Segunda-feira, Maio 13, 2024
14 C
Braga
RegiãoPóvoa de LanhosoPóvoa de Lanhoso pretende recuperar Rota Camiliana

Póvoa de Lanhoso pretende recuperar Rota Camiliana

A Câmara da Póvoa de Lanhoso quer reforçar a afirmação das Terras de Lanhoso como Terras Camilianas.

© CM Póvoa de Lanhoso

Assumindo a ligação de Camilo Castelo Branco à Póvoa de Lanhoso, foi apresentado o estudo para a edição do livro “Camilo e o Último Enforcado em Braga: o demónio do ouro”, pelo autor António Afonso.

Na elaboração da obra, António Ferreira Afonso usa como particular referência um documento original existente no Núcleo Documental do CIMF, um manuscrito de José Joaquim Ferreira de Mello e Andrade. Foi a partir deste manuscrito, enviado pelo administrador do concelho, à época da revolta da Maria da Fonte, a Camilo Castelo Branco, que este escritor trabalhou a história do segundo volume do Romance “O Demónio do Ouro”, publicado em 1873.

Este estudo vai publicar pela primeira vez esses originais que estão à guarda do Núcleo Documental e foram recolhidos em 2008 na Casa das Agras, ainda inéditos. A sua existência robustece a importância da Póvoa de Lanhoso como palco incontornável na obra camiliana. É com base nesta ligação que a vice-presidente, Fátima Moreira, refere o propósito de reforçar a afirmação das Terras de Lanhoso como Terras Camilianas.

Constatando-se que as ocorrências e os factos registados ao longo do romance decorrem na Póvoa de Lanhoso, em Braga e em Barcelos, esta edição será partilhada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pelas Santas Casa da Misericórdia de Braga e Barcelos. A apresentação da obra está prevista para 12 de abril em Barcelos, na Póvoa de Lanhoso está definida a data de 7 de junho, envolvida num programa mais abrangente e, em Braga, será agendada em 8 de novembro.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES