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Famalicão dá “oportunidade” ao comércio de rua

Famalicão integra 455 lojas no bairro comercial digital.

© CM Famalicão

No Bairro Comercial Digital de Famalicão estão 20 ruas e 455 lojas do comércio de proximidade do centro urbano famalicense.

O projeto pretende modernizar e digitalizar o comércio tradicional com o objetivo de promover a  transformação digital e a modernização económica dos estabelecimentos da área urbana, tornando o comércio e o espaço público mais atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e promotoras de boas experiências de consumo, centradas nas pessoas e no apoio aos comerciantes.

“É um projeto com diferentes valências, com um eixo de dinamização económica e transição digital dos estabelecimentos comerciais, mas também de implementação de medidas e equipamentos que permitam a conetividade do espaço urbano e a mobilidade inteligente, com melhoria de sinalética, que no renovado centro urbano e a juntar às ações que temos promovido de dinamização deste espaço, queremos que promova mais atratividade e que seja uma boa experiência de consumo”, apontou o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos.

O projeto de implementação do “Bairro Comercial Digital – Comércio da Vila” é um consórcio do Município e da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), com um orçamento de cerca de 706 mil euros, aprovado em candidatura formalizada ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Entre outras responsabilidades, ao Município cabe o reforço da rede Wi-Fi no perímetro de implementação do Bairro Comercial Digital, a criação de infraestruturas e animação multimédia, a sensorização do estacionamento e da sinalética.

A gestão de um Market Place que agregue as várias lojas, o sistema logístico de entrega e a promoção de planos de capacitação e formação na área digital, são ações que ficam na esfera de gestão da ACIF.

Fernando Xavier Ferreira, presidente da Associação Comercial e Industrial, deu conta de que “este é um passo determinante para o comércio, tendo em conta que hoje o mundo é digital – e temos de ser pragmáticos – os clientes exigem que nos adaptemos a esta realidade”.

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