Segunda-feira, Abril 22, 2024
14.9 C
Braga
RegiãoEsposendeEscola Profissional de Esposende firma intercâmbio com entidade congénere do Brasil

Escola Profissional de Esposende firma intercâmbio com entidade congénere do Brasil

© CM Esposende

A Escola Profissional de Esposende (EPE) estabeleceu um acordo de cooperação com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, com vista ao desenvolvimento de projetos educativos com o intuito de valorizar as culturas alimentares brasileira e portuguesa. Esta parceria será materializada através de intercâmbios cooperativos na área de pesquisa, ensino e desenvolvimento de eventuais colaborações institucionais.

Para tal, as partes comprometem-se a promover intercâmbios e cooperação entre os especialistas e docentes das duas entidades em termos de pesquisa, publicações, ensino, serviços estudantis, organização de conferências e seminários em todas as áreas de interesse mútuo. O acordo estabelece, ainda, a promoção de atividades de intercâmbio e capacitação internacional para estudantes que o pretendam.

Este acordo é válido por um ano, sendo renovado por igual período. Alexandra Vilar, Diretora Executiva ZendEnsino, salienta a importância desta parceria no contexto da partilha e da valorização das culturas alimentares de ambos os países e pela mais-valia que poderá advir deste intercâmbio. Entendimento partilhado pelo presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que refere que “num mundo cada vez mais global, Esposende e a Escola Profissional só têm a ganhar com este intercâmbio, o qual se enquadra nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas”.

Em atividade desde 1993, a Escola Profissional de Esposende está acoplada à ZendEnsino – Cooperativa de Interesse Público Limitada, detida maioritariamente pelo Município de Esposende e onde se integra também a EME – Escola de Música de Esposende. Foi criada por contrato programa celebrado entre o Ministério da Educação e as entidades promotoras, respetivamente a Câmara Municipal de Esposende e a Eden (Sociedade de Professores). É um estabelecimento de ensino de natureza privada, sujeito à tutela científica, pedagógica e funcional do Ministério da Educação através da DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

A Escola Profissional ministra, desde a sua fundação, cursos nas áreas da Hotelaria e Turismo, acrescentando-se depois as áreas de Animação Sociocultural e da Informática, em resposta às necessidades do mercado de trabalho da região. Em 2008, foram criadas as áreas de Eletricidade e de Cuidados e Estética do Cabelo, no ano seguinte, surgiu o curso profissional de Técnico de Organização de Eventos e, em 2010, dois novos cursos, o de Proteção Civil e o de Técnico de Apoio à Infância. No ano de 2012, surgiram mais dois novos cursos Técnico de Receção e Técnico de Receção e Técnico de Comunicação – Marketing, Relações-Públicas e Publicidade, em 2013, surgiu mais um novo curso – Técnico de Gestão do Ambiente, e, em 2021, o de Técnico de Operações Turísticas.

Com 41 unidades em todo o Estado de Minas Gerais, o SENAC constitui uma referência no plano da educação profissional na área de comércio de bens, serviços e turismo. Ministra, nas modalidades presencial e à distância, cursos livres e técnicos, além de graduação e MBA, nas áreas de saúde, gastronomia, gestão, comércio, idioma, tecnologia da informação, beleza, moda, segurança, meio ambiente, comunicação, educacional, conservação e zeladoria, informação, hospedagem, turismo, produção de alimentos, artes e design.

Com 41 unidades em todo o Estado de Minas Gerais, a instituição fomenta ambientes de práticas pedagógicas, como os salões de Beleza-Escola e os Restaurantes-Escola, e através do SENAC Móvel reproduz os ambientes pedagógicos da instituição, promovendo, além disso, atividades como palestras, oficinas e workshops.

No Ensino Superior, a Faculdade SENAC destaca-se pela qualidade, sendo que entre as faculdades privadas do país, o curso de Gastronomia de Belo Horizonte conquistou o 1.º lugar no Estado e o 7.º no Brasil.

O SENAC ainda se empenha em promover a inclusão social, investindo em recursos didáticos e, quando necessário, em metodologias diferenciadas para atender alunos, independentemente da classe social, género, orientação sexual, etnia, idade, entre outros aspetos. Além disso, por meio do Rede de Carreiras, proporciona a divulgação gratuita de vagas de emprego e currículos de candidatos e outras ações para aquecer o mercado de trabalho. Já com o programa SENAC de Gratuitidade (PSG) oferece cursos em várias áreas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES