A cultura popular está salvaguardada em Vila Nova de Famalicão. Mais de 30 associações assinaram, esta segunda-feira, o protocolo de cooperação com a Câmara Municipal, que lhes garante apoio para o desenvolvimento e manutenção das suas atividades. O investimento, na ordem dos 103 mil euros, vai permitir que estas entidades continuem a sua dinâmica cultural, que inclui zelar pelas tradições populares do concelho.
“Obrigado por manterem viva a nossa herança popular”, agradeceu o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, aquando a assinatura dos protocolos de apoio, no pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
“É graças a todos vocês, ao vosso esforço, à vossa dedicação, ao vosso empenho e dinamismo, que Famalicão consegue manter viva a sua cultura popular, assente em tradições ancestrais”, referiu o edil. “Vocês são os principais protagonistas e guardiães deste nosso legado, e a prova inequívoca que o nosso passado está a ser respeitado, e que as nossas tradições perduram no tempo”, acrescentou.
No total, o apoio municipal abrangeu 23 grupos e ranchos folclóricos, três bandas de música e cinco grupos musicais do concelho.