Sexta-feira, Abril 12, 2024
26.7 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoFamalicão volta a reviver a Semana Santa de 16 a 30 de...

Famalicão volta a reviver a Semana Santa de 16 a 30 de março

© CM Famalicão

As solenidades da Semana Santa estão cada vez mais enraizadas em Vila Nova de Famalicão e o programa, que conta com diferentes iniciativas, é já uma referência para quem por esta altura visita o concelho e a região.

De 16 a 30 de março, todos os caminhos vão dar a Famalicão, que vai ‘Viver a Semana Santa’ “com uma programação intensa, direcionada para a vivência comunitária, religiosa e cultural”, aponta o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que realça a importância turística desta iniciativa. “Durante o período da Semana Santa e da Páscoa, Famalicão é, sem dúvida, um ponto de passagem obrigatório no roteiro regional do turismo religioso”, refere.

A propósito do programa, a Confraria das Santas Chagas, entidade organizadora da Semana Santa de Famalicão, diz que a organização tem procurado cimentar a programação, apostando em dinâmicas mais atrativas. “Das celebrações litúrgicas às recriações históricas, do teatro à música, da arte à espiritualidade, da tradição à contemporaneidade, a Semana Santa envolve cada vez mais instituições e público, num programa singular e atrativo que reflete o crescimento e a aposta que temos feito na promoção dos eventos além das fronteiras de Vila Nova de Famalicão”, destaca José Pedro Sousa, juiz da Confraria das Santas Chagas.

O Arcipreste de Famalicão padre Francisco Carreira, salienta o caráter religioso, mas também a expressão da tradição da celebração do que define como ‘Semana Maior’ para os cristãos. “Ninguém fica indiferente a esta celebração pascal. A tradição não anula a renovação, mas inspira as gentes da comunidade a assumir o compromisso de a levar em frente, pois a tradição é também a expressão do que somos. O Culto e a Cultura unem-se para despertar o sentido das coisas”, salientou.

A programação da Semana Santa de Famalicão começa a 16 de março, com a segunda edição da Caminhada pelo Património Religioso e Histórico de Vila Nova de Famalicão e terminam no domingo de Páscoa, com a celebração litúrgica solene.

Pelo meio, no fim de semana do Domingo de Ramos, repete-se o certame Páscoa Doce, nos dias 23 e 24 de março, na Praça D. Maria II. A iniciativa inclui o Concurso de Doces Caseiros de Páscoa, workshops e um concerto de Páscoa, protagonizado pela Banda de Famalicão, a realizar no dia 23, na Igreja Matriz Nova, às 21:30. Já no dia de Domingo de Ramos terá lugar o Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’, que vai percorrer as ruas da cidade famalicense, a partir das 15:00.

Também está prevista a realização da Via Sacra ao vivo, no dia 17 de março, com encenação feita pelos utentes do Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência de Touguinha, e a Via Sacra Jovem pelas ruas da cidade na sexta-feira, dia 22.

Já no Domingo de Ramos realiza-se a Bênção e Procissão de Ramos, que saí da Praça 9 de Abril até à Igreja Matriz Nova, onde se celebra a eucaristia. Destaque também para a recriação da “Última Ceia” e a Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’, a 28 de março, e para a recriação do Julgamento de Jesus no Pretório, a celebração da Paixão do Senhor e a procissão do Enterro do Senhor, no dia 29.

A programação completa da Semana Santa de Famalicão está disponível aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES