Arcebispo de Braga cancela Compasso Pascal em toda a Arquidiocese
Quinta-feira , Outubro 22 2020 Periodicidade Diária nº 2612
Principal / Freguesias / Arcebispo de Braga cancela Compasso Pascal em toda a Arquidiocese

Arcebispo de Braga cancela Compasso Pascal em toda a Arquidiocese

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, emitiu hoje, dia 12 de março, um comunicado que informa sobre o cancelamento do tradicional Compasso da Páscoa, abrangendo toda a Arquidiocese.

Já esta quarta-feira foi anunciado o cancelamento da Visita Pascal na cidade de Braga, tendo sido hoje decidido abranger todas as freguesias do concelho por prevenção contra o COVID-19. O Compasso Pascal iria realizar-se no domingo de Páscoa, 12 de abril, na segunda-feira, dia 13, ou no Domingo de Pascoela.

“O dom da vida tem um valor inviolável. Temos o dever de a proteger, a nossa e a dos outros. É pecado grave atentar contra ela e, por isso, em momentos de epidemia, compete ao cristão sacrificar tudo para a defender. (…) Conhecedores da situação atual e interessados na contenção do coronavírus, cabe-nos lutar arduamente contra todas as fontes possíveis de contágio”, refere D. Jorge Ortiga no comunicado enviado.

O Padre Adão Almeida, Pároco das freguesias de Arentim, Cunha, Ruílhe, Tebosa e Cambeses, falou que esta é uma decisão sensata para evitar que a doença se propague. “Pode haver pessoas que não aceitam esta atitude, mas, neste momento, o mais sensato é tentarmos evitar que este problema se propague ainda mais, o que pode obrigar a que se tomem medidas deste género. Sabendo que isto não evita a cem por cento o contágio, pode ajudar. Eu gosto de andar no Compasso e fico triste por ele não sair. O Compasso é um momento importante, contudo devemos ponderar e ter contenção neste momento. Rezemos para que o Senhor nos proteja e livre o mundo desta situação”, disse.