Quarta-feira, Maio 25, 2022
16.8 C
Braga
InícioRegiãoCelorico de BastoFermil de Basto comemorou 21 anos de elevação a vila

Fermil de Basto comemorou 21 anos de elevação a vila

© CM Celorico de Basto

A vila de Fermil de Basto, em Celorico de Basto, celebrou a 19 de abril 21 anos de elevação a vila.

A missa campal cantada pelo grupo coral de Fermil e presidida pelo sacerdote Parcidio Rodrigues.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, fez uma retrospetiva da história desta vila, salientando a importância das instituições e associações no crescimento concertado da mesma. “A vila de Fermil é feita de pessoas, pessoas dinâmicas, bairristas e cheias de orgulho na sua terra. Uma terra reconhecida pelas instituições e entidades que a fazem crescer e evoluir, instituições que fazem parte da história e da memória desta terra. São marcas que a perpetuam como o Centro Social e paroquial de Molares, o Sport Clube Fermilense, a escola Profissional e Agrícola Eng Silva Nunes, e muitas outras entidades feitas por homens e mulheres dedicados às instituições mas dedicados sobretudo à terra e ao seu crescimento como um todo”, disse o autarca.

“Temos projetos audaciosos para esta vila, temos objetivos concretos para a tornar ainda mais atrativa, em breve serão concluídas as obras do centro interpretativo que será mais um refúgio da cultura e da arte, um espaço que surge da reabilitação de uma antiga escola primária que irá, agora noutro contexto, continuar a servir a população e a dar à comunidade o destaque cultural que a mesma precisa”, sustentou o edil.

Também Félix Peneda, presidente da União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares, que compreende a vila de Fermil, salientou a importância de marcar estes momentos de forma permanente. “É muito importante recordar estes momentos, a elevação de Fermil a Vila foi um momento histórico que não pode ficar esquecido e que tem que ser impulso para a ajudar a crescer sempre em união com as nossas gentes que são cruciais para o desenvolvimento de qualquer terra”, frisou.

Terminada a cerimónia religiosa, os presentes foram convidados a assistir a um espetáculo musical pelos Basfado, um grupo de fado que conta com vários elementos oriundos de Fermil de Basto.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS