Quarta-feira, Maio 15, 2024
12.3 C
Braga
BragaCapela de Guadalupe em Braga recria o “Botar das Almas”

Capela de Guadalupe em Braga recria o “Botar das Almas”

Inserido na programação cultural da Procissão da Burrinha.

© Junta de Freguesia de São Victor

A Capela de Guadalupe, em Braga, acolhe na quinta-feira, dia 21, às 21:30, o “Botar das Almas”, evento inserido na programação cultural da Procissão da Burrinha.

O “Botar das Almas” era um ato informal cantado que acontecia sobretudo nas aldeias, de forma a evocar a memória dos entes queridos falecidos. Era uma prática corrente no mês de novembro, chamado o mês das Almas ou então por altura da Quaresma.

A noite cultural inicia-se com o Grupo de Cantares “Mulheres do Minho” cantando às almas, no recinto exterior da Capela de Guadalupe, dando lugar a um segundo momento de “encomendar as almas”.

Do repertório do Grupo de Cantares “Mulheres do Minho” constam várias músicas do cancioneiro minhoto inseridas na época da quaresma, dando destaque às “Incelências” ou às “Misericórdias”.

O Grupo de Cantares “Mulheres do Minho” foi fundado em 1997, na cidade de Braga, por Ana Maria Azevedo, a partir da sua investigação no âmbito do mestrado em Cultura e Literatura Portuguesas área Popular, que resultou na tese “Os Cantares Polifónicos das Mulheres do Baixo Minho”.

O “Botar das Almas” é uma iniciativa que visa perpetuar tradições, associando a música polifónica ao património da Capela de Guadalupe, que está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2012.

O evento, inserido na programação cultural da Procissão da Burrinha e das Solenidades da Semana Santa, visa convidar todas as pessoas a assistir ao Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”, que sai para as ruas no próximo dia 27 de março.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES