Início Site Página 1708

Fafe promoveu-se na 19.ª Feira e Exposição de Nanterre

0
© CM Fafe
© CM Fafe

No âmbito da participação de Fafe na 19.ª Feira e Exposição de Nanterre, o presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, promoveu um encontro com representantes da diáspora fafense, do Estado Português e da comunidade portuguesa, instalada na região de Paris, provenientes das áreas da economia, associativismo, cultura e comunicação social, entre os dias 22 e 24 de março.

No primeiro dia do programa de visita, Fafe foi acolhido em ambiente de festa pelos emigrantes fafenses de Nanterre. A primeira paragem foi na pastelaria e padaria “Aux Delices du Palais”, da família Teixeira, cujo pai nasceu em Fafe e ao fim de uma longa carreira alcançou o prémio da melhor baguete de Paris.

Antero Barbosa participou na sessão de assinatura do protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa, um ato que reuniu dirigentes e empresários portugueses a quem foi transmitida a estratégia de desenvolvimento preconizada pelo Município de Fafe. Os contactos bilaterais do primeiro dia de missão em Paris incluíram uma reunião de trabalho com a associação Cap Magellan, a principal associação de luso descendentes em França com quem foram debatidas possibilidades de cooperação direcionada para os mais jovens.

A representação fafense contou ainda neste dia com a exibição do Grupo Feminino do Jogo do Pau do Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães.

No sábado, Antero Barbosa foi recebido pelo português Hermano Sanches Ruivo, Conselheiro da Câmara de Paris, com quem realizou uma reunião de cortesia. A diáspora portuguesa instalada em Paris concentrou a atenção dos dois autarcas, dada a dimensão da presença de fafenses na capital francesa.

No mesmo local teve lugar uma reunião com Jean-Pierre Cruse, Adjoint à la Maire de Chilly-Mazarin, responsável pelos pelouros da Cultura e Geminações. Neste encontro paralelo, foram aprofundados esforços mútuos para o estabelecimento de laços de cooperação e amizade. Seguiu-se ainda uma reunião com Diane Bourguignon, responsável na Maire de Soisy-sous-Montmorency, outro município francês interessado em estabelecer com Fafe um acordo de amizade e intercâmbio nos campos da cultura e turismo.

No último dia de presença em Paris, a comitiva fafense visitou a empresa do fafense benemérito Manuel Pinto Lopes, que preparou uma nova doação de equipamentos para a Santa Casa da Misericórdia de Fafe, e participou no Festival dos 50 anos do 25 de abril, promovido pela Associação Cultura Portuguesa de Aulnays sous Bois, onde o Grupo Feminino do Jogo do Pau do Centro Cultural e Recreativo da Juventude Cepanense fez uma segunda exibição.

Guimarães ajuda na reabilitação das piscinas dos Bombeiros Voluntários

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

Na manhã desta segunda-feira, um dos pontos da Ordem de Trabalhos da Reunião do Executivo Municipal de Guimarães levava a discussão e votação a atribuição, à Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães, de um subsídio de 1.3 milhões de euros destinados à reabilitação das piscinas instaladas no seu complexo. A proposta foi votada por unanimidade.

No final da reunião, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, afirmou que se trata de um investimento que “vale a pena”, uma vez que este equipamento “sempre prestou um serviço inestimável à população vimaranense”, tendo sido consolidado, na opinião pública, “como equipamento público”.

O edil referiu “a necessidade de ser efetuada uma reabilitação profunda, que já tinha sido objeto de um apoio, no passado dia 9 de novembro de 2023, de 108.240 euros, dessa feita para financiar os custos de execução do Projeto de Reabilitação. As obras de reabilitação terão em conta o consumo energético e a utilização de novos materiais, e, concluídas, permitirão que, novamente, as piscinas dos BVG possam vir a ser utilizadas na promoção da prática desportiva ligada aos desportos aquáticos, bem como a aprendizagem”.

O autarca, ainda durante a reunião do Executivo Municipal, fez saber que a Direção do Bombeiros Voluntários de Guimarães “tudo fará para captar a maior verba possível dos quadros de apoio financeiro, nomeadamente em sede de candidatura ao PT2030 e através de apoio de entidades com competência para o efeito, como o Governo, a Associação Nacional de Bombeiros, a Liga de Bombeiros Portugueses, entre outras”.

O valor de apoios que for arrecadado “pode fazer com que seja reduzido o montante agora deliberado, sempre em articulação com a direção da Associação dos Bombeiros”. “Os Bombeiros Voluntários de Guimarães merecem esta reabilitação, assim como a cidade de Guimarães”, concluiu.

Vieira do Minho assinalou Mês da Proteção Civil

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

A vila de Rossas foi o local escolhido pelo Município de Vieira do Minho para celebrar e assinalar março como o mês dedicado à Proteção civil.

As atividades realizadas, em colaboração com a Junta de Freguesia, tiveram como objetivo promover a cooperação entre os diferentes agentes de Proteção Civil, assim como fomentar a resiliência nas escolas do concelho mediante a realização de exercícios capazes de fornecer competências para a utilização de meios de autoproteção existentes nos estabelecimentos de ensino.

As atividades iniciaram-se com um simulacro na Escola Básica de Rossas, seguido de um exercício com meios de primeira intervenção de combate a incêndios.

Do programa constou ainda a realização, na Zona de Lazer da Lama, de uma ação de sensibilização para queimas e queimadas seguras, protagonizada pela GNR, à qual assistiu a população da freguesia e os alunos das Escolas Básicas de Rossas e Guilhofrei.

A iniciativa “Março Mês da Proteção Civil” é promovida anualmente pela Autarquia, envolve todos os agentes da Proteção Civil Municipal e tem como propósito principal sensibilizar e demonstrar a toda a população os serviços que este conjunto de agentes disponibilizam.

CDS Braga destacou potencial do mundo rural em visita à 56.ª AGRO

0
© CDS
© CDS

A Comissão Política do CDS Braga fez uma visita à 56.ª edição da AGRO, que recebeu mais de 50 mil visitantes.

Nas palavras dos centristas, “o setor rural, nas suas várias esferas, tem, nesta região, uma importância acrescida que nem sempre é valorizada e potenciada pela estrutura governamental. Apoios ao investimento, à melhoria do setor e ao empreendedorismo no desenvolvimento rural são exíguos na oferta e apoios. Numa era em que o conceito de sustentabilidade impera, acreditamos que o desenvolvimento rural pode contribuir, em larga medida, para uma região e território mais sustentáveis. A AGRO é exemplo de que o mundo rural continua a assumir um importante e indispensável papel na recuperação e crescimento económico”.

Altino Bessa, presidente da Concelhia do CDS e vereador municipal, afirma que a AGRO sempre foi e continuará a ser uma espécie de “ode” ao setor agrícola e a todos os que neste investem, apesar dos parcos apoios estatais. “Devo ressalvar que a AGRO tem significado uma margem fundamental na sensibilização para a valorização do património rural. Nestes quatro dias de feira e/ou mostra, os agentes rurais, por via das várias conferências inseridas no programa, são convidados a refletir sobre os respetivos territórios e a aplicar estratégias originais de desenvolvimento sustentável e de qualidade, centradas em novas formas de valorização do património natural e cultural e de reforço do ambiente económico, nomeadamente, contribuindo para a criação de postos de trabalho e de melhoria da capacidade organizacional das comunidades rurais”, disse o centrista.

“Esta vertente formativa e empreendedora leva a que se olhe o mundo rural como um setor de oportunidades para o futuro. É facto inegável que o Governo Central não incentiva nem apoia a cooperação inter-territorial e transnacional como forma privilegiada de divulgar e transferir experiências inovadoras e bem-sucedidas, viabilizando projetos conjuntos e estimulando relações de colaboração entre os territórios rurais comunitários. Consideramos imperativo o apoio à agricultura familiar, ao desenvolvimento dos produtos de qualidade e à valorização do ambiente e do património rural. A AGRO faz parte da identidade e memória do concelho. Prova disso foi a belíssima exposição cronológica que pudemos visualizar nesta edição. Uma parede preenchida com tantas memórias, desde a 1.ª edição desta feira. Foram dias onde o passado e o futuro se cruzaram porque olhamos para o setor como fundamental para o futuro do país e das camadas mais jovens. Pretendemos salientar também a vertente solidária desta 56.a edição da AGRO por via da iniciativa ‘A AGRO Ama a Ucrânia’. Obrigada a todos os visitantes que contribuíam para esta causa”, acrescentou Altino Bessa.

“É urgente que se coloquem na praça políticas promotoras de auto- sustentabilidade para que os nossos agricultores e empresas da área rural possam investir e inovar no território a pensar no futuro. Só assim teremos um desenvolvimento rural sustentável, equilibrado e gerador de riqueza”, finalizou.

Conheça a chave do Eurodreams

0
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes

Os números do sorteio do Eurodreams de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números 3 – 12 – 15 – 20 – 25 e 27 e número de sonho 3.

Esta chave vale 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.

GNR registou 129 acidentes no distrito de Braga

0
DR
DR

A GNR registou 129 acidentes no distrito de Braga, entre 18 e 24 de março, que resultaram numa vitima mortal, cinco feridos graves e 48 feridos leves.

Nesse período, a Guarda deteve 33 pessoas, destacando-se 14 por condução sob o efeito do álcool, 11 por furto, três por violência doméstica e dois por condução sem carta.

Também em Braga, a GNR emitiu 88 autos de contraordenação, destacando-se 53 no âmbito da legislação policial, 28 no âmbito da legislação de proteção da natureza e do ambiente e oito no âmbito do consumo de produtos estupefacientes.

PSD Braga congratula-se com crescimento da AGRO

0
© PSD
© PSD

A Comissão Política Concelhia da Secção de Braga do PSD visitou, este fim de semana, a 56.ª edição da AGRO – Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação.

O PSD Braga destacou e parabenizou “o crescimento da Feira organizada pela InvestBraga” que, este ano, contou com mais expositores e uma aposta reforçada nas atividades.

A comitiva social-democrata foi liderada por João Granja, presidente do PSD Braga, que enalteceu “a importância deste evento de grande relevo para a cidade de Braga e para o país”. “É com muita satisfação e uma grande dose de orgulho que assistimos de perto, através desta visita, ao crescimento da Agro. Em relação à edição passada, a Feira apresenta-se a Braga e ao País com mais expositores, mais seminários e com uma aposta muito forte em atividades”, disse João Granja, falando do “papel fundamental que a Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação cumpre para alavancar a economia local e nacional”.

“Por estes dias, a AGRO é certamente um ponto de interesse para profissionais, mas também – como pudemos constatar – para inúmeras famílias. Devemos destacar a qualidade dos projetos que aqui se mostram e que, com a sua participação, abrem ainda mais as suas portas à sociedade, às pessoas”, acrescentou João Granja.

A Comissão Política Concelhia da Secção de Braga do PSD visitou, este fim de semana, a 56.ª edição da AGRO – Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação.
O PSD Braga destaca e parabeniza o crescimento da Feira organizada pela InvestBraga que, este ano, conta com mais expositores e uma aposta reforçada nas atividades.

A comitiva social-democrata foi liderada por João Granja, presidente do PSD Braga, que destacou a importância deste evento de grande relevo para a cidade de Braga e para o País.

“É com muita satisfação e uma grande dose de orgulho que assistimos de perto, através desta visita, ao crescimento da Agro. Em relação à edição passada, a Feira apresenta-se a Braga e ao País com mais expositores, mais seminários e com uma aposta muito forte em atividades”, disse João Granja, destacando o papel fundamental que a Feira Internacional da Agricultura, Pecuária e Alimentação cumpre para alavancar a economia local e nacional.

Com 220 expositores, a 56.ª edição deste certame icónico apresenta-se com um espaço alargado em área. O crescimento da Feira não se sustenta apenas no maior número de expositores. Para além do alargamento do número de atividades, concursos e seminários, há mais novidades, como é o caso do picadeiro de cavalos lusitanos. Destaque ainda para a consolidação da área de showcooking, com mais de 30 sessões demonstrativas.

“Por estes dias, a Agro é certamente um ponto de interesse para profissionais, mas também – como pudemos constatar – para inúmeras famílias. Devemos destacar a qualidade dos projetos que aqui se mostram e que, com a sua participação, abrem ainda mais as suas portas à sociedade, às pessoas”, destacou João Granja.

Milhares de pessoas visitaram a AGRO que, no entender do PSD Braga, “é um ativo importante do concelho de Braga a vários níveis: económico, cultural e social”.

Famalicão assinala 50 anos da UMinho com exposição no Parque da Devesa

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

O Parque da Devesa, em Famalicão, recebe, até 31 de março, a exposição itinerante «Universidade do Minho: 50 anos a reinventar a educação e o conhecimento», uma instalação que pretende aprofundar os laços da UMinho com o território e sobre a sua missão educativa, de investigação e transferência de conhecimento.

O Município de Famalicão é o primeiro a receber a iniciativa, com a exposição instalada no espaço público na Praça da Cidadania no Parque da Devesa.

Recorde-se que a Universidade do Minho está presente no território famalicense, nomeadamente com a instalação de 13 laboratórios de investigação no CIIES em Vale de São Cosme, é parceira do Município no Conselho Estratégico de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tem participação no Grupo de Trabalho de Inovação e I&DT, entre outras colaborações integradas na Agenda da Economia e da Inovação e I&DT.

Portugal venceu 42 medalhas no Mundial para Atletas com Síndrome de Down

0
© Federação Portuguesa de Atletismo
© Federação Portuguesa de Atletismo

Portugal conquistou 42 medalhas em cinco modalidades no Mundial para Atletas com Síndrome de Down, que terminaram esta segunda-feira, em Antalya, na Turqui.

Nos Trisome Games, o Atletismo venceu 13 medalhas: duas de ouro, 3 de prata e oito de bronze.

De 22 a 25 de março, o atletismo português integrou a Missão Portuguesa, juntamente com mais quatro modalidades, nos Trisome Games, competição mundial para atletas com síndrome de Down, terminando a sua participação em quarto lugar, entre 16 seleções.

Resultados do Atletismo de Portugal

  • Beatriz Bastos, 100m bronze
  • Maria Vicente, 400m bronze
  • Beatriz Basto, 200m prata
  • Beatriz Basto, S. Compr. ouro
  • Francisco Gouveia, 1500m marcha, bronze
  • Jennifer Nogueira, 1500m marcha, bronze
  • Estafeta 4×100 masc., João Machado, Vasco Avelino, Nelson Silva, Luis Gonçalves, bronze
  • João Machado, triatlo prata
  • Beatriz Bastos, triatlo prata
  • Francisco Gouveia, 1500m bronze
  • Francisco Gouveia, 800m bronze
  • João Machado, peso ouro
  • Estafeta 4x400m fem. Maria Câmara, Maria Vicente. Ana Alexandrino, Jennifer Nogueira, bronze

Hugo Soares é candidato a líder parlamentar

0
© Hugo Soares
© Hugo Soares

Hugo Soares, cabeça de lista da Aliança Democrática pelo Distrito de Braga nas últimas legislativas, é candidato à liderança da bancada social-democrata na Assembleia da República.

“Hugo Soares, acérrimo defensor do bem-estar dos portugueses, vai, estou certo, gerir a bancada dos deputados eleitos pelo PSD em prol de Portugal. Hugo Soares sempre foi, é, e será um forte quadro politico da nossa democracia ao serviço do país, sem nunca esquecer as suas origens minhotas”, referiu Paulo Cunha, vice-presidente da nacional do PSD e Presidente da Distrital do PSD de Braga.