
O Gandra Futebol Clube, nos escalões Traquinas e Infantis, e o Clube Futebol de Fão no escalão Benjamins, sagram-se campeões do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil 2023/2024. A última jornada da competição, organizada pelo Município de Esposende, decorreu nos dias 25 e 26 de maio, no Estádio do União Desportiva de Vila Chã, com a entrega de prémios a cargo do Vereador do Desporto, Rui Losa.
O Campeonato envolveu mais de 700 atletas, dos 4 aos 12 anos de idade, nos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis, num total de 44 equipas, em representação de nove clubes, nomeadamente Antas Futebol Clube, Grupo Desportivo de Apúlia, Clube de Futebol de Fão, Forjães Sport Club, Desportivo Recreativo Estrelas Faro, Gandra Futebol Clube, Associação Desportiva de Esposende, Futebol Clube de Marinhas e União Desportiva de Vila Chã. A competição decorreu ao longo de oito meses, em sistema de jornadas concentradas, em diversos estádios do concelho, numa estratégia de descentralização e de aproximação da iniciativa à comunidade.
No escalão Traquinas, o Gandra A foi o vencedor, na segunda posição classificou-se o Grupo Desportivo de Apúlia A e, em terceiro, o FC Marinhas A. Seguem-se o DR Estrelas do Faro, o Antas FC, o FC Marinhas B, o Forjães SC, a UD Vila Chã, o CF Fão, a AD Esposende e o GD Apúlia B.
O CF Fão A conquistou o primeiro lugar do escalão Benjamins, tendo sido acompanhado no pódio pelo GD Apúlia, segundo classificado, e pelo FC Marinhas B, terceiro classificado. Em quarto lugar ficou o Forjães SC A, seguindo-se o CF Fão B, o Antas FC, o Gandra FC, a AD Esposende A, o FC Marinhas A, a AD Esposende B, a UD Vila Chã e o Forjães SC B.
Quanto ao escalão Infantis, o vencedor foi o Gandra FC, o FC Marinhas A foi o segundo classificado e o CF Fão o terceiro. Na quarta posição ficou o GD Apúlia, seguido do Forjães SC A, do Antas FC, do FC Marinhas B, do Forjães SC B, da AD Esposende, do DR Estrelas do Faro e da UD Vila Chã.
No que se refere ao escalão Petizes, como não tem caráter competitivo não há classificações.
Integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), o Campeonato Concelhio de Futebol Infantil tem sido determinante para o aumento do número de praticantes nos escalões mais baixos de formação, como comprova o número de atletas e equipas participantes nos campeonatos federados da Associação de Futebol de Braga, sendo de realçar também os excelentes resultados alcançados.