Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioBragaReativada ligação de autocarro entre Porto e Braga
spot_img

Reativada ligação de autocarro entre Porto e Braga

© Transdev

Os municípios do Porto e de Braga decidiram reativar o serviço de transporte rodoviário de passageiros entre ambas as cidades, a partir de amanhã, 6 de dezembro.

Hoje mesmo, a CIM Cávado solicitou à AMP a delegação de competências que “confira a esta entidade a legitimidade para, no quadro legal, realizar a contratação pública da linha em causa, de forma a restabelecer o serviço”.

Esta decisão, que surge por consenso entre Rui Moreira e Ricardo Rio, é justificada, desde logo, pela “necessidade de assegurar o acesso a instituições de ensino superior, bem como aos centros hospitalares do Porto e ao Instituto Português de Oncologia, entre outros pontos nevrálgicos da cidade”.

Assim, durante os dias 6 e 7 de dezembro, o transporte rodoviário de passageiros será efetuado a título gratuito (custeado pelo Município do Porto), em serviço ocasional, assegurando 15 circulações diárias.

A partir a próxima segunda-feira, dia 11, no pressuposto de que a AMP dará “resposta com a urgência que a situação exige”, a Comunidade Intermunicipal do Cávado, legitimada para o efeito e enquanto autoridade de transportes interregional, com competência partilhada para a linha entre Porto e Braga, assumirá “a gestão do serviço de transporte público de passageiros (cujo eventual défice será suportado pelos municípios de Braga e Porto em partes iguais)”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES