Terça-feira, Abril 9, 2024
8.3 C
Braga
BragaFestival Internacional de Órgão de Braga está de regresso com 12 concertos

Festival Internacional de Órgão de Braga está de regresso com 12 concertos

© CM Braga

Braga volta a ser palco do Festival Internacional de Órgão de 12 a 28 e abril. Sob organização conjunta do Município de Braga, Arquidiocese, Santa Casa da Misericórdia e Irmandade de Santa Cruz, a 10.ª edição do festival irá conciliar o som do órgão à música coral, com especial destaque para o cante alentejano.

Na apresentação da iniciativa, que decorreu esta quarta-feira, na Igreja de Adaúfe, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, enalteceu este projeto que “valoriza uma dimensão histórica e identitária do concelho”.

“Braga conta com o maior número órgãos de tubos históricos a nível europeu e, este Festival, tem vindo a dar visibilidade a este espólio tão valioso. A valorização e recuperação deste património tem sido a imagem de marca deste evento que, ao mesmo tempo, vai deixando o seu legado à cidade”, sublinhou o autarca.

Segundo Ricardo Rio, a par da fidelização de públicos, o Festival de Órgão afirma-se atualmente como “um grande instrumento de promoção da marca Braga”. “Ao longo dos anos, o festival tem conseguido atrair públicos de várias latitudes que vêm expressamente à cidade para assistir aos concertos”, referiu.

No mês de abril, Braga será a “Cidade dos Órgãos” com a realização de 12 concertos na Sé de Braga, no Escadório do Bom Jesus, na Capela da Imaculada, Igreja de Santo Adrião, Igreja de São Lázaro e Igreja de São Marcos.

Do programa o destaque vai para o concerto de abertura, a 12 de abril, na Sé Catedral, com dois órgãos e cante alentejano. No dia 28, a Igreja de Santo Adrião, acolhe o concerto “Beethoven: 9.ª Sinfonia – um hino aos valores universais”, com Vítor Matos, Vítor Lima, Viana Vocale, Coro e Orquestra Sinfónica da Universidade do Minho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES