Segunda-feira, Junho 17, 2024
16.2 C
Braga
ReportagemRampa da Falperra promete fim de semana vibrante em Braga

Rampa da Falperra promete fim de semana vibrante em Braga

Considerada a melhor Rampa do Europeu de Montanha, a 43.ª edição decorre de 17 a 19 de maio.

© CM Braga

A mítica Rampa Internacional da Falperra está de regresso a Braga de 17 a 19 de maio. A 43.ª edição vai trazer várias novidades onde toda a informação poderá ser consultada em rampadafalperra.pt, nesta que promete continuar a ser a melhor rampa do Europeu de Montanha.

Rogério Peixoto, presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM), falou que a edição deste ano conta com várias novidades para melhorar a competição, tendo apostado na sustentabilidade da prova. “Nós fizemos uma aposta grande num estudo da pegada de carbono, que fizemos na prova anterior, assim como na sustentabilidade ambiental da prova. Esse estudo revelou qual foram as causas dessa pegada ambiental e permitiu-nos demonstrar que aquilo que causava maior impacto ambiental a nível do carbono era realmente a deslocação dos pilotos estrangeiros aqui para a nossa prova. Sobre isso, infelizmente não vamos poder atuar, mas npoderemos atuar a outros níveis. Para isso, fizemos um forte investimento em várias áreas. Fizemos um contrato com uma concessionária de Braga, a Stock Car, que nos vai fornecer unicamente viaturas elétricas para toda a organização”, disse o presidente.

Outra das apostas que a organização fez foi acabar com o papel durante a rampa. “Também adquirimos um software da Sportity que nos permite que não haja papel na Rampa da Falperra, pois todo o quadro oficial vai ser digital e através de uma parceria com a AGERE onde vai ser distribuída água aos pilotos através de um recipiente especial, usando unicamente copos de papel para acabar com as garrafas de plástico”, disse Rogério Peixoto.

O presidente explicou que foram colocados cerca de 150 metros de rails em toda a extensão da prova. “Ultrapassámos as normas da FIA, onde grande parte do traçado terá um novo piso muito mais aderente, muito mais seletivo, numa zona bastante extensa do circuito, o que penso que irá aumentar ainda mais a segurança dos pilotos nessa zona de curvas e até pode aumentar a média da prova”, acrescentou.

Rogério Peixoto deixou o apelo aos fãs para comparecer à Rampa da Falperra. “Esperemos que os nossos fãs, os nossas aficionados do automobilismo, estejam estejam mais uma vez em peso na Rampa da Falperra e que nos ajudem a preservar também todo este ambiente. Um apelo especial a todos para que, se possível, utilizem os recipientes que vão ter à dispoição deles para não poluirem a rampa porque se todos ajudarem, isso será possível e poderemos dar uma demonstração de civismo a todo o mundo porque a prova irá ser mais uma vez transmitida em direto para todo o mundo e gostaríamos de sermos um exemplo e dar o exemplo a toda a Europa para que esta seja e continue a ser a que todos consideram ser a melhor rampa do Europeu de Montanha”, finalizou.

Organizado pelo Clube Automóvel do Minho, o evento desportivo deste ano terá foco na sustentabilidade com o objetivo de reduzir a pegada ecológica.

A prova arranca no dia 17 de maio com a exposição dos carros no Pópulo, seguindo-se o tradicional desfile pelas ruas do centro histórico de Braga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES