Quarta-feira, Maio 15, 2024
12.3 C
Braga
BragaCâmara apresentou ao país o “Cuidar Braga” para diminuir queimas de sobrantes

Câmara apresentou ao país o “Cuidar Braga” para diminuir queimas de sobrantes

O projeto já conseguiu evitar a emissão de 566 ton de CO2.

© CM Braga

O Município de Braga foi convidado a apresentar o projeto “Cuidar Braga” durante o lançamento da campanha “Portugal Chama 2024”, sob organização da AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais”). Vitor Azevedo, coordenador municipal de Proteção Civil, esteve presente nesta iniciativa.

Este projeto é considerado “um bom exemplo de promoção de alteração de comportamentos na redução do uso do fogo e na eliminação de sobrantes agrícolas e florestais”.

Trata-se de um serviço inteiramente gratuito de trituração e/ou recolha de sobrantes florestais e de podas agrícolas, assumindo-se como “uma solução alternativa ao uso do fogo para a sua eliminação, mais segura e ambientalmente mais responsável”.

“Este projeto concorre para o objetivo nacional de redução do número de incêndios provocados pelo descontrole de queimas de sobrantes, promove a redução da emissão de dióxido de carbono e a melhoria da qualidade do ar e apresenta-se como um incentivo à reutilização de sobrantes vegetais”, refere Altino Bessa, vereador da Proteção Civil.

O “Cuidar Braga” representou um investimento de 276.048.48 euros, financiado em 85%, e resultou até ao momento na produção de 358 ton de estilha, que correspondem a 566 ton de CO2 não emitidos.

Tendo como mote o lema da campanha nacional “A prevenção começa em si. Começa em todos”, o Município de Braga alerta para a necessidade de limpeza dos terrenos florestais até 30 de abril, reforçando a disponibilização e gratuitidade do “Cuidar Braga” ao serviço dos munícipes.

Pode solicitar o biotriturador online ou se preferir, pode contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência ou a Divisão de Proteção Civil Municipal pelo telefone 253 61 60 60.

A campanha “Portugal Chama 2024” tem como principal objetivo sensibilizar as pessoas para os comportamentos de risco em dias de índices de temperatura elevados, tais como a realização de queimas ou fogueiras, lançamento de foguetes, utilização de maquinaria, entre outros, informar sobre as medidas de autoproteção e como atuar na fase de prevenção ou durante a ocorrência de um incêndio.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES