass Training de Suporte Básico de Vida. Na manhã do dia 15 de março, acolhe a 1.ª Conferência de Proteção Civil – “O Papel do Cidadão e das Juntas de Freguesia na Proteção Civil”, no Auditório da Câmara Municipal.
O encerramento das comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil acontece em abril. No dia 12, com a apresentação Pública da Unidade Local de Proteção Civil de Travassós, na sede da Junta de Freguesia de Travassós.
A Escola Profissional de Esposende (EPE) estabeleceu um acordo de cooperação com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, com vista ao desenvolvimento de projetos educativos com o intuito de valorizar as culturas alimentares brasileira e portuguesa. Esta parceria será materializada através de intercâmbios cooperativos na área de pesquisa, ensino e desenvolvimento de eventuais colaborações institucionais.
Para tal, as partes comprometem-se a promover intercâmbios e cooperação entre os especialistas e docentes das duas entidades em termos de pesquisa, publicações, ensino, serviços estudantis, organização de conferências e seminários em todas as áreas de interesse mútuo. O acordo estabelece, ainda, a promoção de atividades de intercâmbio e capacitação internacional para estudantes que o pretendam.
Este acordo é válido por um ano, sendo renovado por igual período. Alexandra Vilar, Diretora Executiva ZendEnsino, salienta a importância desta parceria no contexto da partilha e da valorização das culturas alimentares de ambos os países e pela mais-valia que poderá advir deste intercâmbio. Entendimento partilhado pelo presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que refere que “num mundo cada vez mais global, Esposende e a Escola Profissional só têm a ganhar com este intercâmbio, o qual se enquadra nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas”.
Em atividade desde 1993, a Escola Profissional de Esposende está acoplada à ZendEnsino – Cooperativa de Interesse Público Limitada, detida maioritariamente pelo Município de Esposende e onde se integra também a EME – Escola de Música de Esposende. Foi criada por contrato programa celebrado entre o Ministério da Educação e as entidades promotoras, respetivamente a Câmara Municipal de Esposende e a Eden (Sociedade de Professores). É um estabelecimento de ensino de natureza privada, sujeito à tutela científica, pedagógica e funcional do Ministério da Educação através da DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.
A Escola Profissional ministra, desde a sua fundação, cursos nas áreas da Hotelaria e Turismo, acrescentando-se depois as áreas de Animação Sociocultural e da Informática, em resposta às necessidades do mercado de trabalho da região. Em 2008, foram criadas as áreas de Eletricidade e de Cuidados e Estética do Cabelo, no ano seguinte, surgiu o curso profissional de Técnico de Organização de Eventos e, em 2010, dois novos cursos, o de Proteção Civil e o de Técnico de Apoio à Infância. No ano de 2012, surgiram mais dois novos cursos Técnico de Receção e Técnico de Receção e Técnico de Comunicação – Marketing, Relações-Públicas e Publicidade, em 2013, surgiu mais um novo curso – Técnico de Gestão do Ambiente, e, em 2021, o de Técnico de Operações Turísticas.
Com 41 unidades em todo o Estado de Minas Gerais, o SENAC constitui uma referência no plano da educação profissional na área de comércio de bens, serviços e turismo. Ministra, nas modalidades presencial e à distância, cursos livres e técnicos, além de graduação e MBA, nas áreas de saúde, gastronomia, gestão, comércio, idioma, tecnologia da informação, beleza, moda, segurança, meio ambiente, comunicação, educacional, conservação e zeladoria, informação, hospedagem, turismo, produção de alimentos, artes e design.
Com 41 unidades em todo o Estado de Minas Gerais, a instituição fomenta ambientes de práticas pedagógicas, como os salões de Beleza-Escola e os Restaurantes-Escola, e através do SENAC Móvel reproduz os ambientes pedagógicos da instituição, promovendo, além disso, atividades como palestras, oficinas e workshops.
No Ensino Superior, a Faculdade SENAC destaca-se pela qualidade, sendo que entre as faculdades privadas do país, o curso de Gastronomia de Belo Horizonte conquistou o 1.º lugar no Estado e o 7.º no Brasil.
O SENAC ainda se empenha em promover a inclusão social, investindo em recursos didáticos e, quando necessário, em metodologias diferenciadas para atender alunos, independentemente da classe social, género, orientação sexual, etnia, idade, entre outros aspetos. Além disso, por meio do Rede de Carreiras, proporciona a divulgação gratuita de vagas de emprego e currículos de candidatos e outras ações para aquecer o mercado de trabalho. Já com o programa SENAC de Gratuitidade (PSG) oferece cursos em várias áreas.