Quarta-feira, Setembro 18, 2024
20.6 C
Braga
RegiãoGuimarãesDomingos Bragança inaugurou 1.ª edição da Feira de Oportunidades em Guimarães

Domingos Bragança inaugurou 1.ª edição da Feira de Oportunidades em Guimarães

O certame conta com cerca de 60 expositores.

© CM Guimarães

Na manhã desta quinta-feira, no Multiusos de Guimarães, teve lugar a cerimónia de inauguração da 1.ª edição da Feira de Oportunidades ORIENTA-TE, um momento que contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara, de Adelina Pinto, vice-presidente e vereadora da Educação, e de Nelson Felgueiras, vereador da Juventude e Desporto. 

São mais de 60 instituições de ensino, formação e emprego que marcam presença nesta mostra dirigida a todos os jovens, a partir do 9.º ano de escolaridade, e cujo objetivo é orientá-los nas suas opções formativas e profissionais, facto que foi realçado por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, na sua intervenção. O edil lembrou que “a feira foi inaugurada no Dia da Europa”, e fez um paralelismo entre os avanços conseguidos com a integração europeia de Portugal na área educativa e as políticas públicas em Guimarães, que privilegiam a Educação, a Ciência e a Cultura. “Este evento confirma que os pilares de desenvolvimento da nossa sociedade, que são a Educação, a Ciência e a Cultura, dão frutos, embora não imediatos. O ambiente que sentimos aqui hoje confirma-o”, disse. 

Para Domingos Bragança, “o robustecimento dos cidadãos é feito a partir do seu empoderamento, e a 1.ª Feira de Oportunidades de Guimarães é um evento que permite que os jovens possam tomar contacto com uma oferta formativa cada vez mais diversificada e capaz de proporcionar um percurso profissional de sucesso”. “Tenho a certeza de que esta oferta educativa e empresarial, de uma riqueza excecional, será decisiva para o futuro destes jovens”, concluiu. 

Nelson Felgueiras realçou a ideia que esteve na génese a organização do evento e que é a de permitir uma tomada de decisão informada e consciente por parte dos jovens. “Estamos a dar resposta a uma necessidade identificada, no que constitui um momento decisivo na vida dos jovens vimaranenses”, disse.

Para o vereador, a 1.ª edição da Feira de Oportunidades “é uma oportunidade para reunir um conjunto de expositores dedicados ao ensino superior, secundário e profissional, bem como associativos e empresariais. A presença do Exército, da Força Aérea e da PSP é também mais uma oportunidade para quem queira seguir uma carreira nas forças de defesa e segurança”. 

O certame conta com cerca de 60 expositores e, até ao próximo sábado dia 11 de maio, proporcionará inúmeros momentos lúdicos, espaços lounge e de Coworking, palestras e atuações ao vivo.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES