Quarta-feira, Junho 12, 2024
21.2 C
Braga
BragaBraga em destaque em relatório europeu sobre cidades circulares

Braga em destaque em relatório europeu sobre cidades circulares

Ambiente.

© CM Braga

Braga está em destaque no relatório Circular Cities Declaration. Trata-se de um documento anual que analisa a implementação e impacto da economia circular em 54 municípios signatários da Declaração Europeia das Cidades Circulares. Braga figura entre as 11 cidades portuguesas em destaque.

O relatório dá nota de que o Município de Braga alavancou a Estratégia Municipal de Economia Circular, fazendo alusão ao programa de troca de lâmpadas, ao plano de apoio à aquisição de bicicletas, à plataforma de avaliação de potencial de instalação de painéis fotovoltaicos e telhados verdes, ao projeto Cuidar Braga e, ainda, às políticas de Educação para uma Economia Circular, particularmente a formação de professores.

O vereador do Ambiente, Altino Bessa, afirma que “este é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos e já bastante cimentado entre as várias estruturas envolvidas”. “Esta referência ao Município de Braga deve-se também a um trabalho conjunto de várias organizações do Concelho (Juntas de Freguesia, comunidade educativa, associações, instituições de solidariedade social, entre outros). Ao longo destes dez anos, temos construído um grupo coeso e assente num objetivo muito próprio: reforçar a marca Braga nas esferas do Ambiente, Sustentabilidade e Economia Circular”, salientou Altino Bessa.

Com a aprovação da Estratégia Municipal de Educação Ambiental, acrescenta o vereador, “far-se-á sentir um impulso assaz significativo na educação para a Economia Circular por via de práticas intergeracionais”.

No relatório, Braga destaca-se também na vertente de mercados locais de géneros alimentícios para promover produtos locais e encurtar as cadeias de abastecimento, o que “comprovadamente reduz a perda e o desperdício de alimentos e, em última análise, ajuda os agricultores que utilizam práticas amigas da Natureza a gerar mais receitas”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES