Domingo, Maio 26, 2024
13.9 C
Braga
PaísFundação BIAL abre candidaturas para apoios a projetos de investigação científica

Fundação BIAL abre candidaturas para apoios a projetos de investigação científica

Limite máximo do apoio no valor de 60 mil euros.

© Fundação Bial

A Fundação BIAL vai abrir um novo concurso de candidaturas para investigadores com projetos científicos nas áreas da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

O anúncio foi feito na cerimónia de abertura do 14.º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, que decorre até amanhã, na Casa do Médico, no Porto.

O regulamento e a documentação do concurso estão disponíveis em www.bialfoundation.com. As candidaturas estarão abertas até 31 de agosto.

As candidaturas aprovadas beneficiarão de apoios até ao montante máximo de 60 mil euros, determinado, em função das características de cada projeto, pelos membros do Conselho Científico.

O sistema de Apoios à Investigação Científica, criado pela Fundação BIAL em 1994, tem como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o ser humano saudável, nomeadamente em áreas ainda pouco exploradas, mas suscetíveis de profunda análise científica, como é o caso da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

“Temos muito gosto em ter realizado nos últimos 30 anos um continuado apoio à investigação em ciências da saúde e, sobretudo, nas áreas das neurociências e da parapsicologia, aproximando-as entre si. É nosso objetivo continuar a estimular a boa produção científica que resulte em benefício para as pessoas, quer em conhecimento, quer em ganhos para a saúde”, refere o presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.

No total, nas 15 edições já realizadas, a Fundação aprovou para financiamento 865 projetos de 1702 investigadores provenientes de 30 países. Destes projetos, 847 foram apoiados e resultaram até à data na publicação de 2457 artigos, dos quais 1957 em revistas indexadas e 1718 em revistas com um fator de impacto médio de 4.2 e 383 em revistas com um fator de impacto igual ou superior a 5. Em fevereiro de 2024 foi contabilizado um número substancial de citações (45.764), sendo que 591 publicações foram citadas mais de 20 vezes.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES