Compasso da Cónega não irá realizar-se este ano
Domingo , Outubro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2615
Principal / Freguesias / Compasso da Cónega não irá realizar-se este ano

Compasso da Cónega não irá realizar-se este ano

Foto: Luís Pedroso

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, anunciou esta quinta-feira, dia 12 de março, que o tradicional e secular Compasso da Cónega não irá cumprir-se. “É com muita pena que o Compasso da Cónega não irá sair à rua. Este cancelamento foi confirmado pelo Cónego Manuel Joaquim, responsável pelas Paróquias da Sé, Cividade e de São João do Souto. Uma vez que esta celebração não irá ser cumprida, a União de Freguesias irá pedir a rebaixada dos arcos da luz”, disse Luís Pedroso.

O presidente acrescentou que “dadas as contingências e reforçar as exigências da Direção Geral da Saúde, a União de Maximinos, Sé e Cividade foi a primeira União a ativar o plano de contingência dentro do concelho de Braga”, informando que os serviços da Junta estão a funcionar, mas com um regulamento, onde os funcionários estão a trabalhar com luvas e a fazer o atendimento através do vidro ou a uma determinada distância.

A Via Sacra de Maximinos, que estava marcada para o dia 5 de abril, também foi cancelada, estando ainda por decidir se a Festa de São Gregório, agendada para o dia 19 de abril, irá ser realizada.

O Compasso da Cónega realiza-se anualmente na segunda-feira de Páscoa com quatro cruzes que saem da Sé Catedral em direção à Rua da Boavista, conhecida como a Rua da Cónega.