Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.7 C
Braga
BragaConferência internacional sobre Design e Indústria a decorrer em Braga

Conferência internacional sobre Design e Indústria a decorrer em Braga

Design Commit realiza-se no Forum Braga.

© CM Braga

A cidade de Braga recebe a primeira edição do ‘Design Commit’, um evento internacional que reúne investigadores, académicos, designers e empresas tecnológicas com o objetivo de fomentar e desenvolver uma reflexão e um intercâmbio científico, que potencie a inovação através do Design e da Indústria com vista a um futuro inovador e uma visão estratégica.

Com os olhos postos num “futuro sustentável” e inclusivo, esta conferência, que decorre até quarta-feira, no Forum Braga, integrada na programação da Semana da Economia, pretende promover um diálogo científico transdisciplinar de forma a criar respostas aos desafios das alterações climáticas e da degradação ambiental.

“Em Braga temos instituições de conhecimento como a Universidade de Mino e o IPCA, que têm investido muito nos últimos anos nestas áreas e que estão obviamente a criar muitas ligações entre a universidade, a academia e o setor empresarial, ajudando as empresas a trazer o design para o desenvolvimento dos seus projetos e dos seus produtos”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a sessão de abertura, que contou com a presença de Stuart Walker, professor de Design para a Sustentabilidade, com vasta investigação e publicações que entrelaçam sustentabilidade e pensamento de design.

Como explicou Ricardo Rio, “Braga está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a adaptação às alterações climáticas, e esta conferência vem potenciar ainda mais esse alinhamento da  idade”. “Somos um território amigo do meio ambiente e queremos preservar e utilizar racionalmente os nossos recursos para criar melhores condições de qualidade de vida para a população. É essa visão que nos coloca na lista de nove cidades finalistas a Capital Verde Europeia em 2026 e queremos continuar a desenvolver projectos que nos afirmem neste contexto”, concluiu o autarca.

O ‘Design Commit’ é uma oportunidade para os profissionais e investigadores emergentes discutirem o seu trabalho nesta área. Esta conferência é promovida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em parceria com a Escola Superior de Design do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e o Grupo de Design e Tecnologia do Laboratório de Paisagem, Património e Território (Lab2PT), e conta com diversas sessões plenárias com convidados e especialistas nacionais e internacionais.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES