Quinta-feira, Maio 23, 2024
22.7 C
Braga
ReportagemBraga abre portas à exposição “Legus Augusta” com mais de 350 mil...

Braga abre portas à exposição “Legus Augusta” com mais de 350 mil peças Lego

A iniciativa decorre até domingo e conta com entrada livre.

© Angélica Antunes

A cidade de Braga já abriu portas à 1.ª edição da exposição “Legus Augusta – Construção com História”, iniciativa que está a decorrer no Auditório da Junta de Freguesia da Sé. Integrado na Braga Romana, o evento conta com a recriação da cidade com soldados romanos, mas também com monumentos da cidade e uma secção com um friso cronológico.

© Angélica Antunes

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, explicou que este evento é um contributo à Braga Romana e regojizou-se por já ter sido visitada por muitas escolas e jovens no primeiro dia da exposição.

© Angélica Antunes

“Estamos aqui no nosso Auditório da Sé a inaugurar esta exposição que tem duas vertentes. A primeira será o nosso singelo contributo para os 20 anos da Braga Romana e, ao mesmo tempo, a parte pedagógica. É com gosto que eu digo que esta tarde estive aqui presente e tivemos já algumas escolas e muita juventude que acharam graça a este tipo de exposição precisamente porque tem uma componente pedagógica. Todos os objetivos que nós pensaríamos que ela poderia cumprir, acho que já as cumprimos todas, e será a primeira de muitas outras, se calhar com outros temas também”, disse o autarca.

© Angélica Antunes

Já Jorge Reis, organizador da “Legus Augusta – Construção com História”, não escondeu o orgulho que sente ao ver as suas recriações nesta exposição. “É com muito orgulho depois de três ou quatro dias de sofrimento na montagem. É um prazer abrir as portas e receber os meus amigos aqui e mostrar tudo aquilo que foi a preparação de quatro a cinco meses de trabalho nestas construções. Estão aqui 300 a 350 mil peças em que consegui retratar os monumentos da cidade de Braga, assim como o friso cronológico e dar a esta exposição também o cariz pedagógico que eu queria dar”, sustentou.

Em representação da Câmara Municipal de Braga esteve presente o vereador Altino Bessa que apadrinhou esta exposição.

© Angélica Antunes

“Este evento teve acolhimento e o apadrinhamento de mim próprio, mas também do presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Luís Pedroso. Nós estamos exatamente num espaço que é a Junta de Freguesia da Sé, muito perto daquilo que é a Braga Romana que passa aqui nas ruas ao lado e, por isso também, o desafio para que as pessoas possam visitar esta exposição e ver a tal lente diferente da Braga Romana apresentada num contexto e numa forma diferente. Lanço o desafio que tragam cá principalmente as crianças, os filhos e os familiares porque eles adoram ver este tipo de exposições porque estamos a falar de bonecos montados através de peças Lego e que nos transportam para elementos que estão patentes na cidade e na Braga Romana que tem mais de dois mil anos de história”, frisou o vereador.

© Angélica Antunes

A exposição pode ser visitada das 10:00 às 23:00 e conta com entrada livre. A comunidade educativa, assim como as famílias estão convidadas a visitar a exposição.

A inauguração da exposição “Legus Augusta – Construção com História” contou também com a presença de Manuel Miranda, secretário da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Sandra Ataíde, tesoureira, e João Almeida, vogal.

© Angélica Antunes

Da Câmara Municipal de Braga esteve ainda presente o vereador João Rodrigues e também Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES