Início Site Página 2553

Braga pretende criar “via verde” para projetos sustentáveis na habitação

0
© CM Braga
© CM Braga

A sustentabilidade é o principal foco da Fundação Mestre Casais, um organismo que realizou ontem a sua conferência anual dedicada ao tema Cidades e Edifícios Sustentáveis ’22. A sessão decorreu no Mosteiro de Tibães e contou com a intervenção de João Rodrigues, vereador do Município de Braga, para as áreas da gestão urbanística, regeneração urbana e habitação.

E foram precisamente as questões relativas à habitação que o vereador começou por evidenciar, lembrando que o acesso a um direito fundamental como é a habitação condigna, “está cada vez mais dificultado”. Dessa forma, adiantou João Rodrigues, o Município de Braga pretende criar “uma via verde para projetos sustentáveis” na área da habitação.

Braga quer criar uma verdadeira via verde para projetos sustentáveis que que possam ser desenvolvidos no nosso território. Esses projetos terão acesso a taxas municipais reduzidas e com tratamento preferencial nos serviços municipais, de forma a facilitar a construção sempre em benefício da população, do ambiente e, da sustentabilidade”, explicou João Rodrigues, durante a sessão de abertura na presença de José Mendes, presidente executivo da Fundação Mestre Casais, José da Silva Fernandes, presidente do conselho de administração da Fundação Mestre Casais, e Célia Ramos, vice-presidente da CCDR-N.

Segundo o responsável, a sustentabilidade na habitação consegue-se “evitando os problemas, pelo que mais do que preocupados com apoios à população que sofre com os problemas, devemos estar preocupados em resolver esses mesmos problemas que afetam a população, promovendo a construção de mais e melhor habitação, a custos que as pessoas possam suportar, sem descurar as questões ambientais, de gestão de recursos e, sobretudo, de qualidade”, defendeu João Rodrigues.

Lembrando os apoios da Autarquia Bracarense à classe economicamente mais frágil, mas também à classe média, nomeadamente os apoios no âmbito do arrendamento acessível, à eficiência energética ou até mesmo os apoios ao pagamento do empréstimo bancário para aquisição de habitação própria, o vereador destacou que atualmente os apoios às famílias “são o grande mote para as políticas de habitação definidas pelo Estado Central, contudo, não é através de uma política de prestação de apoios sociais ‘ad aeternum’ que vamos tornar a questão da habitação mais sustentável”, considerou.

A finalizar, João Rodrigues lembrou o desenvolvimento de Braga e o seu crescimento populacional, que demonstram o “bom trabalho” que tem vindo a ser realizado no Concelho ao longo dos últimos anos.

“Braga foi o concelho português que mais cresceu na última década, com um crescimento da população residente de 6,5% face a 2011, crescimento este que fez de Braga não só a cidade que mais cresceu, como também a única com dimensão a consegui-lo de forma tão sustentada, voltando a ser a cidade mais jovem do País. Um crescimento que deve orgulhar a Cidade e é a prova de que o trabalho que está a ser feito está a dar resultados, mas que traz consigo muitos desafios, nomeadamente, em áreas cruciais como o são a mobilidade, as respostas sociais ou a habitação”, concluiu João Rodrigues, salientando que o Município de Braga continuará a fazer todos os esforços para aumentar a área urbana da Cidade, no âmbito do processo de revisão em curso do PDM, com vista a uma construção de habitação de qualidade para a população.

Braga: Freguesia São Vicente celebra hoje 89 anos

0
© Sandra Catarina Antunes
© Sandra Catarina Antunes

A freguesia de São Vicente, em Braga, celebra, esta terça-feira, 6 de dezembro, o seu 89º aniversário. Para assinalar o dia festivo, os membros do Executivo e da Assembleia da Junta de Freguesia, assim como elementos do Regimento de Cavalaria nº 6, uniram-se esta manhã para hastear a bandeira.

António Silva, presidente da Assembleia de Freguesia, marcou presença nesta sessão comemorativa e salientou que durante estes 89 anos “a freguesia tem-se desenvolvido, quer no aspeto urbanístico, quer no aspeto de celebração de protocolos, como é o caso da cedência de instalações da Junta ao Regimento de Cavalaria nº 6. São valências que se vão desenvolvendo ao longo dos anos”, relembrando que o crescimento de São Vicente “deve-se essencialmente a todos os autarcas que passaram nesta freguesia e que tentaram da melhor maneira dar este desenvolvimento”. 

© Sandra Catarina Antunes

Por seu turno, Daniel Pinto, presidente da Junta de São Vicente, explicou que a freguesia foi criada administrativamente a 6 de dezembro de 1933, o culminar de um processo que teve origem na Paróquia de São Vicente em 1926. “Administrativamente, São Vicente é uma freguesia nova, comparativamente com outras freguesias da cidade, mas há indícios de que esta identidade da freguesia remonta talvez há mais de 500 anos. Este ano, inclusive, houve a celebração dos 331 anos da edificação da Igreja de São Vicente e, por isso, é a partir desta centralidade em volta da Igreja que se desenvolveu a freguesia. Somos uma freguesia predominantemente urbana. Existe uma parte da freguesia que não tem estas características e que será talvez, no futuro, a zona onde a freguesia poderá crescer do ponto de vista urbanístico para poder atrair mais famílias para viverem em São Vicente”, explicou o autarca.

© Sandra Catarina Antunes

O presidente da Junta regozijou-se que a freguesia é “moderna” e contém vários equipamentos que dinamizam a cidade, desde “serviços, universidades, equipamentos com grande dimensão como a Central de Camionagem, o Mercado Municipal, escolas secundárias e que têm feito a freguesia crescer e darem um contributo para aquilo que é o movimento associativo da freguesia, seja ele da área desportivo ou da área da cultura”.

“Neste momento, podermos gerir esta freguesia é de um enorme valor com uma alma muito característica e que orgulha-nos imenso podermos estar aqui a celebrar este dia. Estamos convictos que poderemos celebrar nos próximos anos, fazendo mais e melhor,  pois é esse o nosso objetivo fundamental e principal que é servir sobretudo os vicentinos”, finalizou Daniel Pinto.

Para a comemoração do 89º aniversário de São Vicente, foi celebrada uma Eucaristia às 18:00 em memória de todos os autarcas da freguesia.

As comemorações decorrem ainda esta noite no Teatro da Escola Sá de Miranda, com a Sessão Solene de comemoração do aniversário.

Ao longo da cerimónia, a Junta de Freguesia recordará todos os homenageados nos últimos anos de celebração e divulgará os homenageados da edição de 2022. Este ano serão quatro os homenageados pela autarquia local.

Portugal goleia Suíça e está nos quartos de final do Mundial

0
© Seleções de Portugal
© Seleções de Portugal

Que exibição de Portugal! A Seleção Nacional goleou a Suíça por 6-1 e qualificou-se para os quartos de final do Mundial 2022.

Gonçalo Ramos foi a estrela do jogo e inaugurou o marcador aos 17 minutos. O avançado recebeu a bola de João Félix, rodou e disparou de pé esquerdo para fazer o primeiro.

Aos 33’, canto de Bruno Fernandes com Pepe a aparecer e atirar a bola de cabeça para o fundo das redes e assinar o 2-0.

No início do segundo tempo, Gonçalo Ramos bisa na partida. Diogo Dalot cruza rasteiro e o avançado encosta para o terceiro na sua estreia como titular pela Seleção Nacional.

Quatro minutos depois é a vez de Raphael Guerreiro numa grande jogada da equipa portuguesa. Toque de calcanhar de Otávio para João Felix, este deixa em Gonçalo Ramos que, por sua vez, assiste Raphael Guerreiro e faz o 4-0.

A Suíça consegue reduzir por intermédio de Akanji que, num canto batido por Shaqiri, encostou a bola para o fundo da baliza.

Aos 67’, hat-trick de Gonçalo Ramos. Numa abertura de João Félix, o avançado finalizou com classe a picar a bola por cima do guarda-redes suíço.

Cristiano Ronaldo ainda marcou aos 84′, mas estava em fora de jogo.

Já nos descontos, golaço de Rafael Leão. O avançado recebeu na esquerda, foi para o meio e disparou em arco para fazer o sexto pelas Quinas.

Esta é a terceira vez na história que Portugal assegura um lugar nos quartos de final do Mundial. Marrocos será o adversário da Seleção Nacional.

Conheça os números do Euromilhões

0
DR
DR

Os números do Euromilhões desta terça-feira já são conhecidos. A chave é composta pelos números 12 – 20 – 25 – 26 – 27 e as estrelas 8 e 12.

Em jogo está um jackpot de 143 milhões de euros.

O último sorteio, no valor de 130 milhões de euros, não teve totalistas.

Para mais informações, consulte o site dos Jogos Santa Casa.

Universidade do Minho é a instituição de ensino superior portuguesa com mais pedidos de patentes

0
© UMinho
© UMinho

A Universidade do Minho mantém-se como a instituição de ensino superior portuguesa com mais pedidos de patentes, segundo o “Barómetro Inventa – Patentes Made in Portugal 2022”. O resultado reforça o papel desta academia como um dos principais motores de inovação do país e a sua ligação ao tecido económico-social.

O ranking anual elaborado pela consultora Inventa é liderado pela Delta, com 58 pedidos de “famílias de patentes” em 2021, seguindo-se as universidades do Minho (50), Porto (47), Lisboa (40), Aveiro (37) e a Bosch Portugal (35).

Esta lista agrega os registos que deram entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Instituto Europeu de Patentes, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no Instituto Norte-Americano de Marcas e Patentes, no Instituto Chinês de Patentes, no Instituto de Propriedade Intelectual do Canadá e no INPI do Brasil.

Entre as tecnologias registadas pela UMinho estão, por exemplo, um novo processo de obtenção de um implante dentário e suas aplicações, um novo sistema de análise de tecidos colorretais, métodos inovadores de rotulagem, bem como um conversor CC-CC multinível, bidirecional e com isolamento galvânico.

O top 20 do “Barómetro Inventa” inclui 13 instituições de ensino superior, o que evidencia a importância destas na inovação nacional. Este documento revela ainda que Portugal subiu do 29.º para o 20.º lugar europeu nos pedidos de patentes entre 2001 e 2020, apesar do número absoluto baixo (1874 patentes em 2020, sendo 47% oriundas da região Norte). É expectável que Portugal possa “ultrapassar em breve” o Luxemburgo e a República Checa neste indicador.

Relatório Estatístico Anual de 2021 do INPI, publicado em abril de 2022, coloca igualmente a UMinho no topo das instituições de ensino superior de Portugal com o maior número de pedidos de patentes.

Mais um carro furtado esta segunda-feira em Braga

0
© Miguel Pereira
© Miguel Pereira

Um carro foi furtado na noite desta segunda-feira, na Rua do Bico, junto ao Centro de Saúde de Infias, na freguesia de São Vicente, em Braga. 

Trata-se de um Peugeot 208 preto com a matrícula 50-UE-57.

O alerta foi dado pelo filho do proprietário que apelou para o ajudar, caso avistem a viatura para contactar as autoridades.

“Voltou a ocorrer um furto, na passada noite, em São Vicente. Trata-se de um Peugeot 208 preto com a matrícula 50-UE-57. A viatura foi furtada mesmo à porta de casa. Já foi comunicado às autoridades, mas qualquer informação seria de valor”, apelou Ricardo Pereira.

Ex-aluno do Politécnico de Viana do Castelo é Campeão Intercontinental de Capoeira

0
DR
DR

André Martins, ex-aluno do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, sagrou-se Campeão Intercontinental de Capoeira.

Licenciado em Desporto e Lazer na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, em Melgaço, admite que a formação superior lhe permitiu adquirir ferramentas que o tornam melhor profissional.

Partiu um pouco a medo e com as expectativas muito baixas. Deixou-se, no entanto, convencer pelo mestre e pelo instrutor e acabou por se inscrever. No final, saiu de Matosinhos com o título de Campeão Intercontinental de Capoeira.

André Martins, de 34 anos, sagrou-se campeão na categoria 18/39, da 5.ª e 6.ª graduações. “Venci na faixa etária dos 18 aos 39 anos e na maior graduação possível para um aluno”, começou por descrever o campeão de Vila Nova de Cerveira.

Pratica capoeira desde 2004, altura em que a atividade era descrita apenas como uma mistura entre dança livre e música. Hoje, diz André Martins com orgulho, a capoeira define-se como arte marcial. Um caminho feito por esta atividade que em tudo se assemelha ao percurso do atleta. “Tinha muitas dúvidas se havia ou não de me inscrever, mas o meu mestre e o meu instrutor incentivaram-me e acabei por ir. Mas depois comecei a ver que havia muitos atletas de outros países, como Brasil, São Tomé e Príncipe e Espanha, e fiquei ainda com mais receio e mais aflito”, descreve André Martins.

Foi com “as expectativas muitas baixas”, mas a cada jogo ia chegando uma nova vitória até que se apresentou para a grande final. Aí, queria mesmo vencer e acabou por subir ao mais alto lugar do pódio. E para André Martins foi mesmo chegar, ver e vencer. “Fico ainda mais feliz porque esta foi a primeira competição deste nível em que participei. Aliás, a prova acabou por se tornar intercontinental e ganhar uma grande dimensão devido à nacionalidade dos atletas participantes”.

O Campeonato Intercontinental de Capoeira inseriu-se no Festival Internacional de Artes Marciais e Desporto de Combate 2022, que aconteceu sábado, no Pavilhão dos Congressos de Matosinhos.

Além de ser responsável pela área do desporto no Hotel Palácio de Astúrias, em Espanha, onde trabalha com uma população com necessidades especiais, André Martins é atleta federado e faz parte do Centro Cultural Capoeira Batuqueiro, com sede, em Portugal, na cidade de Viana do Castelo.

Com uma vida profissional toda ela ligada ao desporto, André Martins diz que o seu percurso foi muito facilitado pelo curso de licenciatura que tirou no Politécnico de Viana do Castelo. “A minha formação na ESDL tem sido fundamental na minha vida profissional, porque me permitiu adquirir ferramentas que hoje posso aplicar com os meus clientes. Tive um grupo de docentes que me ajudou a juntar um conjunto de ferramentas para ser um melhor profissional e ajudar a população com necessidades especiais com a qual trabalho”, remata André Martins.

Portugal vai qualificar-se para os quartos de final diz o Polvo Paulo Junior

0
© Sea Life Porto
© Sea Life Porto

O polvo Paulo Junior que habita no Sea Life Porto voltou a fazer uma previsão para o jogo de Portugal. Para esta terça-feira, dia de oitavos de final, o polvo aponta a vitória da Seleção Nacional frente à Suíça.

O animal acertou anteriormente em duas previsões, na vitória das Quinas frente ao Gana e Uruguai, no entanto falhou frente à Coreia do Sul.

Jovem de 22 anos detido em Braga por tráfico de droga

0
DR
DR

Um jovem de 22 anos foi detido esta madrugada, em São Vicente, Braga, por tráfico de droga.

“Hoje, pelas 02:30, no âmbito de uma fiscalização de trânsito, na Avenida General Norton de Matos, na cidade de Braga, foi detido pela PSP um cidadão com 22 anos de idade, por posse de estupefaciente”, informou a Polícia.

Após abordagem, o detido encontrava-se na posse de 46,17 gramas de liamba e haxixe suficiente para cerca de 12 doses, que lhe foram apreendidas.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Braga Ciclável pretende limpeza regular da ciclovia de Lamaçães

0
© Braga Ciclável
© Braga Ciclável

A Braga Ciclável alertou para a falta de manutenção na ciclovia na Avenida D. João II, em Lamaçães, apelando à Câmara Municipal para que realize uma “limpeza e lavagem profundas da pista de forma regular”.

Em comunicado, a associação lembra que “a falta de limpeza põe em causa a segurança das pessoas que ali circulam”, deixando um apelo ao Município para que “efetue uma limpeza e lavagem profunda da pista ciclável, limpeza e lavagem essas que devem ser feitas de forma regular”.

A associação recorda “a manutenção profunda realizada recentemente na pista ciclável existente na Avenida D. João II, a qual levou à correcção de erros que existiam na sua implementação”. “Hoje pode-se dizer que o desenho da ciclovia existente é mais seguro que o da anterior”, sublinha.

No entanto, a Braga Ciclável manifesta desagrado com a falta de manutenção nesta pista. “Esperava-se que existisse um plano de manutenção contínua e preventiva, por forma a evitar o desgaste da mesma e, sobretudo, a evitar colocar em perigo quem ali circula. A falta de limpeza das areias, terra e folhas coloca em risco de queda as pessoas que ali circulam de bicicleta, pois em dias de chuva há acumulação de água em algumas partes da mesma”, e por isso a Braga Ciclável sugere ao Município de Braga que “envie uma equipa da mobilidade para efetuar uma visita ao terreno em dia de chuva intensa para perceberem os problemas”.

Assim, deixa um apelo ao Município, Uniões de Freguesia e AGERE para que “sejam efetuadas as diligências necessárias, realizando-se uma limpeza e lavagem profundas da pista ciclável da Avenida D. João II, sendo que essa limpeza e lavagem devem ser feitas de forma regular. Se ainda não existir, solicitamos também ao Município, que elabore um plano de limpeza e manutenção desta e das restantes pistas cicláveis de Braga e que o mesmo seja tornado público”.