Sexta-feira, Junho 14, 2024
16.2 C
Braga
RegiãoEsposendeCepães, Suave Mar, Ofir, Apúlia e Ramalha com galardão “Praia com Qualidade...

Cepães, Suave Mar, Ofir, Apúlia e Ramalha com galardão “Praia com Qualidade de Ouro”

Ambiente.

© CM Esposende

As praias de Cepães, Suave Mar, Ofir, Apúlia e Ramalha, no concelho de Esposende, conquistaram o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”, pelo que, na época balnear 2024, vão ostentar este selo de qualidade. 

Esta distinção é atribuída pela associação ambientalista Quercus e distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas. 

Para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar vários critérios, como uma qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última e todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

A avaliação da Quercus é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, dado que se baseia apenas na qualidade da água das praias. É, contudo, mais exigente neste aspeto específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura. Este ano, foram galardoadas 420 praias, mais 26 do que em 2023, sendo que 349 são costeiras, 61 interiores e 10 de transição.

Para além destas três praias com “Qualidade de Ouro”, Esposende mantém a Bandeira Azul nas praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES