Terça-feira, Junho 11, 2024
26.7 C
Braga
BragaBraga quer classificar Quinta da Torre do Enxido em Crespos

Braga quer classificar Quinta da Torre do Enxido em Crespos

A proposta será analisada na próxima segunda-feira na Reunião do Executivo Municipal.

© CM Braga

A Câmara de Braga vai propor a classificação como conjunto de interesse municipal da Quinta da Torre do Enxido, situada na União de Freguesias de Crespos e Pousada. A proposta será analisada na próxima segunda-feira, na Reunião do Executivo Municipal, que se realiza na Junta de Freguesia de Arentim.

“A Quinta da Torre do Enxido é um prédio formado por um conjunto de edificações, que inclui três edifícios de arquitetura civil, destinados a habitação e serviços, um de arquitetura religiosa, um fontanário e jardim, inseridos num contexto rural. A ermida primitiva dedicada a Santo Amaro foi instituída nos finais do século XV, tendo sido reconstruída em 1763. A capela, atualmente dedicada a Santo Amaro ‘O velho’, apresenta planta retangular de uma só nave, com a sacristia em corpo adossado, constituindo, todo o conjunto, uma construção arquitetónica tipicamente do barroco bracarense”, refere a Câmara de Braga

Já o fontanário de São Jerónimo é “uma fonte de estilo barroco, mandada edificar na década de 60 do século XVIII, por ordem do proprietário Jerónimo Dias da Mota (1707-1785), localizado no logradouro a escassos metros da Casa principal e da Torre”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES