Gonçalo Pires, o jovem prodígio do violoncelo
Terça-feira , Outubro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2610
Principal / Notícias / Gonçalo Pires, o jovem prodígio do violoncelo

Gonçalo Pires, o jovem prodígio do violoncelo

Gonçalo Pires é um jovem bracarense de 17 anos que ficou conhecido pela sua prestação notável no programa Got Talent Portugal. O jovem prodígio no violoncelo mostrou o seu talento ao país no passado dia 16 de fevereiro ao tocar o Prelúdio da Suite 1 de Bach.

Esta atuação valeu-lhe o botão dourado através do jurado Manuel Moura dos Santos, que lhe permitiu a passagem direta às semi finais do programa. Gonçalo Pires voltará a atuar no próximo domingo, dia 15 de março, dependendo da votação do público para a sua passagem à final.

O jovem começou a tocar apenas com 7 anos quando ingressou na Conservatória de Música de Braga. Três dias antes da audição no Got Talent Portugal, Gonçalo Pires foi admitido na Royal Academy of Music, em Londres. “O júri da Royal Academy elogiou a minha prestação nas provas e garantiu-me a entrada naquela academia onde irei estudar durante os próximos anos. No dia anterior à audição do Got Talent Portugal, fiz a viagem de Londres para Lisboa muito feliz e motivado, porque tinha acabado de conquistar um sonho. Apesar de ter sido uma semana muito intensa de trabalho para as provas, vinha com muita vontade de dar tudo na audição, que não poderia ter corrido melhor”, disse Gonçalo Pires.

O jovem explicou que o programa é um grande desafio, uma vez que permite dar a conhecer o seu talento, fruto do seu trabalho. “Estou a trabalhar para ganhar. É um grande prazer para mim ser avaliado por este júri, todos eles com carreiras de topo. No momento em que o botão dourado foi carregado, senti uma pura felicidade, pois senti que o meu trabalho foi reconhecido por uma grande personalidade no mundo da música em Portugal, que é o Manuel Moura dos Santos”, referiu.

Para o futuro, Gonçalo Pires quer tornar-se violoncelista profissional e partilhar música com o público. “Quero ser um dia violoncelista profissional, pois adoro tocar violoncelo. Durante o período letivo no Conservatório, participo com muita frequência em audições, masterclasses, concursos e concertos de música clássica. Nas férias e tempos livres costumo tocar, sozinho ou com colegas, versões de música comercial em espaços públicos ou mesmo na rua. Tenho muitos sonhos que gostava de concretizar, mas sei que os sonhos só chegam com muito trabalho e dedicação!”, acrescentou o jovem músico.

Para a semi final do Got Talent Portugal, Gonçalo Pires quer dar “mais e melhor” aos jurados e ao público português para passar à fase final do programa. “Acho que as pessoas gostaram de ver a minha atuação. No entanto, ainda quero dar mais e melhor ao público português. Quero fazer uma boa prestação que impressione os jurados e o público”, concluiu.

As linhas de votação para votar no Gonçalo só estarão abertas no próximo domingo.

Reveja a atuação: