Início Site Página 4074

Discotecas e bares de Braga fecham por prevenção

0
Lustre

O Lustre, Sardinha Biba, Bô Zen, Dona Rosa, Club Del Mar e o Barhaus anunciaram nas suas páginas de Facebook que irão encerrar voluntariamente como medida de prevenção face à Covid-19.

Cada estabelecimento de diversão noturna anunciou o seu fecho como voluntário, mas obrigatório para o bem de toda a comunidade.

“No sentido de contribuir para a contenção do vírus Covid-19, estaremos encerrados voluntariamente até data a anunciar”, escreveu o Club del Mar.

“Face à ameaça da Covid-19, e tendo em conta o nosso compromisso social, comunicamos a todos os nossos clientes e amigos que estaremos encerrados este fim de semana. Com isto, unimo-nos aos esforços da comunidade para travar a epidemia que nos assola, zelando pelo bem estar de todos e pela saúde pública”, dita o comunicado do Bô Zen e Dona Rosa.

Confraria do Bom Jesus cancela atividades religiosas e culturais

0
DR

A Confraria do Bom Jesus do Monte informou que vai cancelar as atividades religiosas e culturais devido às atuais circunstâncias com o risco de propagação da Covid-19.

Assim, estão canceladas as seguintes atividades:

  • Via Sacra no dia 15 de março, às 15h00;
  • Via Sacra no dia 22 de março, às 15h00;
  • Visita guiada às capelas do Bom Jesus, no dia 28 de março, às 10h00.
  • Procissão Penitencial no dia 29 de março, às 15h00 (da Igreja de Santa Cruz para o Bom Jesus).
  • Missa campal, no dia 29 de março, às 17h00 (saída da imagem do Bom Jesus do Monte no andor).
  • Encerramento temporário do Centro de Memórias do Bom Jesus.

Compasso da Cónega não irá realizar-se este ano

0
Luís Pedroso

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, anunciou esta quinta-feira, dia 12 de março, que o tradicional e secular Compasso da Cónega não irá cumprir-se.

“É com muita pena que o Compasso da Cónega não irá sair à rua. Este cancelamento foi confirmado pelo Cónego Manuel Joaquim, responsável pelas Paróquias da Sé, Cividade e de São João do Souto. Uma vez que esta celebração não irá ser cumprida, a União de Freguesias irá pedir a rebaixada dos arcos da luz”, disse Luís Pedroso.

O presidente acrescentou que “dadas as contingências e reforçar as exigências da Direção Geral da Saúde, a União de Maximinos, Sé e Cividade foi a primeira União a ativar o plano de contingência dentro do concelho de Braga”, informando que os serviços da Junta estão a funcionar, mas com um regulamento, onde os funcionários estão a trabalhar com luvas e a fazer o atendimento através do vidro ou a uma determinada distância.

A Via Sacra de Maximinos, que estava marcada para o dia 5 de abril, também foi cancelada, estando ainda por decidir se a Festa de São Gregório, agendada para o dia 19 de abril, irá ser realizada.

O Compasso da Cónega realiza-se anualmente na segunda-feira de Páscoa com quatro cruzes que saem da Sé Catedral em direção à Rua da Boavista, conhecida como a Rua da Cónega.

Banco de Sangue do Hospital de Braga com local de funcionamento alterado

0
Hospital de Braga

No âmbito do Plano de Contingência do Covid-19, o Banco de Sangue do Hospital de Braga será transferido, temporariamente, para uma nova localização. Esta medida permitirá criar um espaço próprio e independente com ligação direta a uma ala de internamento dedicada exclusivamente a eventuais casos de Covid-19.

A partir de amanhã, dia 13 de março, o Banco de Sangue estará localizado no Piso 0 no Centro do Conhecimento. Para aceder a este espaço os dadores devem dirigir-se ao quiosque telefónico junto à Receção Principal e seguir as indicações.

Caso se desloquem de automóvel, os dadores mantêm a possibilidade de estacionar gratuitamente em qualquer parque do Hospital, durante o período da dádiva.

O Banco de Sangue do Hospital de Braga apela a todos os dadores para continuarem a efetuar as suas dádivas, essenciais para dar resposta a todos os doentes que delas necessitam.

Transportes Urbanos de Braga adotam medidas de prevenção

0
CM Braga

Os Transportes Urbanos de Braga, (TUB), em conformidade com as medidas determinadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e em estreita articulação com o Município de Braga, ativou o seu Plano de Contingência para dar resposta ao COVID-19.

O esforço que os TUB têm vindo a desenvolver resulta da necessidade imediata de serem identificadas atempadamente as medidas e os procedimentos mais adequados para assegurar a redução dos perigos para a saúde de todos os seus colaboradores, bem como dos seus passageiros.

Nos últimos dias têm vindo a ser desenvolvidas as seguintes ações junto de colaboradores e passageiros:

  • Sensibilização dirigida os colaboradores, promovendo ações conjuntas da área de Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Afixação de folhetos informativos da DGS que detalham as medidas de proteção para fazer face ao surto de coronavírus nos postos de trabalho, edifícios e em todos os autocarros dos TUB.
  • Disponibilização de desinfetante junto com um folheto informativo a todos os colaboradores: motoristas, revisores, bilheteiros, agentes de fiscalização EUB e nas áreas administrativas, assim como em todos os setores da empresa.
  • Reforço e aumento da periodicidade na lavagem/desinfeção dos espaços de utilização comum dentro das instalações, nomeadamente: salas de trabalho, sala de formação, espaços de circulação, bares, salas de reunião, salas de convívio, instalações sanitárias, corrimões, puxadores das portas;
  • Reforço da limpeza e desinfeção diária das viaturas de transporte público de passageiros.
  • Reforço de higienização e desinfeção de todos os parcómetros das zonas de estacionamento de duração limitada, sob responsabilidade dos TUB.

Numa perspetiva de proteção individual, mas também coletiva, os TUB deixam a recomendação a todos os seus colaboradores e passageiros que sigam as regras de higiene emanadas pela Direção-Geral de Saúde.

Em nota, os TUB explicam que “a qualquer momento podem atualizar estas recomendações, caso surjam novas normas orientadoras da DGS tendo em conta a evolução do quadro epidemiológico do COVID-19. Até à data, não foi sinalizado nenhum caso de infeção nos TUB, estando a área de Segurança Higiene e Saúde no Trabalho disponível para esclarecer e responder a dúvidas colocadas, sempre em estreita articulação com a Unidade de Saúde Pública da ACES Cávado I de BRAGA. A empresa apela ainda a todos os clientes para utilizarem preferencialmente os contactos telefónicos e de email, evitando assim deslocações desnecessárias à sede e lojas”.

Gonçalo Pires, o jovem prodígio do violoncelo

0
Gonçalo Pires

Gonçalo Pires é um jovem bracarense de 17 anos que ficou conhecido pela sua prestação notável no programa Got Talent Portugal. O jovem prodígio no violoncelo mostrou o seu talento ao país no passado dia 16 de fevereiro ao tocar o Prelúdio da Suite 1 de Bach.

Esta atuação valeu-lhe o botão dourado através do jurado Manuel Moura dos Santos, que lhe permitiu a passagem direta às semi finais do programa. Gonçalo Pires voltará a atuar no próximo domingo, dia 15 de março, dependendo da votação do público para a sua passagem à final.

O jovem começou a tocar apenas com 7 anos quando ingressou na Conservatória de Música de Braga. Três dias antes da audição no Got Talent Portugal, Gonçalo Pires foi admitido na Royal Academy of Music, em Londres. “O júri da Royal Academy elogiou a minha prestação nas provas e garantiu-me a entrada naquela academia onde irei estudar durante os próximos anos. No dia anterior à audição do Got Talent Portugal, fiz a viagem de Londres para Lisboa muito feliz e motivado, porque tinha acabado de conquistar um sonho. Apesar de ter sido uma semana muito intensa de trabalho para as provas, vinha com muita vontade de dar tudo na audição, que não poderia ter corrido melhor”, disse Gonçalo Pires.

O jovem explicou que o programa é um grande desafio, uma vez que permite dar a conhecer o seu talento, fruto do seu trabalho. “Estou a trabalhar para ganhar. É um grande prazer para mim ser avaliado por este júri, todos eles com carreiras de topo. No momento em que o botão dourado foi carregado, senti uma pura felicidade, pois senti que o meu trabalho foi reconhecido por uma grande personalidade no mundo da música em Portugal, que é o Manuel Moura dos Santos”, referiu.

Para o futuro, Gonçalo Pires quer tornar-se violoncelista profissional e partilhar música com o público. “Quero ser um dia violoncelista profissional, pois adoro tocar violoncelo. Durante o período letivo no Conservatório, participo com muita frequência em audições, masterclasses, concursos e concertos de música clássica. Nas férias e tempos livres costumo tocar, sozinho ou com colegas, versões de música comercial em espaços públicos ou mesmo na rua. Tenho muitos sonhos que gostava de concretizar, mas sei que os sonhos só chegam com muito trabalho e dedicação!”, acrescentou o jovem músico.

Para a semi final do Got Talent Portugal, Gonçalo Pires quer dar “mais e melhor” aos jurados e ao público português para passar à fase final do programa. “Acho que as pessoas gostaram de ver a minha atuação. No entanto, ainda quero dar mais e melhor ao público português. Quero fazer uma boa prestação que impressione os jurados e o público”, concluiu.

As linhas de votação para votar no Gonçalo só estarão abertas no próximo domingo.

Reveja a atuação:

D. Jorge Ortiga apela à oração para a cura da Covid-19

0
D Jorge Ortiga

D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, apelou no seu comunicado informativo desta quinta-feira, dia 12 de março, para a população unir-se à oração para prevenir a propagação da Covid-19.

O Arcebispo Primaz de Braga pede à comunidade para rezar e pedir pelos doentes, pela cura e evitar a propagação do vírus. “A todo este empenho juntemos a oração. Rezemos ao Senhor, que, por mediação da Sua e nossa Mãe, se compadeceu de todos os frágeis e doentes, para que dê alívio e cure todos os infetados, anime os que deles cuidam, ajude os investigadores a encontrar os meios de cura, e a todos nos dê saúde e sensibilidade para o cuidado compassivo dos enfermos e para evitar que a doença se espalhe”, escreveu D. Jorge Ortiga.

No comunicado, o Arcebispo incluiu uma oração para a população orar pela cura:

“Senhor Jesus, Salvador do mundo,

esperança que não conhece a desilusão,

tem piedade de nós e livra-nos do mal!

A Ti imploramos a vitória

sobre o flagelo deste vírus que está a alastrar,

a cura dos doentes,

a proteção dos que estão sãos,

o auxílio para quem presta cuidados de saúde.

Mostra-nos o Teu Rosto de Misericórdia

e salva-nos com o Teu grande amor.

Tudo isto te pedimos por intercessão de Maria,

Tua e nossa Mãe, que fielmente nos acompanha!

Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

Amen!”

(† Bruno Forte)

Arcebispo de Braga cancela Compasso Pascal em toda a Arquidiocese

0
Braga TV

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, emitiu hoje, dia 12 de março, um comunicado que informa sobre o cancelamento do tradicional Compasso da Páscoa, abrangendo toda a Arquidiocese.

Já esta quarta-feira foi anunciado o cancelamento da Visita Pascal na cidade de Braga, tendo sido hoje decidido abranger todas as freguesias do concelho por prevenção contra a Covid-19. O Compasso Pascal iria realizar-se no domingo de Páscoa, 12 de abril, na segunda-feira, dia 13, ou no Domingo de Pascoela.

“O dom da vida tem um valor inviolável. Temos o dever de a proteger, a nossa e a dos outros. É pecado grave atentar contra ela e, por isso, em momentos de epidemia, compete ao cristão sacrificar tudo para a defender. (…) Conhecedores da situação atual e interessados na contenção do coronavírus, cabe-nos lutar arduamente contra todas as fontes possíveis de contágio”, refere D. Jorge Ortiga no comunicado enviado.

O Padre Adão Almeida, Pároco das freguesias de Arentim, Cunha, Ruílhe, Tebosa e Cambeses, falou que esta é uma decisão sensata para evitar que a doença se propague. “Pode haver pessoas que não aceitam esta atitude, mas, neste momento, o mais sensato é tentarmos evitar que este problema se propague ainda mais, o que pode obrigar a que se tomem medidas deste género. Sabendo que isto não evita a cem por cento o contágio, pode ajudar. Eu gosto de andar no Compasso e fico triste por ele não sair. O Compasso é um momento importante, contudo devemos ponderar e ter contenção neste momento. Rezemos para que o Senhor nos proteja e livre o mundo desta situação”, disse.

Supermercado Preço Doce em Tadim encerra na tarde desta quinta-feira

0
Preço Doce

O supermercado Preço Doce, situado na Praceta General Humberto Delgado na freguesia de Tadim, encontra-se encerrado desde o meio-dia desta quinta-feira, 12 de março, devido ao falecimento da mãe do Sócio-Gerente.

O Preço Doce voltará a abrir amanhã no seu horário habitual.

Há uma petição pública para o encerramento do Braga Parque devido à Covid-19

0
Braga Parque

Numa altura em que a cidade de Braga está a tomar medidas de contingência para evitar a propagação do Covid-19, está a circular uma petição pública para o encerramento do centro comercial do Braga Parque.

“Como todos sabem, o Braga Parque é um dos centros comerciais mais frequentados da região norte. Devido à fase crítica de saúde pública que estamos a passar, sobretudo na região norte, vimos por este meio apelar ao encerramento temporário deste shopping acima referido. Sendo um espaço fechado e de muito movimento, todos ficamos mais suscetíveis de contrair este vírus, que já se mostrou ser um vírus de propagação rápida. Pela saúde de todos os clientes e lojistas, por favor encerrem este shopping. Sem saúde, não há trabalhadores, nem clientes”, pode ler-se na petição que já conta com 2660 assinaturas.