Quarta-feira, Maio 29, 2024
20.5 C
Braga
RegiãoCelorico de BastoCelorico de Basto homenageou Rodrigo Sousa Castro, Capitão de Abril

Celorico de Basto homenageou Rodrigo Sousa Castro, Capitão de Abril

No âmbito dos 50 anos do 25 de Abril.

© CM Celorico de Basto

Rodrigo Sousa Castro, natural de Celorico de Basto e um dos Capitães de Abril, foi homenageado pela autarquia.

“O Coronel Sousa Castro, figura importante de um dos momentos mais marcantes da história contemporânea de Portugal, voltou à sua terra natal onde esteve presente numa iniciativa realizada pelo Centro de Formação de Basto. O evento reuniu cinco autores numa conferência dedicada aos 50 anos do 25 de Abril, onde se refletiu sobre o significado e o legado deste marco histórico para a democracia portuguesa”, refere a Câmara de Celorico de Basto.

À margem da conferência, o presidente da Câmara José Peixoto Lima teve a oportunidade de expressar a sua “gratidão e reconhecimento ao Capitão Sousa e Castro”, oferecendo-lhe uma pintura realizada pela artista plástica Mafalda Rocha, autora da coleção “Os Rostos da Democracia”. Esta obra de arte, que retrata o rosto do Capitão de Abril, faz parte do catálogo desta coleção.

Rodrigo Sousa Castro deixou o seu agradecimento ao Município e referiu que”“esta não é uma homenagem a um individuo, mas sim a um grupo de pessoas e às suas famílias que fizeram sacrifícios para a conquista da liberdade”.

Para o presidente da Câmara, “a homenagem prestada ao Capitão Sousa e Castro é um tributo merecido a um homem cujo compromisso e coragem foram fundamentais para a consolidação dos valores democráticos em Portugal. O seu exemplo continua a inspirar gerações, recordando-nos sempre da importância da liberdade, da justiça e da democracia”. “O município de Celorico de Basto sente-se honrado por poder prestar esta homenagem ao Capitão Sousa e Castro e orgulha-se em contribuir para preservar a memória dos heróis que tornaram possível a conquista dos direitos e liberdades que hoje desfrutamos”.

Este acontecimento marcou o arranque da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril em Celorico de Basto.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES