Sexta-feira, Setembro 6, 2024
16.1 C
Braga
BragaComissão da Assembleia Municipal de Braga visitou obras no Bairro das Andorinhas

Comissão da Assembleia Municipal de Braga visitou obras no Bairro das Andorinhas

As obras no Bairro das Andorinhas tiveram investimento de cerca de 6 milhões de euros suportado por fundos do PRR.

© CM Braga

A Comissão de Assuntos Económicos, Empresas Municipais e Turismo da Assembleia Municipal de Braga visitou as obras que estão em curso no Bairro das Andorinhas.

A intervenção está a ser realizada ao abrigo do Programa 1.º Direito e da Estratégia Local de Habitação de Braga, num investimento de cerca de seis milhões de euros, suportado por fundos do PRR. Estima-se que o bairro esteja completamente renovado até 2026.

Durante a visita, João Rodrigues, vereador com a tutela da Habitação e presidente do Conselho de Administração da Bragahabit, referiu que as intervenções “vão permitir um aumento considerável da dignidade e qualidade de vida dos moradores”. “Estamos a falar de obras de interior e exterior que vão garantir casas muito mais confortáveis e eficientes. Pela importância das intervenções, é importante que a Assembleia Municipal esteja a par do avançar do decorrer dos trabalhos”, salientou o vereador.

De acordo com a comissão, “a operação de reabilitação do Bairro das Andorinhas tem concluídas intervenções nos Blocos 10 e 11, Blocos 15 e 16 e Blocos 5, 6 e 7 (Partes Comuns), Blocos 8 e 9 (Partes Comuns). As únicas empreitadas por consignar são relativas aos Blocos 20, 21 e 22 (Partes Comuns) e Blocos 26 e 27, apesar de os respetivos concursos públicos já terem sido adjudicados”.

Segundo Carlos Videira, administrador executivo da Bragahabit, a empreitada dos Blocos 31, 32 e 33 (Partes Comuns) “é a única cujo concurso público ainda não foi lançado, prevendo-se que tal venha a suceder nos próximos dias”. “A BragaHabit já submeteu 81 candidaturas de proprietários privados do Bairro das Andorinhas, através da figura de Beneficiário Direto, algo permitirá o seu acesso ao financiamento proveniente do 1.º Direito e a realização da correspondente reabilitação das frações habitacionais privadas”, explicou o administrador, na visita que contou também com representantes da Associação de Moradores do bairro.

Já para João Nogueira, da Comissão de Assuntos Económicos, Empresas Municipais e Turismo da Assembleia Municipal de Braga, a visita “permitiu conhecer o projeto de reabilitação em curso”. “Esta comissão tem como missão acompanhar e fiscalizar as competências da Câmara Municipal em matéria de habitação”, referiu, notando “o esforço realizado pela Bragahabit no sentido de trazer e executar as políticas de habitação traçadas pelo poder central”.

Recorde-se que o 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES