Sexta-feira, Setembro 17, 2021
18 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva pretende revisão da legislação dos Bombeiros Sapadores

Braga: Ricardo Silva pretende revisão da legislação dos Bombeiros Sapadores

© Ricardo Silva

Ricardo Silva, candidatura independente à Junta de Freguesia de São Victor, visitou a Companhia de Sapadores de Braga.

A comitiva foi recebida pelo adjunto do Comando, Nuno Machado, que guiou Ricardo Silva, Helena Lessa e Vitor Teixeira numa visita pelo Quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga. Ao longo da visita, Nuno Machado explicou o quotidiano da companhia de Bombeiros, referiu o número de efetivos existente na companhia e mostrou os meios à disposição dos Bombeiros Sapadores.

“O principal propósito desta visita visou perceber se, em caso de emergência, a companhia de Bombeiros Sapadores de Braga está devidamente preparada para dar as respostas no terreno, pois a segurança e o socorro à população da freguesia de São Victor é uma preocupação atinente desta candidatura”, conta Ricardo Silva.

Para o candidato independente, esta visita “revestiu-se de uma enorme importância, pois entendemos que a segurança e as condições para uma melhor proteção civil são pilares base desta candidatura que se propõe liderar a freguesia de São Victor.”

“Cada vez mais, a nossa localidade sofre com as consequências das alterações climáticas, bem como pela forte pressão demográfica e preocupa-nos que, em caso de catástrofe natural ou acidente de grandes proporções, São Victor tenha resposta à altura dos desafios, sabendo que esta deve ser uma condição transversal a todo o concelho de Braga”, afirma o candidato.

A candidatura independente “Ricardo Silva 2021” mostrou-se “satisfeita” com as várias explicações prestadas pelo adjunto Nuno Machado, reconhecendo o investimento que o Município de Braga tem vindo a realizar na dotação e capacitação desta companhia de Bombeiros.

Contudo, Ricardo Silva e a sua equipa entendem que “a legislação deve ser revista no que concerne ao número de efetivos das Companhia de Bombeiros Sapadores, tendo como base de reflexão o número absoluto da população”. “A candidatura independente entende que os Bombeiros Sapadores não podem ser vistos apenas como uma dependência municipal, devendo ser regidos por legislação que obrigue a cumprir um número de efetivos em função da população, isto é, o concelho de Braga, com cerca de 200.000 habitantes deverá ter mais efetivos na sua companhia do que uma companhia de Sapadores de um concelho com menor população. Esta questão torna-se pertinente, uma vez que a cidade se desenvolveu, o número de habitantes também cresceu e, aparentemente, o número de efetivos desta companhia de Bombeiros tem sido sempre mais ou menos estável”, sublinhou Ricardo Silva.

O candidato independente assumiu o compromisso de “levar esta questão às instâncias superiores, para que se possa obter uma resposta mais eficaz na segurança do concelho de Braga, em geral, e da freguesia de São Victor, em particular”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS