Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.2 C
Braga
AtualidadePolíticaCDU expressa "solidariedade" com reivindicações dos bombeiros

CDU expressa “solidariedade” com reivindicações dos bombeiros

Comitiva reuniu com os Bombeiros Voluntários de Braga.

© CDU

Uma delegação da CDU, composta por Vítor Rodrigues, vereador da Câmara de Braga e candidato ao Parlamento Europeu, e Domingos Veloso, eleito da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, reuniu com os Bombeiros Voluntários de Braga.

Para o partido, este encontro “permitiu um melhor conhecimento dos problemas dos bombeiros desta coorporação”.

“A CDU compartilhou do conjunto das preocupações expostas e reiterou o seu empenhamento, com tradução em propostas há muitos anos, com as quais tem procurado soluções para lhes dar resposta. O compromisso de procurar as soluções que respondam aos problemas mais prementes foi reiterado. Desde logo, as questões do financiamento, mas não só. As questões do reconhecimento da carreira e da profissionalização dos bombeiros, mas também dos seguros, entre outras”, sublinha o partido.

“À CDU foi transmitida a necessidade de implementação do regime remuneratório dos bombeiros voluntários, previsto na Lei desde 2007, porque o financiamento estatal é muito baixo, e as associações de bombeiros não conseguem pagar condignamente aos seus bombeiros que estão a tempo inteiro e que, apesar de voluntários, têm formação como os profissionais. A situação agrava-se há vários anos, com as subidas dos encargos com combustível, aquisição e manutenção de viatura, sem que os valores pagos pelo Estado acompanhem essas subidas. A CDU sublinha que 95% do socorro em Portugal é feito por bombeiros. Ora, se 95% do socorro é feito por bombeiros, é preciso dignificar, criar condições para que esses 95% continue a ser correspondida. Se não criamos condições para isso, haverá muita gente que ficará sem condições de socorro. Isso não pode acontecer”, acrescenta.

A delegação da CDU teve oportunidade de “saudar a inauguração prevista do novo quartel, um desejo antigo, que os vai levar para melhores condições”.

A CDU enalteceu “os serviços que prestam à população” como o transporte de doentes e o combate a incêndios, quer urbanos, quer florestais, em Braga, ou em solidariedade com corporações de vários pontos do país.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES