Transportes Urbanos de Braga adotam medidas de prevenção
Segunda-feira , Outubro 19 2020 Periodicidade Diária nº 2609
Principal / Notícias / Transportes Urbanos de Braga adotam medidas de prevenção

Transportes Urbanos de Braga adotam medidas de prevenção

Os Transportes Urbanos de Braga, (TUB), em conformidade com as medidas determinadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e em estreita articulação com o Município de Braga, ativou o seu Plano de Contingência para dar resposta ao COVID-19.

O esforço que os TUB têm vindo a desenvolver resulta da necessidade imediata de serem identificadas atempadamente as medidas e os procedimentos mais adequados para assegurar a redução dos perigos para a saúde de todos os seus colaboradores, bem como dos seus passageiros.

Nos últimos dias têm vindo a ser desenvolvidas as seguintes ações junto de colaboradores e passageiros:

  • Sensibilização dirigida os colaboradores, promovendo ações conjuntas da área de Higiene e Segurança no Trabalho;
  • Afixação de folhetos informativos da DGS que detalham as medidas de proteção para fazer face ao surto de coronavírus nos postos de trabalho, edifícios e em todos os autocarros dos TUB.
  • Disponibilização de desinfetante junto com um folheto informativo a todos os colaboradores: motoristas, revisores, bilheteiros, agentes de fiscalização EUB e nas áreas administrativas, assim como em todos os setores da empresa.
  • Reforço e aumento da periodicidade na lavagem/desinfeção dos espaços de utilização comum dentro das instalações, nomeadamente: salas de trabalho, sala de formação, espaços de circulação, bares, salas de reunião, salas de convívio, instalações sanitárias, corrimões, puxadores das portas;
  • Reforço da limpeza e desinfeção diária das viaturas de transporte público de passageiros.
  • Reforço de higienização e desinfeção de todos os parcómetros das zonas de estacionamento de duração limitada, sob responsabilidade dos TUB.

Numa perspetiva de proteção individual, mas também coletiva, os TUB deixam a recomendação a todos os seus colaboradores e passageiros que sigam as regras de higiene emanadas pela Direção-Geral de Saúde.

Em nota, os TUB explicam que “a qualquer momento podem atualizar estas recomendações, caso surjam novas normas orientadoras da DGS tendo em conta a evolução do quadro epidemiológico do COVID-19. Até à data, não foi sinalizado nenhum caso de infeção nos TUB, estando a área de Segurança Higiene e Saúde no Trabalho disponível para esclarecer e responder a dúvidas colocadas, sempre em estreita articulação com a Unidade de Saúde Pública da ACES Cávado I de BRAGA. A empresa apela ainda a todos os clientes para utilizarem preferencialmente os contactos telefónicos e de email, evitando assim deslocações desnecessárias à sede e lojas”.